Desafinando com bends e alavanca? Lubrificando com vaselina (vídeo)

    Autor Mensagem
    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14


    Características da guitarra:
    - sem Floyd Rose;
    - tarrachas com trava;
    - sem string retainers no headstock;
    - ponte estilo Stratocaster;
    - ponte regulada como flutuante.

    O que acontecia:
    - dou uma esticada nas cordas e afino;
    - faço um bend, a guitarra desafina;
    - afino, faço um bend e não desafina mais, OK;
    - agora uso a alavanca, a guitarra desafina;
    - afino, uso a alavanca e não desafina mais, OK;
    - se faço um bend... a guitarra desafina de novo.

    Eu sempre regulo minhas guitarras desde moleque, e acredito que todo guitarrista deveria saber fazer uma regulagem básica. A guitarra, conforme descrita acima, estava 100% regulada, e apresentando esse comportamento. Atualmente eu estou tocando em uma banda de hard rock dos anos 80, bends e grandes alavancadas são parte da brincadeira.

    Pesquisando internet afora, vi várias sugestões no sentido de neutralizar os pontos de atrito das cordas, usando algum lubrificante. Falam muito bem de um produto chamado Nut Sauce, que além de caro, é difícil de se conseguir aqui no Brasil. Tentei primeiro usar grafite; melhorou, mas não resolveu. Daí consultei o grande Maurício Bertola sobre a possibilidade de usar vaselina comum, dessas compradas em farmácia, e ele me disse que não tem problema. E foi o que eu usei.

    Analisando a guitarra, detectei dois pontos de atrito: o nut e a base do saddle. Lambuzei os buraquinhos com vaselina (haha!) e, até o momento, a guitarra está segurando a afinação, ao passar pelo processo descrito lá em cima. Aproveitei para documentar o procedimento, segue aí o videozinho (pra quem não manja inglês, coloquei legendas):



    Espero que seja útil para mais alguém. E obrigado novamente ao Bertola, que é gente finíssima.

    Abraços.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Rachmaninoff

    Não sei se funcionaria, mas uma opção a se testar é com um tipo de produto conhecido no Brasil como "batom" para violino, ou "batom" para cravelha de violino. Nos EUA é conhecido como "peg compound"

    Ele tem a função de promover a livre movimentação da cravelha do violino, evitando que elas fiquem muito duras e difíceis de se afinar.

    É como uma versão melhorada do procedimento de se colocar grafite na cravelha (que é algo antigo e tradicional no violino, viola e cello).

    Aqui um exemplo:

    http://www.amazon.com/Hill-The-Original-Peg-Compound/dp/B000F3KSOU

    No Brasil:

    http://www.franksviolinos.com.br/batom-lubrificante-de-cravelhas-para- violino-viola-e-cello.html

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    makumbator
    Provavelmente funcionaria... mas, 60 pilas??

    juanlm
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Rachmaninoff
    Ja usei graxa azul para essas finalidades

    makumbator
    Moderador
    # jul/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Rachmaninoff
    Provavelmente funcionaria... mas, 60 pilas??


    Mas isso aqui no Brasil, custa nos EUA menos de 8 dólares na Concordmusic.com

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Rachmaninoff

    Minha guitarra apresenta exatamente o msm problema com o vibrato Bigsby, eu instalei nut, ponte graphtech e tarrachas com travas e melhorou 90%, porem ainda desafina um pouquinho...

    Ouvi dizer q o Brian Setzer utiliza graxa com grafite em sua composição para amenizar o problema, ainda nao experimentei mas qualquer dia vou fazer um teste....

    Muito interessante sua experiencia, valeu!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Luis A.
    Minha guitarra apresenta exatamente o msm problema com o vibrato Bigsby

    Cara, pesquisando internet afora, vi que esse problema é muito, muito comum (por isso resolvi gravar o vídeo mostrando como eu resolvi, no meu caso), e num vibrato Bigsby é mais comum ainda. Vi um vídeo onde um cara misturava vaselina, pó de grafite e umas gotinhas de óleo, de repente você tenta isso.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Rachmaninoff

    E tou pensando em testar este oleo , vou ver se compro quando for trocar de cordas e posto aqui minha conclusão....

    Edit: Atualmente eu uso para lubrificar um lápis de grafite 9B (o mais macio q conheço), como eu troquei o nut mês passado, ainda só lubrifiquei uma vez, imagino q após eu lubrificar varias vezes, o resultado será melhor....

    Uma duvida q eu fiquei é se a vaselina seca.... depois vc podia me dizer se apos uma semana ou duas, o resultado obtido em sua experiencia se mantem....

    Valeu.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu uso pó de grafite no nut! 8 pila o frasquinho e pro tanto que usamos ele dura uns 3 anos!
    Cada vez que troco cordas, corto um pedaço da corda velha (da parte próxima da tarracha, que não ta oxidada) e mergulho no grafite...levanto ela com cuidado pra não derrubar (uso a corda como colher) e passo no nut...a vantagem é que a espessura de cada corda é proporcional ao tamanho da fenda do nut...ai vai a quantidade ideal de pó em cada fenda...minha guitarra tem uma Ponte bem bacana e tarrachas tbm, com trava...só afino quando troco as cordas...dps, nunca mais! E olha que eu tenho mao pesada! Huahua

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Luis A.
    Uma duvida q eu fiquei é se a vaselina seca.... depois vc podia me dizer se apos uma semana ou duas, o resultado obtido em sua experiencia se mantem....

    Eu removi o excesso justamente pra que não houvesse nada do gênero, deixei só "ficar melado". Ontem de noite fiz um show de 2 horas só com essa guitarra, e a afinação segurou. Vou continuar tocando com ela, daqui a umas semanas vamos ver se a situação se mantém.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu to com esse problema. Dou um bend, desafina, afino, dou o bend, n desafina mais. Onde eu boto o óleo pra lubrificar?

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Luis A.
    · votar


    daimon blackfire

    Nos pontos de maior atrito da corda, como o nut.

    Mas os problemas de afinação podem ser consequência de outros fatores e tarrachas com travas ajudam muito....

    Edit: A situação q o Rachmaninoff descreve me parece um pouco diferente da sua... é normal vc dar um bend depois de afinar e a corda desafinar um pouco até atingir uma estabilidade... Se o problema continua aí sim é necessário ver oq está acontecendo...

    Fisherman
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Para quem usa cordas Elixir ou qualquer outra que use revestimento anticorrosivo:
    Não usem vaselina em qualquer parte em que as cordas passem.
    A química entre a vaselina e o material anticorrosivo que revestem as cordas causam danos ao instrumento. Tive que trocar o nut da minha guitarra por esse motivo. Os sulcos do nut foram danificados (afundaram) e a guitarra começou a trastejar. Até comentei isso no tópico fixo do Bertola.
    Abç.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Fisherman

    Cara muito obrigado pela dica, depois dessa acho q vou ficar apenas com o grafite por enquanto.....

    GAT621988
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Rachmaninoff
    Olá!
    Podem Haver Muitos Fatores Para Este Problema: Encordoamento Ruim E/Ou Desgastado. Tarraxas Soltas E/Ou Defeituosas. Capotraste E/Ou Carrinhos Exercendo Muito Atrito. Bloco E Ou Molas Desgastados. Tensor Inerte.
    Utilizar Sempre O Mesmo Modelo E Marca De Encordoamento E Lubrificantes, Mas Somente Produtos Específicos, São O Primeiro Passo. Levar Seu instrumento Ao Luthier É O Segundo.
    Obrigado!

    SkyHawk
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Eu uso grafite em pó no nut e uma gota de WD40 nos abaixadores de cordas e nos carrinhos. Funciona muito bem.

    Soultunes
    Membro
    # jul/14 · Editado por: Soultunes
    · votar


    Uso há algum tempo um lubrificante específico para isto da marca big bends.

    Chama se nut sauce.

    Eh feito nos USA, fácil de encontrar no ebay. Eh carinho mas vale a pena e pelo menos pra mim dura um tempão.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Fisherman
    Para quem usa cordas Elixir ou qualquer outra que use revestimento anticorrosivo:
    Não usem vaselina em qualquer parte em que as cordas passem.


    O Bertola me alertou disso, e eu escrevi esta nota na descrição do vídeo.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu acho que o problema era da estabilidade mesmo. Ontem virei a noite tocando feito doido, e a afinação segurou.

    Fisherman
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Rachmaninoff
    OK. É que eu assisti o vídeo aqui nessa página, e não no Youtube. Aqui não aparece a descrição do vídeo.
    Abç.

    Junae
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Big Bends Nut Sauce. Estou atrás desse produto, mas , pra variar, no Brasil é difícil achar produtos de qualidade e quando chega aqui, custa uma fortuna. Alguém sabe de algum site no Brasil ou loja que tenha esse produto? Obrigado.

    SkyHawk
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Junae
    Aprendi em um fórum gringo a usar aquele batom americano para lábios rachados SchapStick ele tem um componente na fórmula de alta viscosidade, algo como um polímero. Uso com um palito de dente e faço uma massinha com ele e um pouco de grafite em pó e passo nos pontos de atrito. Funciona que é uma beleza !

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    oleo singer n pode desempenhar essa função? ou não tem nada haver?

    marcelbr
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Skyhawk - Esse chapstick que vc mencionou vende no Brasil mesmo - é hidratante labial - tipo uma manteiga de cacau, mas feito com oleo mineral. Tem de várias marcas, tipo Nivea. E segundo varios foruns da gringa, funciona legal sem afetar a guitarra.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Pode.
    Abç

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Eu uso WD40. Funciona. Engraçado que agora lembrei de uma entrevista do Guthrie Govan. Com aquele humor inglês característico, ele fala do produto aqui mencionado: "the unfortunately named Nut Sauce", fazendo aquela cara canalha dele hehehehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desafinando com bends e alavanca? Lubrificando com vaselina (vídeo)