Qual foi a escala usada nessa musica?

    Autor Mensagem
    caiotfernandes
    Membro Novato
    # set/14


    Galera, deem uma olhada no vídeo abaixo. O guitarrista Mateus Asato fez um solo sensacional ao meu ver para uma versão também sensacional da música "Toxic" da Britney Spears. Ficou uma mistura de bossa e rock excelente por sinal.
    Tentando analisar a sonoridade incrível e peculiar fui tentar identificar as escalas usadas por ele no solo, mas no minuto 2:45 não consegui identificar qual foi. Dá pra notar uma modulação.
    A harmonia base é Cm-Eb7M-D7-C#7M. Então no minuto 2:45 ele sola em cima do acorde D7, o qual não pertence ao campo de Cm.
    Enfim, alguém sabe qual foi a escala usada sobre D7 e por que? Por acaso foi usado a menor melódica? Se sim, como usar a escala melódica junto com a maior natural?



    Nefelibata
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    caiotfernandes

    A harmonia base é Cm-Eb7M-D7-C#7M. Então no minuto 2:45 ele sola em cima do acorde D7, o qual não pertence ao campo de Cm.

    Ué... achei contraditória sua afirmação. Se o D7 está na harmonia/base da música e em determinado momento ele sola num D com sétima menor, me parece totalmente correto, especialmente se foi durante o acorde D7.

    Ocorre que esta prática não é muito comum. Normalmente o guitarrista se bitola sobre a tônica da harmonia, no caso Cm. Isso não é ruim, mas tende a empobrecer a melodia.

    Grandes guitarristas costumam passear por várias escalas, em tese em outras tonalidades, de acordo com o acorde tocado naquele momento. Mas como aquela escala estaria numa tonalidade dentro do campo harmônico, funciona muito bem. Isso enriquece muito a música mas é muito mais difícil do que se manter sempre em Cm, por isso não é tão comum de se ver acontecer, até com artistas famosos.

    PS: Não dá pra ver o vídeo no trampo. Depois eu vejo. Pela forma como descreveu achei q ele estaria usando a relativa de C ou alguma escala em D, pra poder casar na harmonia.

    eduardodff
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Provavelmente esse acorde C#7M, não é 7M e sim 7 ou 7/9+, que é um SubV7 do Cm!
    O caminho natural seria D7 - G7 - Cm, pois na verdade o D7 é preparação direta pra G7, que é preparação pra Cm7, então ele trocou o G7, que é o dominante de Cm7 pelo SubV7, que é o substituto do V7.
    QUando acontece isso, ele encara o subV7 (C#7) como o quarto grau da escala menor melódica de Abm, que foi a escala que ele usou nessa passagem

    pedico
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Esse Mateus toca muitoooo!!! Tem muita personalidade, feeling, timbrasso e som dele não é ''mais do mesmo''. Um dos meus guitarristas preferidos, e o mlk é novinho. Terá um ótimo caminho pela frente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual foi a escala usada nessa musica?