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caiotfernandes Membro Novato |
# mai/14
Alguém tem uma explicação para a utilização do acorde Em7(5-) no refrão da musica abaixo da banda Onze:20? Visto que o acorde não faz parte do campo harmonico de D#. Já pensei em tudo que conheço (emprestimo modal, acorde de preparação) mas nada se encaixa. Enfim, se alguem puder me tirar essa duvida serei grato ;)
Tom: D# Primeira Parte:
Eb7M Dm7 Gm7 Você nem quis ouvir o que eu sentia Cm7 Eb/F Bb7M E é por isso que não deu pra te esperar Eb7M Dm7 Gm7 Você não entendeu o que eu queria Cm7 Eb/F Era te levar daqui pra nunca mais Gm Gm7M Gm7 Gm6 Cm7 Ouvir dizer que eu não servia F4 F Bb7M Pra te fazer feliz
Refrão:
Eb7M Fiz esse reggae pra você Ebm7 Pra nunca mais se esquecer Bb7M Que eu ainda tô aqui Em7(5-) E que não tem por que fugir Eb7M E quando ouvir cê vai saber Ab7 Que nada foi em vão Bb7M Foi tudo por você Bb7(4/9) Deixa acontecer
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caiotfernandes Membro Novato |
# mai/14
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alguem??
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Delson Veterano |
# mai/14
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caiotfernandes Toque, e se ficar bonito, então tá explicado...
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caiotfernandes Membro Novato |
# mai/14
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Sim, mas não teria uma explicação um pouco mais lógica?
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soruji Veterano |
# mai/14
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Apenas uma correção:
A considerar a cifra postada, música não está em D# e sim em A#/Bb
Em7(-5) = E - G - Bb - D
Essas são as notas do acorde sugerido. Bom, três delas (G - Bb - D) fazem parte da escala de Bb. A única que está fora da escala é o E. Porém, ela poderia ser uma nota responsável por dar uma tensão ao acorde fazendo com que soe de forma mais, digamos, dissonante, "jazzy".
Estude os acordes diminutos e sua função para que você entenda melhor esse acorde, pois esse acorde que você citou pode ser escrito assim também: Eº (cifra de um acorde diminuto).
Ou seja:
Em7(-5) = Em7(5b) = Eº
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Denis Warren Veterano |
# mai/14
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soruji A música está em Bb. A tônica A# não é usada para definir tonalidade. É possível usá-la? Sim, é permitido pela teoria mas é pouco comum.
"Essas são as notas do acorde sugerido. Bom, três delas (G - Bb - D) fazem parte da escala de Bb. A única que está fora da escala é o E. Porém, ela poderia ser uma nota responsável por dar uma tensão ao acorde fazendo com que soe de forma mais, digamos, dissonante, "jazzy"."
Isso, é uma das explicações. Como esse acorde tem 3 notas em comum com o Eb7M (Eb G Bb D) ele também pode ser considerado um acorde subdominante do campo harmônico com uma nota alterada.
"Em7(-5) = Em7(5b) = Eº"
Opa, aqui não. O acorde Em7(b5) é um meio diminuto pois tem sétima menor. Para ser diminuto tem que ter sétima diminuta:
Eo possui as notas E, G, Bb e Db (não D).
Explicações para o acorde da harmonia, o Em7(b5):
1 - Conhecido como #IVm7(b5), ou seja, um subdominante que representa uma variação do acorde de quarto grau.
2 - Uma pequena cadência modal - Lídio: Bb7M + Em7(b5). Passagem originada do campo harmônico de F maior. Claro, isso depende também da melodia.
3 - Acorde de passagem: melhor ainda se o Bb7M tiver baixo em F. Fica assim...
Bb7M/F | Em7(b5) | Eb7M
Ocorre um cromatismo entre as notas: F-> E-> Eb. Mesmo que esse cromatismo não esteja na mesma voz, o baixo, escutamos esse tipo de movimento dentro da cadência. Como na música popular o encadeamento das vozes não é tão importante o nosso ouvido permite outras disposições.
4 - Nota de aproximação cromática: esse é um recurso bastante comum onde os acordes da cadência são antecipados por acordes com estrutura semelhante com uma das notas alteradas. Ou ainda todas as notas, observe:
Bb7M | F7 E7M | Eb7M
O acorde de E7M está inteiro meio tom acima do Eb7M e está fazendo uma aproximação cromática. Esse princípio pode ser aplicado para uma única nota ou mais.
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Filippo14 Veterano |
# mai/14
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Denis Warren A sua terceira explicação eu acho que é a mais simples de entender e para mim é isso mesmo. Vale falar que o Bb7M tem duas notas em comum com o Em7(5b), o Bb e o D, e no primeiro e segundo acorde existem as notas F e A, e E e G, respectivamente. Ou seja, ele fez uma aproximação com algumas notas meio que cromatizadas, o Em7(5b) pode-se dizer que é um Bb7M um pouco mudado, com 2 notas mais graves e bem perto que as originais. Escrevendo é confuso, mas não passa de dois acordes diferentes, mas parecidos, sendo o segundo uma passagem para o proximo acorde.
Abração
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