Melhores Tétrades para o Modo

Autor Mensagem
    renatoff
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: renatoff

estava tentando compor uma musica a partir da teoria e n a partir da minha cabeça.
    escolhi o modo A Lidio... ou seja, escala de E maior mas com a intençao lidio.

ai parei pra anotar as tetrades q caracterizam este modo. Teoricamente são as tetrades q contem a nota D#. Ok

Temos entao:

E7M (E G# B D#)
    F#m6 (F# C# A D#)
    A(5-) (A E C# D#)
    C#m9 (C# G# E D#)

Acordes como por exemplo G#m ja possuem D# entao pensei q nao é necessaria uma tetrade.

Aí fui pesquisar na internet as tetrades caracteristicas desse modo pra ver se eu tinha feito td certo.. ai achei isso:

I7M - E7M - Ok
    IIIm7 - G#m7 - adiciona F#.. mas pq? a nota caracteristica é D#, n F#
    V7M - B7M - adiciona A#, que nem faz parte da escala de E maior. e B ja possui D#
    VIIm7 - C#m7 - Adiciona B, pensei q o correto seria adicionar D#

Alguem poderia me explicar o porquê de serem estas as tetrades caracteristicas? a unica que fez sentido foi I7M...

Fonte: http://www.slrevistaeletronica.com.br/colunas/modo-lidio-algumas-soluc oes-para-a-lidio.html

Stav
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Stav
    · votar

Pense no seguinte A lidio é a escala de Mi jonio então as notas que vão funcionar pra este modo já que ele não possui notas a serem evitadas são:

A B C# D#(#11caracteristica do modo) E F#(9ª da escala de E) e G#

vc se enganou neste V7M o quinto grau é sempre Dominante ou seja V7 então no caso do campo harmonico de E maior fica (B D# F# A)

Stav
    Membro Novato
    · votar

e o VII grau não é m7, mas sim VIIm7(b5) ou seja, no campo harmônico de Mi jonio VIIm7(b5) seria um D#m7(b5) (D# F# A C#), o C# seria VIm7 (C# E G# B) o D# se encaixaria nesse grau como 9ª.

Filippo14
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Filippo14
    · votar

renatoff
    Eu aprendi de duas formas. Tem como voce tocar modal e tonal. Modal seria o que você falou no inicio. Tocar tonal é quando você muda as tonalidades, sendo que você pode mudar de tom e tocar modal neles.

Bom, voltando ao assunto que eu ja falei varias coisas que você não falou. Para dar características mais fortes ao tocar modal, a harmonia vai ajudar muito. Eu aprendi pensando em cadências de IV-V-I, sendo o I o modo que você deseja tocar. Diferente do jônio que todos são maiores nesse caso, em outros modos isso pode variar, pois os acordes são os mesmos do campo harmônico do modo desejado. Fora isso você adiciona aos acordes o baixo no modo desejado.

Pensando em A lídio, o campo é:

Emaj7 - F#m7 - G#m7 - Amaj7¹¹# - B7 - C#m7 - D#m7b5 (meio dim)

Agora vamos colocar o Amaj7¹¹# como I:

Amaj7¹¹# - B7 - C#m7 - D#m7b5 (meio dim)-Emaj7 - F#m7 - G#m7

Criamos a cadência IV - V -I
    Amaj7¹¹# - D#m7b5(meio dim) - Emaj7

Vamos agora adicionar a nota Lá (A) no bordão:

Amaj7¹¹# - D#m7b5/A - Emaj7/A

Isso costuma funcionar muito bem, fora isso você pode pensar em relativos maiores e menores para substituir os acordes que você quiser, e isso funciona com qualquer modo que quiser usar, apenas procure manter o formato IV - V -I, II -V -I. Contudo, quando for pensar em tocar "tonal" e quiser dar intenções dentro dessas tonalidades que ficam mudando durante a música, basta adicionar o bordão no acorde que você quiser que ele dará a sonoridade desejada, logicamente é preciso se prender nesses casos ao C.H. (Campo Harmônico).

Abração

Usando a ideia que eu dei

renatoff
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: renatoff
    · votar

Stav

tá.. entao vc disse q tem duas notas q "caracterizam" o modo... a 11ª e a 9ª

a 11ª no caso do lidio ocorre pq é a unica nota presente no campo harmonico de E e ausente no de A... mas e a 9ª? pq ela é caracteristica tbm?

Filippo14

entendi oq vc quis dizer... é uma boa dica...
    mas qnd vc disse:

"Pensando em A lídio, o campo é:

Emaj7 - F#m7 - G#m7 - Amaj7¹¹# - B7 - C#m7 - D#m7b5 (meio dim)"

mas pq o campo é este? pq F#m7? pq é com setima e n com sexta, com 5 bemol, etc...?
    eu pensava q era só adicionar a nota caracteristica (D#) mas pelo visto, n é... quero saber pq o campo é como é

Stav
    Membro Novato
    · votar

A 9ª não é caracteristica do lidio somente a #11! não disse isso, só falei que o F# é a nona da escala de E, pois vc estava na duvida de onde ela vinha, todas as notas presentes no E jonio estão presentes no A lídio as duas são a mesma escala usada em duas situações diferentes.

As tétrades são compostas apenas de T-3ª-5ª-7ª o resto são tensões disponíveis e variam de grau para grau!

O campo Harmônico é do jeito que é porque é formado de Terças sobrepostas, então observe a escala de E maior

E F# G# A B C# D#, vamos sobrepor as terças:

E G# B D# (I - E7M)
    F# A C# E (II - F#m7)
    G# B D# F# (III - G#m7)
    A C# E G# (IV - A7M)
    B D# F# A (V - B7)
    C# E G# B (VI - C#m7)
    D# F# A C# (VII - D#m7(b5))

Assim obtemos o campo harmônico de E maior Jônio, se começar esse campo harmônico partindo do A7M temos o campo harmônico de A lídio

renatoff
    Veterano
    # mar/14
    · votar

Stav

ahhh agora entendi!!! vlw!! :D

mas qual o motivo de se sobrepor as terças? isso da a sonoridade caracteristica do modo?

e quando estou compondo eu deveria tentar encaixar a nota caracteristica nos acordes ou seguir os acordes formados com a sobreposiçao das terças?

eu sei que quando vamos compor não existem regras!! pelo amor de deus.. só quero entender oq é TEORICAMENTE "aceitavel", ou melhor: oq é mais clichê e TEORICAMENTE deixaria a musica mais agradavel e com a intençao lidio.

Stav
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar

Sobreposição de terças é o jeito como são formados os acordes, temos acordes quartais também, mas isso é outra historia.

Se você quer deixar a sonoridade do lídio bem implícita use a #11 aumentada de acordes IV7M(Grau de onde o lídio é gerado) que é quem caracteriza este modo.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Melhores Tétrades para o Modo