Edwards Les Paul x Gibson Les Paul Std - Alguém Saberia?

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# mar/14


Olá galera!

Há um certo tempo venho pesquisando e lendo na gringa sobre essas cópias fieis de Les Paul que a Edwards faz.

Em suma, o que extraí foi que a Edwards é uma marca que a ESP usa para fabricar cópias exatas de Les Paul, stratos e teles, para vender no japão apenas, pois nos EUA seria quebra de patente.

Segundo o que se lê na net, inclusive me deixou curioso um blog de um luthier americano dizendo que uma Edwards é tranquilamente melhor construída do que uma Gibson Standard.

No mais em fóruns o pessoal costuma colocá-la como melhor que a LP Studio, mas percebo uma certa resistência da galera em compará-la com as LP Standards (creio q por causa do peso do logo no head e diferença de preço).

Em geral as avaliações são boas e sempre se fala em custo benefício.

Agora jogo a bola pra vcs! Alguém já tocou nessas guitarras e/ou conhece melhor para nos dizer?

Como fica uma Edwards Les Paul vs Gibson Standard?

Abraços

ps.: Usei a busca, mas os poucos tópicos sobre edwards tem cerca de 10 anos de idade e foram pouco esclarecedores nesse sentido.

MMJr
Veterano
# mar/14
· votar


Ilustrando....



Valeu...

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar


Nefelibata
Pelo o que eu ouvi e li, as Edwards Les Paul soam diferente das Gibson Std, ou tradicionais, são boas guitarras, talvez no mesmo nível de Gibson. Mas eu nunca toquei numa, e nem vi no Brasil, não posso afirmar nada. Se procurar por elas, talvez seria mais fácil comprar uma feita por um luthiers como Peruzzo, N.Zaganin e/ou similar.
Deve ser bem difícil achar uma, e comprar sem muitas referencias é complicado.

Interessante o tópico, pois tem bastante informação em fóruns gringos, mas aqui no Brasil, é bem pouco conhecida.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Não sei te dizer sobre a Edwards exatamente. Eu tenho uma ESP japa, tenho algumas Gibson e conheço as LP ESP (não falo das LTD).

De forma geral, as LP ESP, as LP deles como a Hetfield ou mesmo as Custom Shop são de fato bem feitas, com algumas diferenças em nome de conforto e ergonomia, seria um desenho um pouco modernizado. Mas não conheço as Edwards para te dizer, aposto que são muito boas.

As Gibson LP Std são boas guitarras de forma geral, mas a verdade é que não é difícil de achar guitarras que na média são melhores que elas.

A questão, honestamente, é que não vejo vantagem em trazer uma Edwards. Uma Gibson Standard pode-se dizer que é um investimento, tem mercado para revenda, é sonho de muita gente, já a Edwards é uma ilustre desconhecida, apesar de boa. Se for para comprar uma desconhecida, mas boa, eu iria em alguns poucos luthiers nacionais que com certeza fazem melhores guitarras LP que a maioria da Gibson Reissue, sem dor de cabeça para trazer, sem riscos, muito boas, porém com logo desconhecido e baixo valor de revenda, assim como a Edwards.

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


MMJr

Obrigado, verei o vídeo qdo chegar em casa.

Jeff.guitar

Numa comparação em um fórum, o sujeito disse q a Gibbo studio dele tinha mais médios que a Edwards dele tb, que era mais mid scooped, mas em ambas o som é de les paul legítimo. Entretanto, ele ressalva que até entre modelos da mesma série da mesma fábrica apresentam essas diferenças, de forma que não dá pra concluir que isso seja da marca.

Abraço

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

No futuro penso em ter uma Lespa de respeito e depois de pesquisas, cheguei na Edwards pelo visual clássico, construção, timbre e preço, pois uma dessas custa cerca de 60% o preço de uma Gibson LP Std (nos EUA em dólar).

O que me balançou mais foram comentários de luthiers em blogs americanos (tipo aquele Ed Roman, apesar de ser um falastrão, já trabalhou pra gibson e tem umas opiniões interessantes), nem tanto o comentário do pessoal em fóruns, que mtas vzs sucumbem ao peso da marca e da tradição.

Hoje, com esse dólar macabro, somando frete e impostos, calculo uma Edwards saindo por 4 mil reais + ou -.

Agora, sua idéia de luthier é interessante, será q nesse preço eu consigo fazer uma Dunamiz, p. ex.? (qualidade superior, segundo dizem)

Abraço

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar


Pegando o embalo, Dunamiz é do nível de N.Zaganin com preço melhor, correto? =P

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Sei lá... Essa é uma guitarra para o mercado japonês, numa olhada rápida não vi uma nos EUA para vender. Se custa lá 60% do preço de uma Gibson já começa a me deixar com uma pulga atrás da orelha, é muita mágica para oferecer um preço tão baixo para um produto pretensamente melhor.

O Ed Roman de fato era um falastrão, um cara de opiniões fortes e muitas vezes polêmico, pena que morreu e fechou a loja dele em Las Vegas, era legal. Mas tem algumas (poucas) coisas que tinha no site dele que eu não concordo, algumas acho que generalizava demais, algumas acho que tinha algo por trás, alguma birra, política ou interesse comercial, não sei. Mas concordo, é uma grande referência. Ou seja, na minha opinião ele também caía no pecado de sucumbir a alguma coisa por trás... (acho que todo mundo, na verdade)

Apesar de conhecer bem o pessoal da Dunamiz e o trabalho deles, não tenho ideia do preço. O Zaganin, que lhe indicaram também, nem se compara, assim como da Music Maker, é outro cuidado, outra maneira de fazer. Não conheço as guitarras do Peruzzo que tanto falam aqui, muito por conta do De Ros, não posso elogiar nem criticar. Mas dos que eu conheço aqui no Brasil, quem faz este nível de LP que se compare é o Cassias, que não faz cópia de Les Paul. Desconfio que com 4k você não consegue fazer com eles, mas tem a vantagem de fazer com o melhor mogno, o melhor jacarandá da bahia, ter a garantia do fabricante em território nacional, além de discutir o preço e eventualmente parcelar, o que pode permitir ir um pouco além deste preço imaginado. De toda forma, é questão de conversar com eles, não sei sobre isso e nem os represento. As guitarras são fenomenais, se tem dúvidas fale com o nichendrix ou o edujazz que conhecem bem.

Abç

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Jeff.guitar

O Zaganin, na minha opinião, foi um dos grandes luthiers do Brasil. Digo foi porque hoje é uma marca e o Zaganin se divide hoje entre a Royal (importadora), viajando muito para a China encomendar por exemplo as Seizi, e a administração da empresa dele. A luthieria que leva o nome dele se divide entre 4 pessoas (pelo menos era isso no início do ano passado), sendo que nem todos são bons. Ou seja, a Dunamiz é uma luthieria melhor e até onde ouvi falar, com preços melhores.

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar


MMI
Perguntei, pois guitarras de luthieria só tinha tocado numa teleca do Zaganin, então era a referência que tenho, pequena, mas a única.

a Dunamiz é uma luthieria melhor e até onde ouvi falar, com preços melhores.
É uma frase animadora =P

Valeu velho.

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Na verdade, nos EUA só se encontra as Edwards via Ebay, importando direto do JP, pois elas são cópias idênticas de forma que configuram quebra de patente. Como parece q no japão não tem esse problema, eles copiam o design na cara dura e só vendem em seu mercado interno, bem algumas lojas mandam para fora (ebay).

Para o nicho de LP nos EUA a ESP tem seus modelos próprios.

Quanto ao preço não acho milagre ela custar 60% de uma Gibson. MInha visão: uma Edwards finalizada em nitro custa cerca de $1200,00 dólares. Uma Gibson std uns 2200, isso no preço final. De onde vem a diferença? Mão de obra mais barata que nos EUA; o top é de maple sólido sem figuração, para tanto eles usam um veneer nas pinturas trasnparentes; e o mais importante: a marca Gibson; Margem de lucro, acredito que numa guitarra de grande tradição, a margem de lucro final deva ser bem maior pra cadeia comercial do que pra uma marca avulsa.

Quanto às luthierias, Sou fascinado pela dunamiz e cassias; zaganin já deu o que tinha que dar e ultimamente tenho ouvidos relatos desagradáveis a respeito; peruzzo não gostei da cara das guitarras, não faz meu estilo.

Certamente eu prefiro uma dunamiz ou cassias à qualquer Gibson que não seja CS ou Edwards. Mas, falando do economicamente viável, do custo-benefício sem abrir mão de qualidade e sem ser mukirana, hoje sou inclinado na Edwards.

john Norum
Veterano
# mar/14 · Editado por: john Norum
· votar


Não só Edwards mais também orville,greco,burny e varias outras marcas japonesas que ainda fabricam nos dias de hoje.
O que mais me surpreendeu foi ver uma vintage em comparação com uma gibson.



MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Quanto ao preço não acho milagre ela custar 60% de uma Gibson. MInha visão: uma Edwards finalizada em nitro custa cerca de $1200,00 dólares. Uma Gibson std uns 2200, isso no preço final. De onde vem a diferença? Mão de obra mais barata que nos EUA; o top é de maple sólido sem figuração, para tanto eles usam um veneer nas pinturas trasnparentes; e o mais importante: a marca Gibson; Margem de lucro, acredito que numa guitarra de grande tradição, a margem de lucro final deva ser bem maior pra cadeia comercial do que pra uma marca avulsa.

Não acredito nisso. Mas como é mera especulação, o que eu acho e o que você acha, sem dados concretos, ficamos assim. Deixa para lá... ;-)

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Hehehehe, pois é... pura especulação do milho verde... Quanto ao preço da marca no head é discutível, mas a mão de obra e o top figurado fazem diferença.

Por outro lado, ela é do preço de uma Gibson studio. Mas, segundo se diz, o acabamento, construção e madeiras (corpo da edwards não é fino como da studio) são mais caprichados q uma studio (e tb à medida q se diz q elas não costumam dar problema como algumas studio), com tops de maple sólido e veneer pra dar buniteza.

Ainda neste sentido, o que justifica mil dólares de diferença entre uma studio e uma standard? Tudo isso por uma pintura, um top de maple meia boca e um corpo mais grosso?

Que acha?

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata
Hoje, com esse dólar macabro, somando frete e impostos, calculo uma Edwards saindo por 4 mil reais + ou -.

Agora, sua idéia de luthier é interessante, será q nesse preço eu consigo fazer uma Dunamiz, p. ex.? (qualidade superior, segundo dizem)


MMI
Apesar de conhecer bem o pessoal da Dunamiz e o trabalho deles, não tenho ideia do preço.

Eu cheguei a cotar uma lespa com eles. Corpo de mogno, top de flamed maple braço de mogno e escala de BR rosewood. Quanto as ferragens, tarraxas Grover ou Kluson e ponte ABR-1 stop tail Gotoh e captação Fullertone.

Sairia por 4850. Achei um pouco salgado, mas o trabalho dos caras parece ser muito bom.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.636776003055578.1073741845.1 82746935125156&type=1

EduJazz
Veterano
# mar/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Opa, eu conheço essa guitarra.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Se você procura uma Lespa de respeito mesmo e não um logo no head, então as Studio não são um bom parâmetro na minha opinião. São guitarras honestas. Se o parâmetro for a Studio, então ok, o preço é condizente e mais viável de comparação.


Ainda neste sentido, o que justifica mil dólares de diferença entre uma studio e uma standard? Tudo isso por uma pintura, um top de maple meia boca e um corpo mais grosso?

Voltemos para a especulação... rs

Acho que nessa diferença de preço inclui madeiras mais simples, mão de obra mais simples, pintura mais simples, controle de qualidade mais simples e por mais incrível que possa parecer, o binding é algo bem caro. O material, de celulóide, é considerado explosivo e necessita de frete especial, a mão de obra e hora de trabalho é bem maior e mais complicada (especializada), o acabamento dá mais trabalho. Se isso justifica eu não sei, o fato é que a qualidade média de uma para outra é diferente.

GuitarristaDoNickEstranho

Sairia por 4850. Achei um pouco salgado, mas o trabalho dos caras parece ser muito bom.

Por esse preço eu acho barato. É uma guitarra que geralmente supera as Gibson Custom Shop, não estamos falando de Studio. A captação Fullertone do Edu é algo de extremamente especial, a guitarra fala muito.

Lelo Mig
Membro
# mar/14
· votar


Nefelibata

Não sei exatamente a sua intenção...ou curiosidade, mas vou dar um exemplo que conheço bem de perto.

Um amigo, queria porque queria uma Les Paul de qualidade. Ele não é ingenuo, conhece muito de guitarras, possui pelo menos 6 guitarras entre elas Fenders Stratos e Telecasters Americans muito boas, além de uma bela Jackson anos 90 e outras.

Só que o curioso é que ele não curte Les Pauls, a ponto de pagar por uma Gibson.....coisa de louco...hehehe.

Mas, ele foi a China à trabalho e trouxe uma Gibson Les Paul (réplica, falsa, cópia, e etc), de excelente qualidade. Eu vi e toquei a guitarra, ela é realmente muito boa........e barata.

Resumindo, ele queria uma Les Paul boa e barata, optou por uma cópia. Ele sabe que não vale nada comercialmente e é honesto o suficiente para não enganar ninguém caso deseje vender.......apenas satisfez um desejo.

Fora dessa situação........concordo com tudo que o MMI falou.

Ou se têm uma Les Paul qualquer (mesmo que seja boa), ou se têm uma Gibson Les Paul.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/14
· votar


EduJazz
Opa, eu conheço essa guitarra.


hehehehe

É a tua né? Eu vi lá no seu tópico algumas fotos. Ficou show de bola. Parabéns.

MMI
Por esse preço eu acho barato. É uma guitarra que geralmente supera as Gibson Custom Shop, não estamos falando de Studio. A captação Fullertone do Edu é algo de extremamente especial, a guitarra fala muito.


Então, cara. Eu quis dizer um pouco salgado se analisar só o preço em si. Mas acredito eu que o nível do trabalho dos caras é altíssimo. Eu não conheço pessoalmente, mas pelas fotos deu pra ver que os caras são muito bons, e a guitarra parece ser muito boa.

Se é superior às Custom Shop da Gibson mesmo como você diz, aí e que o preço tá bom sim.

Agora, esses captadores Fullertone, você por acaso tem algum contato de e-mail dele pra me passar por MP? O cara não tem site, só o Facebook, e como eu não tenho Facebook, não consigo contato. Queria ver com ele quais os captadores que ele faz, quais os preços, se ele faz algum custom, etc.

EduJazz
Veterano
# mar/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

É a minha filhota sim!!

Cara, quanto aos captadores, o MMI deve ter os contatos, eu msm não os tenho! Mas já te adianto, são, de longe, os melhores PAF style que já toquei. Tenho bons captadores em outras guitarras, mas esses do Edu me surpreendem a cada dia.

E que bela desvirtuada demos no tópico, heim?

Quanto às Edwards em si, só conheço de ouvir falar, mas se for no nível das Burny, grecco, Tokai etc me parece uma ótima guitarra. O que eu acho foda é a impossibilidade de testar.

MMI
Veterano
# mar/14
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Conheço o Edu pessoalmente e conheço vários captadores que ele fez. É um dos caras que mais manjam de captadores que conheço, extremamente detalhista e estudioso neste assunto. Ele faz custom sim, aliás, o que mais faz. Mas se quiser um captador dele, dificilmente vai conseguir se não comprar uma guitarra feita de algum dos pouquíssimos luthiers que ele trabalha. Por isso, para falar com ele é no facebook mesmo, mas não lhe garanto que ele vá fazer algo para você, provavelmente não.

O problema é que ele tem uma empresa de outro ramo (nada a ver com captadores), que lhe toma muito tempo e trabalho. Os captadores ele faz com esmero total, mas só atende uns poucos clientes de guitarras vintage de verdade (estou falando de Gibson 58 original, Fender da década de 50) e uns poucos luthiers, se não me engano são 4. Isso é tudo, ele fez para um colega aqui do fórum que eu apresentei, mas fez porque tinha interesse, pelo que eu entendi depois. Para mim mesmo ele não fez e nem vai fazer. Os preços dele são até acessíveis e "baratos", como eu comentei que as guitarras Dunamiz são baratas. Lamento...

Bog
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Nos meus tempos de Japão eu acabei tocando bastante em Edwards e outras LP japas. A primeira coisa que tem que ficar claro: estas marcas também têm séries e modelos diferentes. Algumas começam com guitarrinhas chinesas quase genéricas e vão até aquelas coisas do tipo "feita com madeira encontrada em um navio naufragado em 1800 e pouco" (não estou inventando, tinha uma história mais ou menos nessa linha mesmo!). As Edwards mais baratas que eu testei eram boas guitarras, mas eram estranhamente leves. O acabamento era decente (não perfeito), e várias que eu pegava tinham pequenos problemas de mal contato. O grande diferencial dessas guitarras é a captação, que é Seymour Duncan mesmo nas mais baratas. Apesar disso, o clean dessas guitarras me parecia sempre um pouco menos rico que outras que eu testei - o que pode ser questão de regulagem (captador muito afundado), mas... Já os modelos mais caros, tinha uns que eu confesso que não conseguiria distinguir de uma Gibson.

Mas já que você está interessado nessas guitarras Japas, minha sugestão são os modelos intermediários da Fujigen e Tokai. Colocando de maneira simples, uma vez eu fui lá pensando em comprar uma Gibson LP Traditional, e saí da loja com uma Fujigen NCLS-20R. Fiquei entre esta guitarra e uma Tokai, e escolhi a Fujigen pelo braço mais confortável e pelo desconto-por-risco-imperceptível (coisa comum no Japão). Fiz esta compra acho que em 2010, e nunca me arrependi de não ter pegado a Gibson. Tenho também uma Gibson Studio, e entre as duas eu prefiro a Fujigen. Só tem que ver que os captadores próprios da Fujigen e da Tokai são (bem) ruins, tanto que eles mesmos colocam nos modelos intermediários captadores de outras marcas.

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


MMI

Acho que nessa diferença de preço inclui madeiras mais simples, mão de obra mais simples, pintura mais simples, controle de qualidade mais simples e por mais incrível que possa parecer, o binding é algo bem caro. O material, de celulóide, é considerado explosivo e necessita de frete especial, a mão de obra e hora de trabalho é bem maior e mais complicada (especializada), o acabamento dá mais trabalho. Se isso justifica eu não sei, o fato é que a qualidade média de uma para outra é diferente.

Isso reforça meu pensamento sobre o preço do logo no head. Veja, a Edwards faz uma guita com tudo isso no preço da Studio. Pq a gibson não faz?

Aí a pergunta é outra: Mas a Edwards faz MESMO? Digo, com qualidade? O Roman diz que sim, tal qual outros. Ainda atestam que nunca viram uma dar problema.

GuitarristaDoNickEstranho

Uma dunamiz saindo nesse preço, vou sem dó. Achei q o buraco fosse mais embaixo! Duro que agora tou pegando um Pedrone mais cab vai ficar quase 6k. Então é pro futuro mesmo, pq sou hobbysta. Se eu tivesse uma banda tocando aí direto, já tinha metido a cara. Eu fico com dó de comprar essas jóias e depois subutilizar.

Lelo Mig

Valeu a intenção, mas queria uma coisa boa de verdade sabe. Já vi de perto umas falsificações e achei medonhas...

EduJazz

A das fotos é sua??? Santa mãe de Deus... Deixa minha grana em paz!!!

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


Bog

Da Edwards eu tava interessado nos modelos mais top mesmo, com acabamento em nitro puro (não aquela q é poly com nitro por cima).

Também vi nos fóruns gringos a mesma recomendação que a sua, sobre fujigen e tokais. Mas, falavam sobre níveis parecidos, sendo fujigens as mais tops. Duro é q estas são preço de gibson e colocando a importação, frete e tributos, prefiro uma de luthier.

Por isto estou me atentando às Edwards, custo benefício sem abrir mão de qualidade, afinal, como anotei acima, ela pode chegar pra mim, já contando os custos todos, por quase 4k.

Abraço

EduJazz
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Acredite, ao vivo ela é ainda mais bonita.

Mas sobre a Dunamiz, eu te indico tranquilamente. É minha melhor guitarra, muito especial, e, melhor ainda, foi feita do jeito que eu queria.

Vc é de SP? Se for, faz uma visita pra Dunamiz. Os caras vão te receber mto bem, com Ctz. Não gosto muito de falar de preço, pq cada projeto é único. Mas, pela qualidade que eles me entregaram, não tenho medo de dizer que a guitarra "vale mais do que custa".

Ramsay
Veterano
# mar/14 · Editado por: Ramsay
· votar


Nefelibata

Eu não sei qual a LP da Edwards foi usada no vídeo que o MMJr postou, mas confesso que achei o som da Gibson bem superior.
Essas guitarras top da Edwards são fabricadas no Japão??
Porque se for, já é um passo adiante para comparação com as Gibson.

Nefelibata
Veterano
# mar/14
· votar


EduJazz

Tenho certeza q sua guitarra é sensacional!

Um dia perdi quase uma hora no facebook dos caras... só babando. Posso te mandar uma MP?

Lelo Mig
Membro
# mar/14
· votar


Nefelibata

Entendo...mas uma consideração: esta, no caso, não é uma "falsificação medonha" é uma "falsificação perfeita".......

Alguns aqui no FCC já viram, houve até tópico sobre elas.

Obs: Não aprovo muito, justamente por ser "falsificação"........

EduJazz
Veterano
# mar/14
· votar


Nefelibata

Claro!!

Nefelibata
Veterano
# mar/14 · Editado por: Nefelibata
· votar


Lelo Mig

A questão da falsificação me impede totalmente disto também.

EduJazz

Mandei! Eu sou do interior do paraná. Logo, para mim tudo é muito limitado.

Ramsay

No vídeo ali tem a questão dos captadores né. E eu detesto esse JB. Ainda, minha vontade é uma Edwards top, que custa uns $300 mais que essa comunzinha. Segundo se lê, essa é bem melhor.

Edit: O som da gibbo no video tem mais punch nos médios, com agudos arredondados e a porcaria do JB... bem, tem seu som de JB seco, oco e ardido. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Edwards Les Paul x Gibson Les Paul Std - Alguém Saberia?