Problema de aterramento - Blindagem resolve? Gibson Les Paul Studio Wine Red Gold 2002

Autor Mensagem
amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi


Fala Moçada do FCC, venho solicitar umas dicas da galera para tentar resolver meu problema.

Semana passada realizei meu sonho de consumo guitarrístico e adquiri uma Gibson Les Paul Studio Gold Red Wine ano 2002 pelo ML.

Conforme já deixado bem claro pelo vendedor, ela está aparentemente com probleminha de aterramento, apresentando chiado característico (bem discreto e quase imperceptível sem acionar pedal de ganho, mas fica mais perceptível quando acionado algum estágio de ganho, nada de outro mundo, mas me incomoda). Ainda preciso prestar atenção se o chiado aparece em apenas um ou ambos captadores.

Já tinha em mente que iria precisar levar ela a um Luthier pra fazer os ajustes básicos, limpeza, ajuste de oitavas e tal, mas talvez seja necessário muito mais que isso, inclusive blindagem da guitarra com a gaiola de faraday e/ou troca da fiação original e limpeza de potenciômetros, troca de capacitores, etc!!!

Conforme entrei em contato com um Luthier competente aqui da minha cidade, o mesmo recomendou a blindagem com fita (tem a blindagem com tinta especial, mas dizem ser pior), mas ainda tenho minhas dúvidas, pois trata-se de uma Gibson né...em 12 anos seria normal apresentar esse problema??

O chiado some quando se toca nas cordas ou em alguma parte metálica. Inicialmente acreditei que fosse interferência da rede de casa, mas verifiquei que ocorre o mesmo chiado no estúdio ontem no ensaio, que me leva a crer que realmente o problema está na parte elétrica da guitarra, mas não dá pra saber se a blindagem apenas resolverá.

O antigo dono usava ela muito pouco deixando ela guardada bastante tempo no case, e eventualmente pode ter ocorrido alguma oxidação ou degradação de algum ponto de solda ou mesmo degradação da fiação interna?

A guitarra está totalmente original (já abri e conferi os captadores e potenciômetros e a fiação tudo original) e gostaria de evitar a blindagem ou troca de componentes para não descaracterizá-la e deixar o mais original possível.

E claro, evitando também troca de hardware, pois ela está ficando com as marcas naturais do tempo, que deixam a guitarra ainda mais bonita na minha opinião.

Tem alguma recomendação para resolver isso sem necessariamente ser a blindagem?

Outra dúvida que eu tenho e é mais cruel:
Pode ser problema nos captadores? São os originais Gibson (498 T na ponte e 490 R no braço).
Acho bem difícil, mas se for os caps dae eu tô fu.....(vai acabar ficando com o chiadinho por um bom tempo...hehehe).

Desde já agradeço a toda a comunidade se puderem me dar luz.

o/

MMI
Veterano
# mar/14
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amilanezi

Numa boa, cara... Mas o luthier competente que me falar de blindagem de guitarra para fazer uma "gaiola de Faraday" já perdeu pontos logo de cara e para mim deixou de ser competente - o cara é "marromeno", infelizmente.

Já pensou que se fosse algo tão importante, porque nenhuma Gibson vem com blindagem? Nem as Custom Shop que não tem uma economia de materiais. Porque as Fender Custom Shop e PRS Private Stock não vem blindadas? Caramba, é fácil de achar guitarra de mais de 10 mil dólares que não tem a tal blindagem! Onde está a verdade desse papo de blindagem?

Vou te passar um link para te esclarecer um pouco esse mito. Dá uma lida com atenção.

Mas você vai dizer que seu amigo fez e funcionou, ou você mesmo, ou o tal "luthier competente" e você viu com seus próprios olhos e ouvidos a coisa funcionando. Sim, o próprio texto diz, pode dar certo. Mas te garanto que guitarra boa de verdade dispensa esse tipo de coisa - por isso que eventualmente uma tinta condutora é mais que suficiente.

Então vou te dar uma dica que um dos maiores especialistas em captadores que eu conheço me ensinou... Pega um fio qualquer, pode ser de eletricidade, de telefone ou o que for. Enrola uma ponta na ponte da sua guitarra ou mesmo numa tarracha, a outra ponta você conecta na sua janela (se for de metal) ou mesmo deixa em contato com sua pele, na cintura preso debaixo do cinto é uma boa idéia. Se seu ruído incômodo parar, uma blindagem pode te ajudar (ou mesmo usar essa gambiarra sem blindar p... nenhuma). Se o ruído continuar, aí tem algo que tem que fuçar um pouco mais, melhor levar a um luthier competente de fato.

amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi
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MMI
Tudo isso que você citou faz muito sentido mesmo...

Principalmente por eu ser Engenheiro Eletricista e entender um pouco de eletromagnetismo a ponto de questionar se a blindagem é mesmo eficiente para resolver problema de aterramento.
No meu entender a blindagem serviria apenas para evitar que interferência eletromagnética (que pode eventualmente vir de fora da guitarra) cause algum ruído indesejado e após a amplificação esse ruído seja perceptível a ponto de incomodar.

O problema de aterramento, entendo ser algum problema com os pontos comuns do circuito (o pólo negativo nesse caso) estarem ligados em algum ponto do cricuito que apareça alguma diferença de potencial (entre terra da guitarra e do ampli) e cause um OFFSET no sinal, que quando amplificado se manifesta nesse ruído característico.

Vou ler este artigo com calma, para clarear ainda mais a mente, mas fico desconfiado se realmente ajuda...

O luthier citado, realmente tem boa reputação aqui na região, mas ele próprio citou que a blindagem já inclui a troca da fiação e limpeza de potenciômetros e revisão geral da elétrica...

daí eu pensei:
então a blindagem somente não resolve né...porque se troca fiação e revisa geral, poderia resolver sem a blindagem caso o problema esteja em outro componente.

E por este motivo eu fiquei na dúvida se a blindagem iria realmente resolver o problema...e estou cada vez mais relutante em fazer...

Então vou te dar uma dica que um dos maiores especialistas em captadores que eu conheço me ensinou... Pega um fio qualquer, pode ser de eletricidade, de telefone ou o que for. Enrola uma ponta na ponte da sua guitarra ou mesmo numa tarracha, a outra ponta você conecta na sua janela (se for de metal) ou mesmo deixa em contato com sua pele, na cintura preso debaixo do cinto é uma boa idéia. Se seu ruído incômodo parar, uma blindagem pode te ajudar (ou mesmo usar essa gambiarra sem blindar p... nenhuma). Se o ruído continuar, aí tem algo que tem que fuçar um pouco mais, melhor levar a um luthier competente de fato.

Este teste eu fiz de outra forma....e encostando em qualquer parte metálica da guita ou nas cordas o chiado some.

Vc recomenda fazer este teste ligando em outro ponto que não seja meu corpo? Se for esse teste que você sugeriu eu vou fazer em casa a noite pra ver o resultado.

Tenho certeza que vamos levantar polêmica, mas estou crente que a blindagem não melhora em nada o aterramento da guitarra e isso somente se resolve mexendo no circuito ou seus componentes, colocando todos eles num ponto comum (terra).

Prepara que lá vem bala....

Agradeço sua opinião MMI, abriu a minha mente...

Vou ver se faço uns testes na guita pra identificar possíveis tensões parasitas entre os pontos aterrados do circuito.

Alguém mais pode contribuir?

Mestre Bertola?

o/

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Upando o tópico e aproveitando para completar o raciocínio:

Quero que fique bem claro o objetivo deste tópico, que é debater sobre a eficácia ou não da blindagem para melhorar o aterramento da guitarra.

A questão de que a blindagem reduz/minimiza interferências eletromagnéticas externas não é a dúvida levantada aqui e sim a questão do aterramento.

Ou seja, trocando em miúdos, a blindagem da guitarra pode criar um ponto de "terra" realmente eficaz que elimine o ruído característico?

Detalhe:

Tenho uma outra guitarra (Vintage Les Paul V100 Wine Red com caps Wilkinson minihumbucker) e ligando ela na mesma configuração não tem chiado nenhum, ou seja, o aterramento dela está bom.
Na Gibson tem o chiado.
Mais uma prova de que o problema está realmente na elétrica da Gibson, especificamente no seu aterramento.

Me ajuda aí, ow (imitando o Datena) hehehe.

o/

clguitar
Membro
# mar/14
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amilanezi
Se a hipótese de os captadores serem a origem do problema estiver descartada, eu, no seu lugar, consideraria seriamente refazer em casa toda a parte elétrica (imagino que, como engenheiro eletricista, você tenha familiaridade com essas coisas).

Comparado ao custo da guitarra, trata-se de investimento baixo. Você pode sempre guardar as partes originais da guitarra para eventual revenda futura.

Eu colocaria uns potenciômetros Alpha ou CTS, jack e toggle switch da Switchcraft, e capacitores tipo vintage (Bumblebee). Se essa é uma guitarra que você tenciona ter por bastante tempo, eu acho que esses upgrades valem muito a pena. Muita gente que tem Gibsons bem mais caras faz esses mesmos upgrades.

As LPs Studio de 2002 são muito boas, na minha experiência.

Pessoalmente, se eu tivesse de chutar, eu diria que o provável culpado nessa história toggle switch. Já tive mais de uma Gibson Studio com problema de qualidade especificamente nessa parte.

amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi
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clguitar

Amigo, antes de mais nada agradeço imensamente sua contribuição, vai ajudar bastante a tomar a decisão correta para que eu resolva esse problema da melhor forma possível.

Se a hipótese de os captadores serem a origem do problema estiver descartada, eu, no seu lugar, consideraria seriamente refazer em casa toda a parte elétrica (imagino que, como engenheiro eletricista, você tenha familiaridade com essas coisas).

Ainda não descartei essa hipótese, pode ser problemas neles, mas aproveito para perguntar se existe uma forma de testar os caps (medir a impedância de saída?).
O fato de ser engenheiro eletricista ajuda, mas não me dá a prática e a destreza de um luthier que vive fazendo isso teria...hehehe
Também não tenho ferramentas adequadas e tal...

Eu colocaria uns potenciômetros Alpha ou CTS, jack e toggle switch da Switchcraft, e capacitores tipo vintage (Bumblebee). Se essa é uma guitarra que você tenciona ter por bastante tempo, eu acho que esses upgrades valem muito a pena. Muita gente que tem Gibsons bem mais caras faz esses mesmos upgrades.

Esse Upgrade fica interessante para deixar quais características tonais nela? Tipo, eu toco Rock Clássico, Pink Floyd, Rush, Purple, Sabbath e Led, Whitesnake...nessa linha...fica bom pra essa aplicação?
Você recomenda alguma loja onde eu possa comprar online esses itens?

Pessoalmente, se eu tivesse de chutar, eu diria que o provável culpado nessa história toggle switch. Já tive mais de uma Gibson Studio com problema de qualidade especificamente nessa parte.

Tenho forte convicção que possa ser a causa também, pois quando peguei ela o toggle switch estava virado em 180 graus (acionado para baixo ligava o cap do braço e não o da ponte), então eu abri o cover de plástico e virei pra deixar conforme o padrão. Nisso percebi que os fios ligados na chave são muiito finos e acabaram ficando meio emaranhados, que nem mexi mais por medo de romper alguma solda.

Mais uma vez agradeço a ajuda.

o/

clguitar
Membro
# mar/14
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amilanezi
aproveito para perguntar se existe uma forma de testar os caps (medir a impedância de saída?).
Desculpe, não sei testar os captadores para aterramento. O que eu faria, que é meio tosco, seria testar a guitarra com outros captadores.

Esse Upgrade fica interessante para deixar quais características tonais nela? Tipo, eu toco Rock Clássico, Pink Floyd, Rush, Purple, Sabbath e Led, Whitesnake...nessa linha...fica bom pra essa aplicação?
Você recomenda alguma loja onde eu possa comprar online esses itens?

O upgrade seria, supostamente, para melhorar a qualidade dos componentes, sem muito impacto no som final. Mas, se você gosta de rock clássico, faz todo sentido você colocar os capacitores à moda antiga ("vintage").

Algumas lojas que eu já usei e são muito recomendadas: http://www.guitarfetish.com/Guitar-Electrical-Components_c_14.html
http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups.html
http://www.allparts.com/guitar-switches
http://www.dragonfireguitars.com/Toggle-Switches_c147.htm

Eu olharia também o eBay, que tem muita coisa (principalmente pots Alpha) com envio grátis.

O fato de ser engenheiro eletricista ajuda, mas não me dá a prática e a destreza de um luthier que vive fazendo isso teria...hehehe
Também não tenho ferramentas adequadas e tal...


Basta ferro de solda, estanho, um alicate de fios e bastante paciência. :)

Aqui vai um diagrama da parte elétrica de uma Les Paul: http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_2t_3w

Ramsay
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ramsay
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[/b][b]amilanezi

Cara, como essa guitarra já tem 12 anos, eu aposto em alguma solda fria em algum ponto do circuito que está causando o ruído.
A chave seletora dos captadores, com o tempo, pode dar algum mal contato, mas, esse "mal contato" é pontual, ou seja, um captador daria som e o outro não, um simples spray de limpeza de contatos elétricos resolveria o problema, mesmo que só por algum tempo.
Como a Gibson utiliza humbuckers, esse tipo de ruído não deveria ocorrer e isso não tem nada a ver com os captadores que devem estar ok.

Por isso eu sugiro que leve a guitarra em algum técnico de eletrônica, próximo da sua residência e mande ele ressoldar todas as conexões da guitarra, incluindo as de terra dos pots, da chave e a do fio que é soldado na ponte e, de preferência, esteja lá quando ele fizer o serviço.

Edit:
Outra coisa que pode ter acontecido é que o cara que te vendeu a guitarra, sem entender nada, foi mexer na guitarra e daí soltou um fio e ele soldou esse fio no lugar errado.
Daí que vc precisa do esquema de ligação de fios da sua guitarra (procure no Google e no site da Gibson), imprima e apresente ao técnico que fará o serviço.

amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi
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clguitar
Ramsay

Valeu pelas dicas pessoal!

Estou cada vez mais convencido a não fazer a blindagem na guitarra!

Caso realmente precise trocar algum componente (chave, potenciômetro, capacitor, fiação, etc) até é aceitável, mas blindagem pra resolver problema de aterramento acho que não rola mesmo!

Acho mais jogo, levar num Luthier somente para revisão da parte elétrica, pra ver se é detectado algum problema.

Também quero tacar um pouco de limpa contatos na chave e potenciômetros pra ver se melhora algo.

Ainda estou aberto a opiniões da galera do Fórum...

Seria legal uma avaliação do meu caso pelo Bertola que já deve ter visto algum caso semelhante.

Talvez eu pergunte no tópico que está fixo no fórum e deve ser mais produtivo.

o/

MMI
Veterano
# mar/14
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amilanezi

Estou cada vez mais convencido a não fazer a blindagem na guitarra!

Tem várias possibilidades para o ruído, como você viu.

Só para deixar claro, blindar pode dar certo na minha opinião, em alguns casos. Eu mesmo faço se for o caso, tenho fita de cobre e a tinta, mas a tinta acho que resolve e é beeeem mais simples de fazer.

amilanezi
Veterano
# mar/14
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MMI
Tem várias possibilidades para o ruído, como você viu.

Só para deixar claro, blindar pode dar certo na minha opinião, em alguns casos. Eu mesmo faço se for o caso, tenho fita de cobre e a tinta, mas a tinta acho que resolve e é beeeem mais simples de fazer.


Verdade, além do que a tinta fica bem mais discreto...mas vou tentar todas as outras opções antes de partir para a blindagem.

o/

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Relatando....

Ontem apliquei um pouco de limpa contatos na parte elétrica dela...

Reduziu consideravelmente o ruído, mas ainda tem um pouco.

Apliquei na toggle switch, no jack do P10 e nos pots, sendo que os pots ficaram show de bola, pois estavam fazendo um chiadinho também quando mexia neles, mas agora está bem melhor.

Revisei todas as soldas e não encontrei nada de anormal.

Mas fiquei surpreso com o resultado do limpa contatos, reduziu bastante, não como eu gostaria, mas já está bem melhor.

Ainda faltou o teste de medição da impedância entre os pontos de terra do circuito, que pode registrar alguma resistência entre os pontos...farei isso hoje a noite.

Falta também aplicar o limpa contatos nos terminais dos captadores, mas vou fazer isso na próxima troca de cordas (tá com um jogo elixir 010 com apenas 1 semana).

A medida que for progredindo por aqui, vou relatando pra ficar registrado...

No mínimo servirá pra orientar alguém que venha a ter um problema semelhante.

o/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/14
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amilanezi
Minha guitarra recentemente tava fazendo ruído e ocasionalmente morria o som. Isso acontecia principalmente quando splitava os captadores. Aloprei com o limpa contato e sumiram todos os ruídos e interrupções. Foram necessárias duas aplicações do produto. Já faz um mês e continua perfeita. Mas eu reparei que houve uma mudança no som, com uma falta de frequências altas. O som ficou feio. Acho que talvez seja hora de deixar a parte elétrica zerada, já são mais de dez anos e essa guitarra viajou muito comigo.

Talvez seja o caso de trocar tb alguma coisa na sua. Faz mais alguma aplicação do produto e testa.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/14
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Já encomendei capacitor e dois pots gotoh. Vou até desativar esse push pull... nunca serviu pra porra nenhuma mesmo e eu tenho uma Strato para tocar som de single. Talvez troque o jack tb, q pode ser uma das causas do meu problema.

amilanezi
Veterano
# mar/14 · Editado por: amilanezi
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Rei Arthur Pendragon

Cara, fico grato de você ter compartilhado seu caso aqui nesse post...

Realmente o limpa contatos reduziu bastante o ruído, e fiz apenas uma aplicação...acho que hoje a noite vou dar mais um trato nela e ver o que acontece...

Não percebi mudança no som na minha depois da aplicação, mas vou prestar atenção e ver se identifico alguma mudança hoje a noite quando tocar em casa...

Sujeira e umidade realmente podem causar passagem de corrente entre os pontos do circuito para o terra (e isso não é desejável), prejudicando o aterramento e o limpa contatos retira essa sujeira e umidade melhorando o resultado, já comprovei.

Quanto a troca de componentes, estou relutante em fazer qualquer alteração na guita, pra manter ela original, mas caso realmente seja necessário, paciência...

Tô pensando em colocar uns capacitores daqueles vintage que a galera tanto fala...deve dar uma amaciada legal no timbre...

Ainda assim, se for trocar algo, vou optar por manter o mais fiel possível ao original.

mais uma vez agradeço.

o/

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Rei Arthur Pendragon

Esqueci de perguntar...é uma Gibson Studio essa que você teve o problema resolvido com o limpa contatos?

Já trocou mais alguma coisa nela ou só acrescentou o spitter?

o/

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mar/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
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amilanezi
Não, eu tenho uma Studio mas é nova. É uma Tagima K1, coms 2 humbuckers e um splitter (original, n mexi). A fiação é mais básica, só um Vol+Tone e um cap. A mudança no som n ocorreu após a limpeza, eu já sentia antes de começar a falhar demais.

Durante muito tempo o limpa-contatos resolveu o problema. Mas essa guitarra já foi tocada em shows em praia, viajou de avião/barco para lugares diferentes e sofreu demais já. Existe um momento que a oxidação dos componentes já está bastante avançada, e eu acho que é o meu caso. Isso varia também de instrumento para instrumento. Alguns componentes duram mais, tem mais qualidade ou a cavidade é mais protegida. Não dá pra fazer uma previsão e dizer tipo : ah, isso vai funcionar uns 10 anos sem prob ou durar p sempre.

Use mais umas duas aplicações, tenta pegar partes que antes não era possível alcançar (levanta o push pull espirra o bagulho e fica abrindo e fechando ele, manda nas soldas, etc)

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Rei Arthur Pendragon

Beleza, vou aplicar mais umas duas vezes esse limpa contatos pra ver se melhora.

To pensando em desmontar a toggle switch pra aplicar de forma bem profunda, para penetrar bem mesmo...

Meus pots não tem push pull, são os originais mesmo...só giram.

Queria tirar os knobs e aplicar o limpa contatos bem fundo nos Pots, mas estão muito firmes e fiquei com medo de quebrar tentando tirar (sou meio ogro...hehehe).

Obrigado amigo, bom saber que tivesse o mesmo problema que o meu e resolveu sem ter que usar blindagem.

o/

Ramsay
Veterano
# mar/14
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Tô pensando em colocar uns capacitores daqueles vintage que a galera tanto fala...deve dar um brilho legal no timbre...


amilanezi
Capacitores vintage, ao invés de dar brilho ao timbre, fazem o contrário, ou seja, dão uma amaciada no som que fica mais aveludado.

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Ramsay

Hehe, verdade...me expressei mal...brilho é mais usado pra dizer "agudo" né...tem razão...o brilho que eu me referia era essa "amaciada" no som...

Vou dar um edit pra não ficar confuso.

o/

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Relatando mais uma fase do processo...

Ontem fiz mais uma aplicação de limpa contatos na toggle switch, e pots...

Reduziu um pouco mais o chiado, mas ainda não tá do meu agrado...acho que a partir de agora pra melhorar o aterramento somente trocando componentes.

Acho que a idéia seria trocar por partes.

To pensando em ir trocando na seguinte sequência:

1-Toggle Switch (grande possibilidade de ser a causa maior do chiado)
2-Fiação elétrica (outra fonte provável da causa)
3-pots e capacitores;
4-jack P10 (talvez apenas desmontar e limpar...está com certa oxidação).

Dessa forma vou eliminando a possibilidade de causa do mal aterramento do circuito por componente e a idéia seria manter o circuito e componentes o mais original possível.

Ou seria melhor partir para trocar tudo de uma vez?

o/

MMI
Veterano
# mar/14
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amilanezi

Se for trocar, é melhor fazer de uma vez, já que os componentes nem são tão caros.

Minha sugestão é você comprar de fora, de boas marcas ou originais, esperar chegar e trocar de uma vez. Tome cuidado para não trocar por um de qualidade inferior - tem uns jacks P10, por exemplo, que são bem ruinzinhos. Mas faz de uma vez.

amilanezi
Veterano
# mar/14
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MMI
Ok...valeu pela ajuda!

Caso realmente seja necessário a troca da elétrica toda, vou pesquisar online alguma loja e dar preferência a componentes originais Gibson mesmo...talvez consiga encontrar um kit completo com switch, pots, jack e fiação completinho que deve ser mais barato.

Alguma indicação boa de loja para compra desse material?

o/

MMI
Veterano
# mar/14
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amilanezi

http://www.stewmac.com/

Vai de potenciômetros CTS...

amilanezi
Veterano
# mar/14
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MMI
Valeu!!

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
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Eu gastei um bom tempo blindando uma Squier bem ruim e uma Condor RX-30. conferi para ver se em toda a blindagem estava em contato com o terra. depois de terminar o serviço constatei que ficou a mesma bosta.
Minha fender com noiseless não tem blindagem, só aquele papel alumínio no escudo, que acredito que seja apenas para dar contato terra nos potenciômetros, não chia nada, nem pega radio,estática....

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Luiz_RibeiroSP

Bem isso amigo...aterramento é uma coisa...interferência eletromagnética é outra....não se resolve problema de ambos da mesma forma...

A conclusão é simples:

Ruído causado por interferência eletromagnética pode ser amenizado com a blindagem, porém o ruído causado por aterramento ineficiente não.

Além de bastante pesquisa, o Mestre Bertola confirmou o meu entendimento da mesma forma...perguntei no tópico de Luthieria.

E ponto!

Vou iniciar agora a pesquisa de como melhorar o aterramento da bichana e esquecer a blindagem por enquanto.

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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amilanezi
Mas no meu caso nem é o aterramento, é o captador que é tosco. pelo preço valeu porque o jogo de noiseless é 1k. Perdi o domingo pra fazer isso nas duas. O aterramento da tomada que é dificil de ser bom no brasil, em casa tava tudo ferrado mas agora ta refeito, não conheço muito da area mas ta de acordo com minha apostila de NR-10, e não tomo choque no chuveiro uheuehueh. Da quitarra acho que não tem segredo, o gnd dela tem que ficar junto com o aterramento no amp. mas nunca pesquisei mais a fundo a respeito.

amilanezi
Veterano
# mar/14
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Luiz_RibeiroSP

Sim...ainda mais que são caps tipo single (1 bobina apenas) que já tem ruído natuaral da construção deles, não tem como sumir com ele 100%.

Os Humbuckers são construídos de outra forma, por terem duas bobinas enroladas de forma que uma anula o ruído (Hummmm) da outra....por isso o nome HummmBucker...hehe..

A grande característica do ruído de aterramento é que ele some quando se encosta em alguma parte metálica da guitarra ou nas cordas, pois encostando nelas vc está aterrando de forma eficiente o sistema.

Como faço base nas músicas que tocamos, e algumas partes tem somente a guitarra principal, a minha ficaria chiando se eu não encostar na parte metálica dela e isso me irrita...

Por isso preciso resolver o problema do aterramento logo...pra ficar menos estressado...hehe

o/

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mar/14
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amilanezi
A Condor RX30 tem um duplo na ponte, mas faz zumbido tambem, nada gritante nem tão característico de bobina simples, mas chia. A Squier é captador simples, e ruim.
Mas uma coisa não entendo, se por causa do aterramento, a guitarra cria zumbidos, porque quando encostamos nela o mesmo some? considerando que mesmo com calçados isso acontece. o aterramento deve ser ligado ao planeta terra, e não estamos eletricamente ligados, ja que geralmente estamos pisando numa sola de borracha, em cima de uma alvenaria,piso de madeira, carpete... pode ter o que for que acontece. Por outro lado se considerarmos que as cordas tenham uma carga eletrostática diferente da nossa, quando encostarmos elas se distribuiriam nos dois corpos (guitarra/guitarreiro), mas se isso fosse verdade a guitarra não voltaria a fazer barulho quando soltamos as cordas, e dependendo da carga elétrica nem daria certo... até hoje não entendi direito isso.

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