Autor |
Mensagem |
Ectopistes Veterano |
# set/14
Seguinte, fiz cerca de 2 anos de aula há muito tempo atrás, aprendi um monte de coisa pois levava a serio as aulas. Fiquei um tempo sem tocar, voltei agora a serio novamente, mesmo sendo apenas um hobby.
Tive oportunidade de fazer aula com outro professor e ai mora a duvida, esse cara insiste que tudo que eu estou fazendo está errado e que temos que começar tudo de novo, por exemplo em um exercício assim no mizinho:
1-3-5-3-1 eu utilizo os dedos 1,3 e 4. Já ele insiste que é necessário usar os dedos 1,2 e 4.
Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3... segundo ele é a pegada blues, a única pegada certa para as pentas.
Eu sou bem eclético, mas se fosse escolher um som seria algo mais voltado ao erudito (adoro Paganini, Bach e crossover com erudita), tenho a impressão que para esse tipo de som, a minha maneira de digitar é mais pratica....
O que vocês acham?
|
mjcmello Veterano |
# set/14
· votar
Ectopistes
Enquanto os feras não respondem vou dar meu pitaco... rsrs
1-3-5-3-1 eu utilizo os dedos 1,3 e 4. Já ele insiste que é necessário usar os dedos 1,2 e 4.
Acho interessante praticar das duas formas. Eu acho muito mais fácil, por exemplo, quando vc está tocando a escala maior (modo jonio) com 3 notas por corda usar a digitação 1-2-4 que vc vai mexer menos a mão quando trocar de corda.
Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3... segundo ele é a pegada blues, a única pegada certa para as pentas.
Da mesma forma é interessante treinar das duas formas. A digitação usando o dedo 3 facilita os bends (bend com o mindinho é meio difícil).
Espero ter ajudado.
|
krixzy Veterano |
# set/14
· votar
Ectopistes
Cara como o mjcmello citou, deve ser praticado as duas formas, mas acho errado dizer que forma tal é a certa e tal é errada, essa de pegada pra penta não usar o dedo 4 não faz sentido, dependendo do solo, se necessário deve usar sim, o que vale é o conforto na hora de tocar, se o solo exige o dedo 4, use ele, não fique se matando com 3 dedos.
|
eduardodff Veterano |
# set/14
· votar
Ectopistes Normalmente digitações são sugestões da melhor e mais confortável forma de fazer. O exercício no padrão 1 - 3 -5, no qual pula uma casa entre os dedos, é sugerido que se faça com os dedos 1,2 e 4 mesmo, isso facilita muito na hora de uma execução rápida ou com ligados! Experimente fazer esse mesmo exercício com ligados! O dedo 3 e 4 juntos espaçando uma casa entre eles, fica muito difícil de ser executado! Quanto ao dedo 4 na penta, ele é usado sim, em algumas frases, é impossível não usá-lo! Veja aqui:
|
Headstock invertido Veterano |
# set/14
· votar
Faça da forma que você se sentir mais confortável. O importante é conseguir fazer.
Obviamente, alguns vícios podem ser prejudiciais a médio/longo prazo, causando lesões e estagnação. Mas tem que ser algo bem porqueira.
|
# set/14
· votar
Já eu utilizaria 1, 2 e 4 pra isso. Vê como acaba sendo subjetivo? Isso depende até do tamanho das mãos e da abertura de dedos do sujeito.
Mas hein?
|
Estudante eterno Membro Novato |
# set/14
· votar
Ectopistes
Use a "lei do mínimo esforço", conforme Kiko Loureiro diz, quanto menores forem meus movimentos melhor será sua técnica, parece não ter a ver com a pergunta sua, mas o que eu quero dizer é para você usar o dedo que estiver acesso mais fácil a próxima nota desejada.
Quanto a pegada blues, como o amigo ali em cima disse, a não ser que você vá dar um bend ou quem sabe um vibrato mais agressivo, usar o dedo mínimo não fará diferença alguma no som, afinal ele tem força mais que suficiente para apertar as cordas da mesma maneira que os demais.
Abraço!
|
# set/14
· votar
E mesmo assim ainda é um tanto quanto subjetivo.
SRV daria um bend mais forte com o dedo 4 que se todos nós juntássemos as forças dos nossos 4 dedos.
|
Estudante eterno Membro Novato |
# set/14
· votar
Headstock invertido
SRV é outra história, mas para nós meros mortais...
|
rogercampos Membro Novato |
# set/14
· votar
O recomendado é mesmo a digitação 1-2-4 (os professores insistem nisso por uma questão de postura!).
Não é necessário neste caso que se faça uma abertura de 1 tom entre o 3º e 4º dedos, o mais 'confortável' é a abertura de 1 tom feita pelo 1º e 2º dedos!
Experimente fazer um exercício de digitação... ex: comece na 5º casa da 6º corda com o dedo 1, toque a 7º casa da mesma corda com o dedo 2 e vai descendo até chegar na 1º corda... Depois faça o mesmo substituindo os dedos 1 e 2 pelos dedos 3 e 4 mantendo as casas... Resumindo, esta digitação com a distância de 1 tom entre os dedos 3 e 4 é bem mais desconfortável!!
O problema é que quando você precisar fazer fraseados com precisão e mais velocidade você vai ter dificuldades se não fizer da maneira mais recomendada!
|
StriderCM Veterano |
# set/14
· votar
Ectopistes Outro exemplo, nas pentatonicas ele diz que raramente se deve usar o dedo 4 e sim apenas os dedos 1,2 e 3
Se for o que eu to pensando, pra esses shapes eu sempre uso os dedos 1, 3 e 4. O uso do mindinho me possibilita as vezes tocar umas notas fora da penta, e quando for fazer um bend é só usar o anelar pra dar uma força, se precisar...
|
Soultunes Membro |
# set/14
· votar
As dicas do seu novo professor são validas.
Em relação ao Blues, de fato é indicado uma digitação concentrada nos dedos 1, 2 e 3. Basta adaptar a digitação.
Na minha opinião faz toda a diferença de sonoridade, ou da tal pegada que você questionou.
Mas isto é para o Blues né.
Geral pensa que é algo simples, fácil, mas é por detalhes assim que pouca gente toca bem o estilo. Alias, é bem raro encontrar alguém que toque bem mesmo Blues. Maior parte do que se ve é pessoal que toca rock, tentando soar Blues, mas dá bastante diferença.
Agora, se você usa suas pentatonicas numa linha mais para o Rock, digite da melhor maneira, inclusive usando e abusando do dedo 4.
|