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caiotfernandes Membro Novato |
# set/14
Galera, deem uma olhada no vídeo abaixo. O guitarrista Mateus Asato fez um solo sensacional ao meu ver para uma versão também sensacional da música "Toxic" da Britney Spears. Ficou uma mistura de bossa e rock excelente por sinal. Tentando analisar a sonoridade incrível e peculiar fui tentar identificar as escalas usadas por ele no solo, mas no minuto 2:45 não consegui identificar qual foi. Dá pra notar uma modulação. A harmonia base é Cm-Eb7M-D7-C#7M. Então no minuto 2:45 ele sola em cima do acorde D7, o qual não pertence ao campo de Cm. Enfim, alguém sabe qual foi a escala usada sobre D7 e por que? Por acaso foi usado a menor melódica? Se sim, como usar a escala melódica junto com a maior natural?
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Nefelibata Veterano |
# set/14 · Editado por: Nefelibata
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caiotfernandes
A harmonia base é Cm-Eb7M-D7-C#7M. Então no minuto 2:45 ele sola em cima do acorde D7, o qual não pertence ao campo de Cm.
Ué... achei contraditória sua afirmação. Se o D7 está na harmonia/base da música e em determinado momento ele sola num D com sétima menor, me parece totalmente correto, especialmente se foi durante o acorde D7.
Ocorre que esta prática não é muito comum. Normalmente o guitarrista se bitola sobre a tônica da harmonia, no caso Cm. Isso não é ruim, mas tende a empobrecer a melodia.
Grandes guitarristas costumam passear por várias escalas, em tese em outras tonalidades, de acordo com o acorde tocado naquele momento. Mas como aquela escala estaria numa tonalidade dentro do campo harmônico, funciona muito bem. Isso enriquece muito a música mas é muito mais difícil do que se manter sempre em Cm, por isso não é tão comum de se ver acontecer, até com artistas famosos.
PS: Não dá pra ver o vídeo no trampo. Depois eu vejo. Pela forma como descreveu achei q ele estaria usando a relativa de C ou alguma escala em D, pra poder casar na harmonia.
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eduardodff Veterano |
# set/14
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Provavelmente esse acorde C#7M, não é 7M e sim 7 ou 7/9+, que é um SubV7 do Cm! O caminho natural seria D7 - G7 - Cm, pois na verdade o D7 é preparação direta pra G7, que é preparação pra Cm7, então ele trocou o G7, que é o dominante de Cm7 pelo SubV7, que é o substituto do V7. QUando acontece isso, ele encara o subV7 (C#7) como o quarto grau da escala menor melódica de Abm, que foi a escala que ele usou nessa passagem
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pedico Veterano |
# set/14
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Esse Mateus toca muitoooo!!! Tem muita personalidade, feeling, timbrasso e som dele não é ''mais do mesmo''. Um dos meus guitarristas preferidos, e o mlk é novinho. Terá um ótimo caminho pela frente.
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