Duvida em relação a pegada (certo x errado? Michel Top, De Ros por favor)

    Autor Mensagem
    Ectopistes
    Veterano
    # set/14


    Seguinte, fiz cerca de 2 anos de aula há muito tempo atrás, aprendi um monte de coisa pois levava a serio as aulas. Fiquei um tempo sem tocar, voltei agora a serio novamente, mesmo sendo apenas um hobby.

    Tive oportunidade de fazer aula com outro professor e ai mora a duvida, esse cara insiste que tudo que eu estou fazendo está errado e que temos que começar tudo de novo, por exemplo em um exercício assim no mizinho:

    1-3-5-3-1
    eu utilizo os dedos 1,3 e 4. Já ele insiste que é necessário usar os dedos 1,2 e 4.

    Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3... segundo ele é a pegada blues, a única pegada certa para as pentas.

    Eu sou bem eclético, mas se fosse escolher um som seria algo mais voltado ao erudito (adoro Paganini, Bach e crossover com erudita), tenho a impressão que para esse tipo de som, a minha maneira de digitar é mais pratica....

    O que vocês acham?

    mjcmello
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ectopistes

    Enquanto os feras não respondem vou dar meu pitaco... rsrs


    1-3-5-3-1
    eu utilizo os dedos 1,3 e 4. Já ele insiste que é necessário usar os dedos 1,2 e 4.


    Acho interessante praticar das duas formas. Eu acho muito mais fácil, por exemplo, quando vc está tocando a escala maior (modo jonio) com 3 notas por corda usar a digitação 1-2-4 que vc vai mexer menos a mão quando trocar de corda.


    Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3... segundo ele é a pegada blues, a única pegada certa para as pentas.

    Da mesma forma é interessante treinar das duas formas. A digitação usando o dedo 3 facilita os bends (bend com o mindinho é meio difícil).



    Espero ter ajudado.

    krixzy
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ectopistes

    Cara como o mjcmello citou, deve ser praticado as duas formas, mas acho errado dizer que forma tal é a certa e tal é errada, essa de pegada pra penta não usar o dedo 4 não faz sentido, dependendo do solo, se necessário deve usar sim, o que vale é o conforto na hora de tocar, se o solo exige o dedo 4, use ele, não fique se matando com 3 dedos.

    eduardodff
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ectopistes
    Normalmente digitações são sugestões da melhor e mais confortável forma de fazer.
    O exercício no padrão 1 - 3 -5, no qual pula uma casa entre os dedos, é sugerido que se faça com os dedos 1,2 e 4 mesmo, isso facilita muito na hora de uma execução rápida ou com ligados! Experimente fazer esse mesmo exercício com ligados! O dedo 3 e 4 juntos espaçando uma casa entre eles, fica muito difícil de ser executado!
    Quanto ao dedo 4 na penta, ele é usado sim, em algumas frases, é impossível não usá-lo!
    Veja aqui:



    Headstock invertido
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Faça da forma que você se sentir mais confortável. O importante é conseguir fazer.

    Obviamente, alguns vícios podem ser prejudiciais a médio/longo prazo, causando lesões e estagnação. Mas tem que ser algo bem porqueira.

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/14
    · votar


    1-3-5-3-1
    eu utilizo os dedos 1,3 e 4. Já ele insiste que é necessário usar os dedos 1,2 e 4.


    Já eu utilizaria 1, 2 e 4 pra isso. Vê como acaba sendo subjetivo? Isso depende até do tamanho das mãos e da abertura de dedos do sujeito.

    Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3... segundo ele é a pegada blues, a única pegada certa para as pentas.

    Mas hein?

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Ectopistes

    Use a "lei do mínimo esforço", conforme Kiko Loureiro diz, quanto menores forem meus movimentos melhor será sua técnica, parece não ter a ver com a pergunta sua, mas o que eu quero dizer é para você usar o dedo que estiver acesso mais fácil a próxima nota desejada.

    Quanto a pegada blues, como o amigo ali em cima disse, a não ser que você vá dar um bend ou quem sabe um vibrato mais agressivo, usar o dedo mínimo não fará diferença alguma no som, afinal ele tem força mais que suficiente para apertar as cordas da mesma maneira que os demais.

    Abraço!

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/14
    · votar


    E mesmo assim ainda é um tanto quanto subjetivo.

    SRV daria um bend mais forte com o dedo 4 que se todos nós juntássemos as forças dos nossos 4 dedos.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Headstock invertido

    SRV é outra história, mas para nós meros mortais...

    rogercampos
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    O recomendado é mesmo a digitação 1-2-4 (os professores insistem nisso por uma questão de postura!).

    Não é necessário neste caso que se faça uma abertura de 1 tom entre o 3º e 4º dedos, o mais 'confortável' é a abertura de 1 tom feita pelo 1º e 2º dedos!

    Experimente fazer um exercício de digitação... ex: comece na 5º casa da 6º corda com o dedo 1, toque a 7º casa da mesma corda com o dedo 2 e vai descendo até chegar na 1º corda... Depois faça o mesmo substituindo os dedos 1 e 2 pelos dedos 3 e 4 mantendo as casas... Resumindo, esta digitação com a distância de 1 tom entre os dedos 3 e 4 é bem mais desconfortável!!

    O problema é que quando você precisar fazer fraseados com precisão e mais velocidade você vai ter dificuldades se não fizer da maneira mais recomendada!

    StriderCM
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Ectopistes
    Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3

    Se for o que eu to pensando, pra esses shapes eu sempre uso os dedos 1, 3 e 4. O uso do mindinho me possibilita as vezes tocar umas notas fora da penta, e quando for fazer um bend é só usar o anelar pra dar uma força, se precisar...

    Soultunes
    Membro
    # set/14
    · votar


    As dicas do seu novo professor são validas.

    Em relação ao Blues, de fato é indicado uma digitação concentrada nos dedos 1, 2 e 3. Basta adaptar a digitação.

    Na minha opinião faz toda a diferença de sonoridade, ou da tal pegada que você questionou.

    Mas isto é para o Blues né.

    Geral pensa que é algo simples, fácil, mas é por detalhes assim que pouca gente toca bem o estilo. Alias, é bem raro encontrar alguém que toque bem mesmo Blues. Maior parte do que se ve é pessoal que toca rock, tentando soar Blues, mas dá bastante diferença.

    Agora, se você usa suas pentatonicas numa linha mais para o Rock, digite da melhor maneira, inclusive usando e abusando do dedo 4.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida em relação a pegada (certo x errado? Michel Top, De Ros por favor)