Emprestimo Campo harmonico Menor natural. DUVIDA

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    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14


    Numa musica em C , de onde veio o acorde B7? eu acho que veio campo de Cm, estou certo?

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    por que Si Maior não está nem no campo de C ,A ou D# ! que são relativas de C.

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    não achei isso na busca.

    Single Bucker
    Membro Novato
    # abr/14
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    Ele é o dominante secundario do terceiro grau do dó(MI)

    ROo
    Veterano
    # abr/14
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    Relativa de C direto é Am porque é VIº.
    Os tons vizinhos a C, pelos acidentes, são G e F, as relativas menores de G e F são Em e Dm, respectivamente e Cm também. Essas são as regiões mais comuns... embora você possa ir para qualquer lugar.
    Então:
    Tom Cmaj, tonalidades próximas, Am, G, F, Em, Dm e Cm.
    O B7 pode estar funcionando, dependendo qual é o próximo acorde, como uma dominante secundária para ir para a região de Em, ou seja, V-I, ou fazendo uma cadência B7 - G (relativa de Em).

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    nao entendi muito bem, de qual campo harmonico que veio o B7?

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    a sequencia da musica é :

    G Em7 C G/B Am7 Am/G D B7 Em7

    Single Bucker
    Membro Novato
    # abr/14
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    Pesquise sobre dominantes secundarios.Ele veio do campo harmonico de Mi

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    ok. mas por que pode usar acordes do terceiro grau emprestados?

    GuitarHeroPotter4
    Membro Novato
    # abr/14
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    .up

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # abr/14
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    Talvez seja um modo alterado..

    Mas você não precisa seguir o campo harmônico a risca, a atonalidade pode ser muito bem usada em vários casos.

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Yuri ycs
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    GuitarHeroPotter4
    O B7 e derivado da escala menor HARMONICA

    por que Si Maior não está nem no campo de C ,A ou D# ! que são relativas de C.
    Ta errado. Relativo e o sexto grau menor, no caso seria la menor.

    Pesquise sobre dominantes secundarios e escala menor harmonica.

    Vc pode preparar para um acorde menor, usando o V7 (5° com setima menor)
    ex: G D/F# Em vc pode retirar o D/F# e colocar o B7 (V7 de E) porem nao e em todas as musicas que vc vai poder fazer isso, no momento em que a harmonia estiver no B7 vc podera tocar a escala de Em harmonica.. Mas por que? Porque o acorde de B7 veio da escala de Em harmonica, a escala menor NATURAL nao tem acorde de preparacao para o primeiro grau, por isso surgiu a escala menor harmonica, ex:

    campo harmonico da escala de Em natural:
    Em7 F#° G7M Am7 Bm7 C7M D7

    Campo harmonico da escala de Em harmonica:
    Em7 F#° G7M Am7 *B7 C7M D7

    *ta ai o acorde que vc perguntou entendeu agora? mas e melhor vc pesquisar sobre isso. Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: JJJ
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    Metal_Owns

    Mas você não precisa seguir o campo harmônico a risca, a atonalidade pode ser muito bem usada em vários casos.

    Atonalidade, empréstimo modal, mudança de tom durante a música. Vale tudo. Mas parece que o colega acha que é lei, como eu disse no outro tópico que ele abriu...

    GuitarHeroPotter4
    por que pode usar acordes do terceiro grau emprestados?

    Porque você pode fazer o que quiser (tomar banho de chapéu, esperar Papai Noel ou discutir Carlos Gardel). hehehe

    Dá uma ouvida em In Bloom, do Nirvana.

    Ela é construída "em torno" de Bb, mas tem coisas lá que, em teoria, não caberiam nesse tom, nem f****** (olha o começo do refrão). Ainda assim, pode-se dizer que, "no geral", a ideia é em Bb. Ah... e é do cacete! kkkkk

    Mais uma coisinha... Muito provavelmente, o Kurt Cobain não pensou em nada disso quando compôs a música (e muito menos o Raul na citada anteriormente!).

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14
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    GuitarHeroPotter4
    ok. mas por que pode usar acordes do terceiro grau emprestados?
    Estude "acordes de emprestimo modal tbm" vc vera que pode pegar acordes emprestados de todos os modos de C, mas nesse caso o B7 nao vem do 3 grau e sim da menor harmonica como eu disse pq no campo de Em nao tem B maior ENTAO NAO VEM DO TERCEIRO GRAU E SIM DA MENOR HARMONICA...

    Lord-g
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Lord-g
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    ok. mas por que pode usar acordes do terceiro grau emprestados?
    Por que sim ^^
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    Zueira, mas na prática agradando o ouvido do compositor vale usar o que quiser como disse o JJJ

    Bons estudos

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