Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# mai/14
E aí pessoal!
Queria pedir uma ajuda de vocês pra entender a introdução de Wasting Love, do Iron Maiden. Eu tirei as duas guitarras da introdução, mas não entendi a origem da segunda guitarra. Li em algumas cifras por aí que a segunda guitarra é em G, em outras que ela é em terça. Entretanto, se eu tocasse a primeira guitarra um tom e meio acima, não bateria com a segunda guitarra conforme o vídeo abaixo.
|
mjcmello Veterano |
# mai/14 · Editado por: mjcmello
· votar
Não é só tocar um tom e meio acima. O Iron costuma tocar em terças. Então vc precisa ver pela harmonia quando é terça maior (2 tons) ou terça menor (1 tom e meio).
Editei porque tinha colocado terça menos...
|
erico.ascencao Veterano |
# mai/14
· votar
mjcmello OK, então deixa eu ver se entendi. A primeira nota da guitarra principal é um mi. Como o primeiro acorde da harmonia é um Em, então a segunda guitarra toca uma terça menor (sol). A quarta nota da guitarra principal (dó) coincide com o acorde C, portanto a segunda guitarra tem que tocar uma terça maior (mi).
E quanto à segunda e terceira notas da segunda guitarra, também são terças menores? Ou seja, enquanto estiver rolando um acorde menor na harmonia eu tenho que tocar terças menores na segunda guitarra?
|
Denis Warren Veterano |
# mai/14
· votar
erico.ascencao Essa é uma forma de pensar, você tem que respeitar o que é definido pela harmonia.
Outra forma é obedecer a escala da música, por exemplo:
Tom: G maior: G A B C D E F#
A escala tem apenas 1 sustenido, a nota F#, então toda vez que ela aparecer terá que ser alterada. Tocar em terça quer dizer que a segunda guitarra estará quase sempre na terceira nota.
Gtr 1: Nota G Gtr 2: Nota B
Gtr 1: Nota A Gtr 2: Nota C . . Gtr 1: Nota D Gtr 2: Nota F# (para respeitar a escala).
As vezes a terça vira uma quarta, isso ocorre quando na harmonia o acorde é sem sétima, por exemplo:
Harmonia: acorde de C (C E G)
Gtr 1: Nota G Gtr 2: Nota C
No exemplo acima a terça de G seria a nota B, que representa uma sétima no acorde de C. Nesse caso, como a harmonia é um acorde sem sétima, ao invés de uma terça se harmoniza com uma quarta, a nota C.
|
mjcmello Veterano |
# mai/14
· votar
Em resumo, se a guitarra 1 estiver em G, C ou D, a terça é maior, ou seja, B, E, F# (respectivamente).
Quando vc estiver tocando A, B, E ou F# na guitarra 1, a guitarra 2 estará tocando suas respectivas terças menores.
|
kiki Moderador |
# mai/14
· votar
erico.ascencao a terça vai variar conforme a escala
essa musica é em Em, entao a escala é: E F# G A B C D a não ser que haja alguma quebra no tom, é essa escala que voce segue. o solo em terça sobre duas notas na escala, independente de quantos tons forem.
é igual música sertaneja
|
R. Carvalho Membro Novato |
# mai/14
· votar
A terça segue um campo harmônico certinho, lembro disso pq quando tive a GT10, consegui programar a terça no harmonizer num determinado campo harmônico, e bateu todas as notas da intro certinho!
|