Braço SX SG BO é muito pesado

    Autor Mensagem
    leo2505
    Veterano
    # jun/14


    Então galera, dei uma pesquisada na net e aqui no forum e não consegui encontrar uma solução a não ser comprando um gadget tosco de u$39.99 + frete http://www.notreble.com/buzz/2011/06/18/the-axe-balancer/

    Tenho há alguns anos uma SX SG daquelas pretas, de braço provavelmente parafusado... o problema é que não sei se a correia está no lugar "certo" ou o quê, mas o lance é que se eu solto o braço da guitarra, ele começa a "broxar" e o headstock vai parar la no meu pé... e isso literalmente é broxante! HAHAHAHA

    Aí isso me limita na hora da performance em público, sempre tenho que tocar com ela lá em cima, sem tirar a mão... sem contar que cansa muito mais tocar fazendo força pra cima e pra frente com o dedão, começa a dar muita cãibra de vez em quando...
    Alguém sabe como resolver isso? Será que se eu tirar aquela parte de metal de onde fica o parafuso, e colocar a correia mais no meio do corpo da guitarra ajuda a equilibrar o peso, ou mesmo assim não teria como só reposicionando? Não quero arriscar encher de furos a guitarra só pra testar, então queria ver com vcs.

    Eu não toco profissionalmente e isso nunca tinha sido problema, não é na verdade um grande problema, mas como hoje em dia voltei a tocar guitarra, me sinto mais confiante de me mexer em palco e essas coisas necessárias pra animar a galera :)

    Valeuu

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    leo2505
    Não sei se a troca de posição do pino da correia vai ajudar. Uma coisa que eu faço com a minha Epiphone G-1275 (a double neck), que tem um neck dive violento, é usar o braço direito pra escorar o corpo da guitarra, fazendo com que eu não precise ficar fazendo força com o braço esquerdo pra segurar o braço da guitarra. Não sei se você vai conseguir fazer isso na sua, pois o corpo é menor que o da double neck e talvez você não consiga escorar o corpo com o braço direito.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu acho que você deveria se acostumar ao instrumento. Essa é uma característica muito geral de toda e qualquer SG. É como não gostar dos chifrinhos e mandar serrar.

    Mas a única solução simples que vejo é justamente esta que você já encontrou.
    Trocar o pino para o chifre superior talvez melhore um pouco também.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    leo2505
    Tenho há alguns anos uma SX SG daquelas pretas, de braço provavelmente parafusado..
    Como assim!? Vc tem uma guitarra e não sabe se o braço é colado ou aparafusado?
    Cara, se vc colocar um peso de chumbo na cavidade dos pots vai funcionar do mesmo jeito e não vai aparecer como essa traquitana aí...
    Ademais, concordo como o T. Forge
    Abç

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    O braço da minha SG é pesado também e o jeito é se acostumar, mas em comparação a uma strato da vida, é bem desconfortavel hehe

    krixzy
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    leo2505
    Como assim!? Vc tem uma guitarra e não sabe se o braço é colado ou aparafusado?

    X2

    Existe umas correias que não deslizam tão facilmente pelo ombro, tem umas de couro por exemplo, isso pode impedir que o braço da sua guitarra fique caindo.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Neck Dive cara, extremamente comum em SGs com braço em mahogany. Porque o corpo da guitarra é bem leve, então o braço acaba pendendo. Hahahah eu resolvo isso usando a correia um pouco inclinada e compensando no braço esse problema!

    leo2505
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Como assim!? Vc tem uma guitarra e não sabe se o braço é colado ou aparafusado?

    Deveria? jehehe
    Mas vou tentar colocar um peso mesmo la atras dos pots ve se resolve.

    T. Forge
    Eu acho que você deveria se acostumar ao instrumento. Essa é uma característica muito geral de toda e qualquer SG. É como não gostar dos chifrinhos e mandar serrar.
    É o que faço desde sempre hehehe

    Delson
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    leo2505
    Deveria? jehehe
    Sim. Se tem parafusos prendendo o braço no corpo, ele é parafusado. Se não tem parafusos prendendo, ele pode ser colado ou inteiriço.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    O BO do nome da guitarra significa "bolt-on", ou seja: parafusado.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Da até pra confundir o parafuso do straplock com o parafuso do braço, mas é bem notável a diferença do colado para o parafusado.

    Keith Young
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Tenho esse problema em uma SG da Epiphone, as Gibsons, misteriosamente não tem esse problema, alias pergunto o Bertola se tem alguma explicação de nao acontecer na Gibson, mas na Epiphone pra tentar amenizar, uso uma correia de couro da Levy's que é meio "aspera", assim nao desliza.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: T. Forge
    · votar


    Keith Young
    as Gibsons, misteriosamente não tem esse problema

    Cara, pelo que sei tem sim. Pelo menos todas que tive o prazer de tocar tinham. É um problema geral pelo fato de o desenho do corpo da SG ter muito menos madeira que o de uma LP, sendo que o braço continua igual ao de uma LP.

    Spect
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    sem contar que cansa muito mais tocar fazendo força pra cima e pra frente com o dedão, começa a dar muita cãibra de vez em quando...

    Isso é sua postura que tá errada. Não tem nenhuma necessidade de fazer isso, o fato do seu braço direito apoiar no corpo da guitarra já é o suficiente para impedir o neck dive.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    leo2505

    Deveria? jehehe

    Sim de preferencia antes de comprar a guitarra....

    Keith Young
    T. Forge

    Eu uso um Gibson SG standard como minha principal guitarra ha 16 anos e nunca tive problema de neck dive....

    Sinceramente, antes de eu entrar em fóruns de guitarra eu nem sabia q isso existia....

    Acho o design SG o mais confortável em vários aspectos, porém isto tem muito a ver com gosto e habito, sendo assim algo subjetivo....

    Pra mim SG é tipo Tele, ou vc adora ou odeia....

    Keith Young
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Keith Young
    · votar


    Luis A.

    Pra mim, é a guitarra mais ergonômica q tem, é a minha guitarra preferida junto com a tele. =)

    Pois é, tenho duas Gibsons, duas tribute, uma 70's e outra 60's e nenhuma das duas tem esse neck dive, mas uma Epiphone Custom q tenho aqui tem, e é irritante... A correia em couro bruto, tipo as que a Levy's faz, ajuda maaaaas... Talvez seja porque o braço das minhas Gibsons são de maple e da Epiphone são de mogno, não sei... Mas acho que é alguma coisa na construção das Gibsons que não faz ter o Neck Dive.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Keith Young
    Talvez seja porque o braço das minhas Gibsons são de maple e da Epiphone são de mogno

    Com certeza é isso.
    Achei que todas as Gibson tivessem braço em mogno.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Keith Young

    A minha tem braço de mogno, e nao me lembro de sentir esse problema....

    Os padrões ergonômicos das guitarras variam muito, então depois q vc acostuma muito com uma já era, todas outras vão parecer um pouco estranhas....

    T. Forge

    Depende da serie, do modelo, do ano....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Só um detalhe: O mogno é mais LEVE que o bôrdo (maple).
    Abç

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Fui pesquisar depois sobre essas séries da Gibson com braço em maple e me deparei com artigos sobre madeiras e vi essa informação.

    Erro meu.

    leo2505
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu toquei no máximo em fender... que são todas parafusadas.
    Nunca toquei em uma outra guita que fosse braço colado pra ver a diferença.
    Foi a minha primeira guitarra, comprei com 17 anos. Não sabia muito avaliar um instrumento, paguei 500 nela. Acho que paguei na época o que vale certo?

    Eu lia tanto falar sobre SX SG aqui no fórum, que fui atrás dessa. Nunca tinha visto um comentário que BO era diferente da standard. E todo o meu conhecimento sobre guitarra vinha daqui. rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço SX SG BO é muito pesado