Guitarra sem o Direct box queima canal?

    Autor Mensagem
    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # jul/14


    Ouvi falar que guitarra direto na mesa( Guitarra-pedal-mesa) queima o canal?? Porque até onde eu saiba é só contra baixo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    HyagoPiasale
    Direto, sem casamento de impedância e de saída, pode danificar sim, além de ficar um som bem ruim.
    Cara, evite "gambiarras". Se queres ligar uma guitarra direto na mesa, use uma boa DI e um "speaker simulator", e equalize MUITO BEM o canal (bem como o resto dos instrumentos e voz ligadas à mesa) e tenha caixas e retornos de qualidade.
    Porque vc não faz o mais correto, simples e efetivo: Tocar em um bom amplificador?
    Abç

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: HyagoPiasale
    · votar


    Sim com o cubo fica bem melhor sei disso. Não é pra mim é que conversando me falaram isso ai fiquei na duvida! Você fala de casamento de impedância! Tem isso com instrumentos?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    HyagoPiasale

    Teoricamente a entrada "line in" poderia ser utilizada sem problemas de queima. E queimar o canal plugando o instrumento direto (sem pré amplificação/amplificação) não é muito comum.

    Contudo, não é recomendável.

    Um instrumento como uma guitarra ou baixo, por exemplo, gera sinais muito baixos para as entradas de mixers em geral. Além disso, esse sinal tem uma impedância muito alta, o que não garante a transmissão desse sinal em uma longa distância sem interferências.

    A principal função da DI é regularizar Impedância de sinal, para que esse seja gravado da forma correta. Resumindo, podemos dizer que direct box é um dispositivo casador de impedância e balanceador de sinais.

    Beleza?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Um instrumento como uma guitarra ou baixo, por exemplo, gera sinais muito baixos para as entradas de mixers em geral.

    Acho que em um "Line in" sim, ela espera uma saida de um pré, mas em uma entrada Mic/instrument o som também fica ruim, a saida do microfone não é mais baixa que a saida da guitarra?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Alex guitar man

    Entrada Mic/Instrumento não existe! Isso é um erro de interpretação do console da mesa ou de mesas amadoras que não possuem entrada XLR.

    No basicão, geral, Temos uma entrada XLR (microfone) e uma abaixo escrita "LINE IN" com banana (P10).

    Console Padrão


    Os prés da entrada de um microfone multiplicam muito o sinal de entrada. Os do Line In, muito pouco ou até atenuam o sinal.

    Ligar microfone em Line In na maioria das vezes nem som sai. ligar instrumento na entrada de Mic, clipa e pode queimar, mesmo em volumes baixos.

    Não se enganem. Entrada de microfone é uma coisa, Line In é outra. Não é o fato de ser entrada P10 ou XLR que define isso. Claro, que XLR sub entende-se Microfones, mas algumas mesas amadoras só possuem entrada P 10.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Alex guitar man
    · votar


    Essa entrada é P10, o som do microfone sai bom, mas com instrumento não sai, não clipa, mas o som fica abafadinho, tipico de impedancia errada

    http://mlb-s1-p.mlstatic.com/mesa-de-som-stereo-8-canais-mxs-8-s-watts om-13827-MLB207949998_5676-F.jpg

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Não há muito o que esperar de uma Wattsom, mas segue o padrão normal.

    P10 de cima Microfone, P10 de baixo Line In. Não é a mesma coisa!

    (Não conheço essa mesa por dentro, mas teoricamente, as entradas passam "ou deveriam passar" por prés diferentes)

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig

    Me diz uma coisa:

    impedancia alta =tensão de saida baixa
    Impedancia baixa= tensão de saida alta?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    Já mvi canal de mesa pifar por gente usar guitarra e pedal de distorção (que foi o que ele falou...).
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Sim, por isso escrevi: "clipa e pode queimar, mesmo em volumes baixos."


    Alex guitar man

    "Me diz uma coisa:
    impedancia alta =tensão de saida baixa
    Impedancia baixa= tensão de saida alta?"


    Um circuito com impedância alta tende a ter alta tensão e baixa corrente. Um circuito de impedância baixa é o oposto, com baixa tensão e alta corrente. Mas NÃO é regra sem exceção.

    Imagine que a corrente é a quantidade de água que flui por uma mangueira, a tensão a torneira que libera a água e a resistência como o atrito no interior da mangueira, que reduz a velocidade da corrente.

    Se abrir muita água numa mangueira muito estreita (excesso de tensão e alta resistência) vai estourar a mangueira ou cuspir o bico dela. Se fluir numa mangueira muito grossa, vai perder pressão. Casar impedâncias é balancear esta "analogia".

    Igualar as impedâncias ajuda a garantir a maior transferência de energia possível entre os dois dispositivos.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Hehe sei eletronica amigo, mas na minha vida nao consigo entender sobre impedancia

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Lelo Mig
    uma vez toquei num lugar, na periferia de Osasco, que não tinha amp de guitarra. ligaram meu overdrive BOSS-SD2 direto na mesa tabajara. isso poderia queimar estragar a mesa ou o pedal?


    pior que este dia foi legal demais o som uheuheue, a galera curtiu muito.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu nunca liguei pra mesa, eu deixo a pedaleira timbrada com o fone de ouvido e a simulacao de falante ligada é claro, dou o cabo pro operador e elhe escolhe onde ele poe, se tiver clipando eu abaixa a saida da pedaleira heje mas quando a eu opero mesa, ligo sempre no Line in.

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Valeu galera, sabia que guitarra direto queimava o canal da mesa não!
    Mas outra duvida, a regulagem de dB que tem no DI tem de 0, 20 e 40 qual seria a correta pra baixo e guitarra? Não sei direito como usar!

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    HyagoPiasale

    Você não pensa em uma simulador de falantes?

    HyagoPiasale
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man
    Eu não vou usar! Só estou em duvida e gostaria de saber corretamente como funciona! Como eu disse antes.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra sem o Direct box queima canal?