Autor |
Mensagem |
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
ja pensaram m*** né!
hehehehh avaliem os improvisos, acho essa musica super dificil de improvisar pq vc tem que usar Em mas só fica legal se vc repousar na triade de G maior e ainda precisa ser rapido pq o ritimo da musica é rapido,
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
rhoadsvsvai
Muito bom, como sempre! o/
Sabe a história desse solo? No fórum do Ed King ele conta que sonhou com o solo nota por nota e executou na manhã seguinte. O produtor achou que tava na tonalidade errada (Sol) e deveria ser em Ré. No final, optaram pelo "sonho" (Sol) mas os caras nunca engoliram.
No álbum ao vivo, quando o Ed King não era mais da banda inventaram um solo em Ré e... ficou meio sem graça!
"Kooper simply didn't like the solo because it wasn't in the key of D. He probably would've loved Steve Gaines' solo on the live album. As great as Gaines was, I was always surprised that he couldn't "hear" the real key. And to compound Kooper's error, he played the song for Mike Bloomfield and Bloomfield laughed when he heard it. "That guy played the solo in the wrong key!"
In my defense...both guitar solos came to me in a dream. Note for note. I just played it as I saw it. The tune was recorded at Studio One, Doraville, GA. NOT L.A. I believe I did the solo in 2 takes. (I've had other song ideas come to me right before drifting off to sleep. But I never actually SAW a solo like the two I saw in SHA.)
I have heard stories that Kooper wanted to redo the solo with either Collins or Rossington and they couldn't come up with anything that fit -- I have heard that story but I have never asked either one of them about it. The guys actually stuck up for me. They said that since I had saw it in a dream then that is the way it was going to be. I didn't just hear it in a dream, I actually saw it. When Billy [Powell] plays his piano solo, he plays it in the key of G.
My crazy logic always told me that the song is actually in G...NOT D. The song RESOLVES in G....listen to Billy's piano solo at the end...it's in G. In 1989, Wolf Marshall did a transcription of my guitar solo for Guitar For The Practicing Musician. He indicated ONE SHARP...which IS the key of G. I rest my case."
Fonte: http://edking.proboards.com/
Valeu!!!
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
MauricioBahia pods crer, eu não conhecia essa historia não ,mas muito interessante.... eu ja tentei varias vezes "compor" um solo encima da backing track dessa musica e nunca dava certo , tentei pentatonica de ré menor ,escala maior de ré , e nada! quando estudei os solos na tablatura do guitar pro percebi que era penta de mi menor, fazia sentido , relativa de sol maior que é onde resolve , o problema é que se vc tocar a pentatonica de mi menor pensando em mi menor tambem não funciona! eu só fui me aventurar agora a gravar essa dai depois de ter estudado um pouco de country ( que tem muito o I IV V do blues ,mas com os acordes sendo maiores) ai um country em G geralmente vc vai usar a pentatonica de mi menor mas com a intenção maior , é meio dificil de descrever e é algo que eu ainda não domino totalmente(no country é mais dificil ainda que é muito mais rapido e muito mais tecnico).
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/14
· votar
rhoadsvsvai
Exato!! Essa história considero muito legal, pois mostra que o importante é o imaginário, o sentimento "na pele"! Daí surgem os grandes instrumentistas.
:)
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
· votar
up
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
· votar
up
|
Macjack. Membro |
# mar/14
· votar
Parabéns, ficou muito bom. Timbre, execução e principalmente pegada e feeling. O único ponto negativo foi você me encarando o vídeo todo, assim fico com vergonha hehe. Brincadeiras a parte ficou realmente muito bom.
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/14
· votar
rhoadsvsvai
Muito bom......essa música realmente é muito legal e ao mesmo tempo muito chata de improvisar.....tudo que se faz nela parece que fica fora...hehehe.
O negócio e tocar com a cabeça ligada no "country mode on"..........aí flui melhor, porque, apesar de ser um Southern Hard Rock.......a alma dela é de caipira americano.
Parabéns!
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
· votar
Macjack. muito obrigado cara! não gostei tanto assim do timbre não heheh,mas n tive paciencia te timbrar muito.
Lelo Mig sim é isso mesmo , eu tentei pensar em country , mas ainda tem muito caminho pra dominar essa linguagem, olha um errinho feio pra caramba é logo no primeiro solo q eu tento fazer na introdução, finalizo o lick num mi feio pra dedéu ali, pelo costume de tocar blues.
|
MMI Veterano
|
# mar/14
· votar
rhoadsvsvai
Mandou muito bem! Esse som é muito legal...
Já que o Bahia contou uma história, vou contar outra. Vai parecer provocação para os strateiros, mas não é nem quero descambar com seu tópico. Vou transcrever as palavras literalmente que o Ed King publicou num livro:
"Ever since I saw Bloomfield play one, I wanted to become known as a 'burst player'. Was not to be tough. Because I wrote 'Sweet Home Alabama', I'll always be associated with Stratocaster. And you can't play my song on a Les Pau!!! But own one I do and it`s the absolute best of 5 that I`ve had. S# 9 0891. It`s the blues machine above all other models. Nothing else comes close." Ed King
Melhor nem traduzir, vou deixar no original para não tumultuar. Só digo uma coisa: Les Paul rulez! huahuahuahua
Abraço e parabéns!
|
MMI Veterano
|
# mar/14
· votar
rhoadsvsvai
Só uma coisa que vou te advertir...
Quando li seu título deu vontade de passar correndo sem ver... Deu medo de abrir o vídeo e ver um macho de cueca tocando, acho que se você botasse no título algo como "gata de calcinha" teria mais ibope. kkkkkkkk
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
MMI
mas tems que adimitir que o trocadilho foi infame!
eu pensei que o guitarrista principal do lynyrd skynyrd que tinha escrito essa era o tiozinho da explorer, hahaha não fazia a minima ideia se essa musica tinha sido gravada de strato ou lp.
acho que o MauricioBahia foi o primeiro a comentar pq como moderador quando leu o titulo do topico pensou q ia dar merda tambem!
|
clebergf Veterano
|
# mar/14
· votar
rhoadsvsvai
Mto bom velhão!!! Puta som mto bem tocado!
|
Johnny Favorite Veterano |
# mar/14
· votar
MauricioBahia Nossa meu, essa tonalidade do solo cai perfeita pro clima felizão\pleno\saudosista dessa música, não podia ser diferente.
|
Johnny Favorite Veterano |
# mar/14
· votar
MauricioBahia alias, tem essa versão em re ai?
|
rhoadsvsvai Veterano |
# mar/14
· votar
clebergf muito obrigado!
|