Analisem essa relação ambiente/instrumentos e julguem.

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14


    Olá.

    Venho percebido um padrão em meus intrumentos de cordas. Tanto minha guitarra, quanto meus 2 violões, tem os graves bastante aveludados (o que me é incomodo, pois embola a distorção no caso da guitarra, e prefiro graves estalados).

    O ambiente onde ficam é umido. E com o tempo, os violões perderam o cheiro de madeira de seus interiores. E atualmente, estão começando a desregular as oitavas, assim como a guitarra.

    Experimentei trocar o encordamento de um dos violões (o de nylon) e o som ficou levemente mais estalado, porém em pouco tempo retorna ao grave aveludado (sei que o brilho perde-se conforme a corda envelhece, mas já vi violão velho, com encordamento velho, com som estalado), além da oitavas continuarem desreguladas.

    Eu estaria correto de pensar que a umidade está deixando meus intrumentos umidos e como consequência os graves estão perdendo o brilho e as oitavas estão se desregulando?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Eu estaria correto de pensar que a umidade está deixando meus intrumentos umidos e como consequência os graves estão perdendo o brilho e as oitavas estão se desregulando?
    Sim, existe essa influência.
    Em tempo: Raramente violões "afinam" 8ªs perfeitamente.
    Abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu responder.

    Sim, existe essa influência.
    Indo um pouco mais além, deixar os instrumentos em um lugar seco, ou usar produtos anti-umidade, ou até mesmo um ar condicionado reverteria essa condição?

    Em tempo: Raramente violões "afinam" 8ªs perfeitamente.
    Abç

    Mas no caso dos meus violões, ambos estão com a mizinha com diferença de quase 1 semitom.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Evite ar-condicionado.
    Produtos anti-humidade são úteis, mas, dentro do case.
    Deixar instrumento em um lugar sêco é IMPERATIVO.
    Mas no caso dos meus violões, ambos estão com a mizinha com diferença de quase 1 semitom.
    Isso é normal. Um bom luthier poderá minimizar isso readequando o rastilho.
    Abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu novamente.

    Evite ar-condicionado.
    Faz muito mal? Porque honestamente eu pensava em colocar ar condicionado no futuro (por questões de conforto mesmo). Agora estou na dúvida.

    Produtos anti-humidade são úteis, mas, dentro do case.
    Não posso deixar aqueles saquinhos de silica dentro do violão?

    Deixar instrumento em um lugar sêco é IMPERATIVO.
    Mas no caso dos meus violões, ambos estão com a mizinha com diferença de quase 1 semitom.
    Isso é normal. Um bom luthier poderá minimizar isso readequando o rastilho.
    Abç

    Entendo. Obrigado por responder.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    O que "faz mal" ao instrumento é a mudança brusca de temperatura.
    Os saquinhos de sílica-gel tem que ficar no case e não dentro do violão.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Ar condicionado só faria sentido se ficasse ligado sempre... Sua conta de luz seria bem salgada... rs

    Desumidificadores são mais aconselháveis para o caso. Mas também vão gastar energia.

    Saquinhos de sílica-gel são ok. Eu uso um ou mais em cada instrumento aqui. Mas tem um "pequeno" problema: eles saturam muito rápido. Tem que ficar de olho e "secá-los" de vez em quando. Tem uns que vem com uns grãos coloridos que marcam quando estão "cheios". Rosa é cheio, azul é pronto para uso. Quando fica rosa, esquente até ficarem azuis e seque depois para reutilizar (vende no ML - siga as instruções do vendedor ou fabricante).

    Outra opção é usar aquelas caixinhas que vendem em supermercado. Elas contém carbonato de cálcio (cal) em bolinhas. A cal absorve a umidade, mas, ao contrário da sílica, some no processo. Quando acaba a cal, tem que colocar mais (refil).

    Sal grosso também retém um pouco de umidade, mas bem menos que os dois anteriores. Eu uso uns potinhos de sal grosso no armário (de quebra, espanta "maus ares"... hehehe).

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendo.
    Seria demais perguntar porque não posso colocar no violão?

    JJJ
    Entendi.
    Quando você diz que satura rápido, seria quanto tempo?

    Edit: E obrigado pelas respostas denovo pessoal.

    Dr.Blues
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Então, moro numa cidade com muita umidade, e mesmo guardando instrumentos em case, limpando os instrumentos após o uso e deixando saquinhos com silica, vinha apresentando alteração de coloração nas ferragens e mofo no exterior dos cases. A solução foi o uso de aparelho desumidificador específico. Para ter uma ideia, meu estúdio tem 8m2, e retiro do compartimento do desumidificador em torno de 1,5 litros de água por semana. Depois, nunca mais tive problemas.
    Um abraço

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Dr.Blues
    Entendi. Parece que umidade e instrumentos realmente não combinam. hehe!
    Você notou alguma diferença nos graves como a que eu citei?

    Valeu.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Quando você diz que satura rápido, seria quanto tempo?

    Depende do tamanho e da umidade do lugar que ele tem que "secar". Dentro de um bag apertado, bem fechadinho, num local de umidade "normal", eu chutaria que não mais que uma semana...

    Dr.Blues
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Não senti diferença nos graves. Mas toco mais guitarra, pouco violão.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    JJJ
    Entendi. Bem, se só tiver que por no microondas depois, até que é um bom negócio. hehe!

    Dr.Blues
    Entendo.
    É porque toquei em alguns violões e guitarras, e notei que mesmo desamplificado, o som é um pouco estalado, e os meus instrumentos são todos com graves "fechados" e "veludos". Ai fiquei me questionando. rs

    Enfim, obrigado novamente pelas respostas pessoal.

    RenanAMR
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Acho que a resposta seria meio intuitiva né? Tipo, madeira, umidade...
    Mas também não sabia sobre produtos específicos para tirar umidade do ar.
    Sobre mudança de temperatura, o problema maior pelo que eu saiba seria em relação à afinação das cordas, mas que poderia ser resolvido reafinando novamente.
    Certa vez madrugada, um violão com corda de aço, houve uma queda brusca de temperatura (coisa de mais de 15 graus) e a ponte do violão descolou em decorrência da contração das cordas. Ficou feio demais. Pensei haver perdido um violão, mas aí coloquei um afirmador e ficou beleza.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    RenanAMR
    Importante é que tudo terminou bem. rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Seria demais perguntar porque não posso colocar no violão?
    Porque pode estragar, se ficar preso numa determinada posição, ressecar a cola das bordas ou de uma longarina interna.
    Abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendi. Valeu cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Analisem essa relação ambiente/instrumentos e julguem.