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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
o jeito q ele tocava, as tecnicas, quias eram?
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
Modos gregos, menor harmônica e menor melódica
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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valeu brother
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
Alias, ele usava os 7 modos da menor harmõnica e da menor melódica.
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JoaoAgs1 Veterano |
# ago/14
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Filippo14
Não faz isso com o menino.
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Cres Membro Novato |
# ago/14
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JoaoAgs1 Não faz isso com o menino.
Hahahahha ele ja sabe que escalas usar, falta só anos de prática agora pra aprender tudo isso.
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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JoaoAgs1 Cres
Hhahaha certas coisas não tem segredo, a música ocidental é em cima dessas escalas, o resto é nome chique para falar da mesma coisa (escala hungara menor, escala ucraniana, escala indigena..rs). Basta saber usar esses 3 campos harmônicos que já da para fazer muita coisa (depois de ter estudado tudo isso, que são muitas coisas também).
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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quais são os 7 modos?
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
De qual dos 3 campos harmonicos?
Todos estarão em C/Am ok?
Modos Gregos:
1o Grau - C7M jônio 2o Grau - Dm6 dórico 3o grau - Em7 frígio 4o Grau - F7M11# lídio 5o Grau - G7 mixolídio 6o Grau - Am7 eólio 7o Grau - Bm7b5 (meio dim) lócrio
Menor Harmônica:
1o Grau - Am7M 2o Grau - Bm6 3o Grau - C7M#5 4o Grau - Dm7 5o Grau - E7 6o Grau - F7M 7o Grau - G#˚
Menor Melódica:
1o Grau - Am7M 2o Grau - Bm6 3o Grau - C7M#5 4o Grau - D7#11 (Lídio Dominante) 5o Grau - E7 6o Grau - F#m7b5 7o Grau - G#m7b5 (Super Lócrio)
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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da menor melodica e menor harmonica?
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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pq não fazer isso comigo?
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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JoaoAgs1 pq não fazer isso comigo?
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Rachmaninoff Veterano |
# ago/14
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JoaoAgs1 Não faz isso com o menino.
kkkkkkkkkkkk
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Lelo Mig Membro
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# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
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Ozzy Moraes
Na real? À seco?
Paganini além de virtuose foi um gênio! Ainda criança já dava concertos e era aclamado em toda Europa.
As "escalas" que ele utilizava é o que menos importa....qualquer violinista meia boca usa as mesmas escalas que ele e não chega nem perto de tocar o que ele tocava.
Nem de longe é isso que o definiu como músico genial.
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
Não faz isso com você pq essas escalas levam uns 3 anos no mínimo para serem aprendidas, e uma vida toda para conseguir utiliza-las perfeitamente. E para tocar que nem ele voce precisa da sua vida e de muito talento e sorte hahaha
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fernando tecladista Veterano |
# ago/14
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Que escala Paganini tocava?
ele tocava música não tocava escalas estudava escalas sim, e tocava música
qualquer um da história que hoje é considerado gênio, tocava música, foi além do limite de formulas prontas como são as escalas
por isso que hoje eu até evito ouvir videos de guitarristas fritando o instrumento, são as mesmas coisas, mesmas escalas, mesma fritação, ninguem faz nada diferente além de moer, trucidar, massacrar, surrar "ESCALAS"
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Arimoxinga Veterano
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# ago/14
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acho que vcs tão complicando uma pergunta simples que já foi respondida! O cara só queria saber quais escalas ele usava...
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fernando tecladista Veterano |
# ago/14
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Arimoxinga acho que vcs tão complicando uma pergunta simples que já foi respondida! em partes sim porque era talvez ou não o que ele queria saber mas em parte entendo que o povo quer colocar uma luz ai na cabeça do menino que pra se tocar tem que estudar escalas, mas música em sí não é feita só disso, e também que uma pessoa não usa só uma epelo pequeno histórico de 2 tópicos e 3 postagens somente querendo saber quais são as escalas usadas pra isso e pra aquilo
se você chegar pra um cara como um rick wakeman ou Jordan Rudess e perguntar que escala ele usou pra fazer aquela descida que acontece no entre os 2:00 aos 2:10 min da música dele, talvez ele tenha até que parar pra pensar ou te mande a merda
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Arimoxinga Veterano
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# ago/14
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fernando tecladista
tens razão!
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Lelo Mig Membro
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# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
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Arimoxinga
Cara, eu concordo com o fernando tecladista. Veja bem há um perigo oculto neste tipo de resposta "técnica" que vêm assolando e fodendo o meio musical. O "desmembramento" a "mutilação" das escalas do contexto musical geral.
Há de se tomar muito cuidado, porque muitos dessa nova geração, acreditam que se tocar a escala X na velocidade Y, ele será um Satriani.
É bem o que o fernando tecladista falou, se você perguntar qual escala o Rick Wakeman usou em determinado trecho ele não vai saber responder. Não porque não conhece as escalas, mas porque é de um tempo onde elas eram integradas ao todo. Usava-se elas em separado, apenas para estudar técnica, mas não havia o conceito "aplicar escala X no campo harmônico Y". Isso é deveras limitante, até porque, até que alguém me prove o contrário, eu boto a escala que eu quiser no campo harmônico que eu quiser e não necessariamente irá soar estranho.
Paganini tava pouco se lixando com escalas......ele era capaz de tocar o que quisesse onde quisesse da forma que quisesse.......o cara era gênio! Esta "regra mutilada" apresentada ao garoto, simplesmente não existe!
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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não conheço muitas escalas, e tou com uma banda, então queria q me ajudassem para eu fazer meus solos. sei q não vou aprender de uma hora para a outra, por isso estou estudando.
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Ozzy Moraes Membro Novato |
# ago/14
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gosto de musica classica, e queria colocar um pouco dessas influencias em minha banda de power metal. Por isso quero saber as escalas, se ele fazia arpejos, etc.
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Lelo Mig Membro
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# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
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Ozzy Moraes
Cara, você esta indo pelo caminho errado em minha opinião pessoal. Se gosta de música clássica e gostaria de aplicar esta influência no teu trabalho, comece por procurar um bom professor e aprender "PEÇAS CLÁSSICAS". Como em toda música existem peças mais simples, que você pode iniciar e ir evoluindo.
Procure pelos vídeos de nosso amigo e user aqui do FCC, o makumbator, todos de alto nível.
Ele têm vários videos de aplicação de peças eruditas na guitarra. Mas ele adapta, rearranja, orquestra e toca as Peças Eruditas.......e não escalas retalhadas.
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NeoRamza Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes gosto de musica classica, e queria colocar um pouco dessas influencias em minha banda de power metal. Por isso quero saber as escalas, se ele fazia arpejos, etc.
Pra você aplica influências da música clássica no metal o que você tem que fazer não é aprender as "escalas da música clássica". Isso não tem nada a ver, não é assim que funciona. Estude bastante a teoria, então esse tipo de coisa vai ficando mais claro pra você.
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renatocaster Moderador
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# ago/14
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Acho que só os guitarristas que tem essa "fixação" por escalas, e normalmente ela é associada majoritariamente à técnica, o que de certa forma é um equívoco. Vc conversa com outros músicos que tocam outros instrumentos e quase nunca eles "pensam" somente em escalas.
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Filippo14 Veterano |
# ago/14
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Lelo Mig
Cara, eu teuma opinião contrária a sua. Jordan Rudess é um músico que assim como o Rick Wakeman e também o Paganini estudaram demais. Eles sabem o que eles fazem com toda certeza.
A questão é que as escalas não servem para serem tocadas uma separada da outra, o que muita gente, em especial os guitarristas instrumentais acham que é o certo.
O lance é saber aplicar o Campo Harmônico, que possui 7 escalas em cima de determinada harmonia, que tem a ver com o Campo Harmônico.
Um Rick Wakeman vai falar assim " Naquela subida estava rolando um G7 e em cima dele eu optei por tocar uma menor harmônica em cima e aquela subida faz parte desse campo harmônico, agora quais notas precisamente formam aquela subida de uma forma que eu possa definir uma tônica para ela e assim ver qual dos 7 modos da menor harmônica eu escolhi eu não saberei dizer".
Existe uma diferença aí. Quando uma música está em Am, a pessoa não fica pensando na maioria das vezes, se aquele shape pertence ao Dm dórico ou ao B meio diminuto lócrio, é Am e pronto.
O estudo de escalas te ajuda a se situar dentro desse C.H., te ajuda a entender como funciona os mecanismos desse C.H., mas nunca que você vai decorar os shapes perfeitos de todas, porque ai sim fica tudo muito travado.
Opinião pessoal, abração
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krixzy Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
Cara, se vc quer um som característico de música clássica, basta ouvir música clássica, e ai vc terá ideias de melodias semelhantes, como já disseram acima, escala é só pra facilitar, pra compor algo, vc não precisa de escalas.
Antes de compor algo, componha dentro da sua cabeça, imagine o som, e depois de ter o som na sua cabeça, pegue a guitarra e faça o som na guitarra, vc vai ver que muitas vezes nem vai encaixar em uma escala, e até terá notas que não pertencem ao campo harmônico, mas vai soar agradável.
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cafe_com_leite Veterano |
# ago/14
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Interessante o tópico e a discussão.
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INNARELLI Membro Novato |
# ago/14
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Filippo14 e desde quando gênio sabe o que está fazendo?
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fernando tecladista Veterano |
# ago/14
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Ozzy Moraes
nem sempre a ideia de música classica é só escala, tem também muito da sequencia harmonica
por exemplo uma música muito manjada que todo mundo resolver fritar na guitarra é o Canon In D do Pachelbel que tem essa sequencia de acordes: D A Bm F#m G D G A http://www.cifraclub.com.br/johann-pachelbel/canon-in-d/
que já foi usada por muita gente na hora de improviso e enfiado em outras músicas mas a escala em sí do solo é a escala Maior escala maior é um treco que se usa na metade desses sertanejos modernos, então a escala em sí não influenciou nada na "cara do solo"
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Filippo14 Eles sabem o que eles fazem com toda certeza. isso é fato meu exemplo é em cima do processo criativo na hora de compor ele compôs e a musica saiu, pá pum.... igual a piada do coelho: - vamos dar umazinha - o que? (a coelha) -vamos dar outra?
é diferente de eu querer fazer alguma coisa e estruturar antes do compasso 1 ao 8 vou usar uma penta maior do 9 ao 16 será usado uma penta menor do 17 ao 32 vou usar uma escala menor harmonica pra dar uma cara de barroca então no refrão a partir do 33 uso a escala maior pra ficar alegrinha
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