Baião e Bossa - Dicas de improviso

    Autor Mensagem
    Sector
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Sector


    Bom, é o seguinte: Este mês vou fazer uma prova em que terei de tocar Triste do Jobim e Qui nem Jiló do Luiz Gonzaga, o problema é que tenho que improvisar nessa duas musicas e elas são universos ainda inexplorados pra mim, então quero algumas dicas de quais escalas e modos pra nessas musicas.

    Seguem os links

    Tom Jobim - Triste (http://www.youtube.com/watch?v=J6N6dC7WETg)

    Luiz Gonzaga - Qui nem Jiló (http://www.youtube.com/watch?v=raTNK09E0uY)

    Obrigado.

    Filippo14
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Sector
    Então, para tocar Triste do Tom Jobim você tem que saber improvisar de forma atonal e com muitas caracteristicas de jazz, mudando apenas o tempo das coisas. Um Jazz tradicional tem o forte sempre nos tempos 2 e 4, enquanto na bossa é nos tempos 1 e 3 mesmo. Basta ter a mesma pegada só que com uma cadencia levemente alterada. O Baião já corre para música brasileira mesmo, sonoridade que mescla mais os modos gregos com um pouco de menor harmônica e cromatismos, pode-se pensar em notas que deseja-se chegar em determinados pontos da música e criar um caminho com essas ideias acima para chegar nessa nota.
    Exemplo:

    Dm7 - E - F7M - B dim - C7M - C7M

    Você viu que fica legal tocar uma nota "A" no primeiro tempo do F7M e uma nota "G" no primeiro tempo do C7M.

    Essa harmonia está mesclando Am eólio e Am harmônico. Você irá criar caminhos com cromatismo para atingir essas notas que você achou que ficam legais. Essa sonoridade vai se assemelhar muito com sonoridade de chorinho, que na verdade é uma sonoridade bem característica do Brasil, basta saber dar a entonação do baião.

    A Teoria é mais ou menos essa aí, não tenho como ajudar mais que isso. Vale ressaltar que as velocidades de cada música é diferente e interfere muito nas improvisações que você fará nessas músicas.

    Abração

    Sector
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Filippo14
    Muito obrigado cara! Já estou pondo em prática e realmente ajudou, em especial as dicas dos compassos e do cromatismo da Bossa que abriram os caminhos aqui haha

    Abraço

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/14
    · votar


    Sector
    No caso da bossa nova é importante ter um bom domínio de modos gregos e arpejos dos acordes, saber improvisar pensando no acorde é obrigatório em gêneros musicais onde a harmonia se mantêm passando por mudanças de tonalidade, caso vc tenha fluência nesses assuntos se tornará mais fácil de improvisar sobre os temas, senão recomendo revisar os assuntos comentados acima, espero ter ajudado, abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baião e Bossa - Dicas de improviso