Review: Epiphone Wildkat

    Autor Mensagem
    caio
    Veterano
    # fev/14


    Estou com uma Epiphone WIldkat há algum tempinho, e por ser uma guitarra que não tem muitas informações a respeito por ai, quis ajudar, ainda que bem pouco, quem quiser saber um pouco mais sobre ela!

    Corpo: A Wildkat tem um corpo diferente da maioria das outras conhecidas semi-acústicas fabricadas pela Epiphone, como a Casino, Riviera ou 335. É menor, Semi-Hollow, assim, a guitarra fica leve (mais leve que uma Les Paul Standard) e o seu som natural não possui um volume tão forte, mas se faz ouvir desplugada e não deixa de produzir graves bem bonitos.

    Madeiras: Braço em maple (muitíssimo confortável, na minha opinião, melhor que os das Les Paul), escala em rosewood, fundo e as bordas em mogno. O fundo e o braço naturais põem a prova a qualidade das madeiras e do seu acabamento, que não deixam a desejar.

    Acabamento: Apesar da cor amarela “difícil de agradar”, pro meu gosto, a guitarra sempre foi bem bonita. A tampo em flamed maple, as marcações de bolinha no braço, knobs, Jack, captadores, ponte, tarrachas... Tudo impecável, apesar de se falar muito das Epiphones de procedência chinesa, essa só me incomoda em um ponto: Os P90 vinham com “bases” pretas pra regulagem de altura, o que não ficava muito legal, tirados, deixaram uma parte de madeira que não foi muito “bem preparada”, e ai, olhando no captador do braço, você repara algumas lasquinhas de madeira.

    Tarrachas/ Ponte: Ela vem com bigsby de fábrica, de apaixonar, e te permite um leque de possibilidades com muita qualidade, som lindão... Mas não aguenta muito a afinação com movimentos mais bruscos da alavanca ( se voce for mais comportado, não tera problemas), o que, pelo que eu andei lendo, pode ser um problema da ponte, que pode ser resolvido com roller saddles. Alavancadas violentas a parte, as tarrachas seguram perfeitamente a afinação, nunca tive problemas com elas, tanto agora, tanto com a minha antiga LP, também epiphone.

    Captadores/ Timbre: A guitarra esta com os p90 da Gibson, super vintage, não tive chance de experimentar os originais, mas não tenho MESMO do que reclamar, ela esta se colocando muito bem em blues, jazz, country, rock nacional, punk, alternativo, clássico e até um heavy metal dos mais clássicos. Os dois captadores te dão um som cheio, bem definido, e pra quem ficar curioso, é procurar uma pra tocar, acho que nada pode tirar melhor suas duvidas... vou postar uns sonzinhos aqui embaixo, mas nada demais x:

    Somzinho: https://soundcloud.com/caioqg/epiphone-wildkat-teste

    Del-Rei
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    caio
    Cara, sempre achei essa guitarra muito bonita, embora nunca tenha tocado em uma. Pelo visto, a sua é a amarela... É essa aqui?

    É muito linda.
    Parabéns pela guitarra.

    Um aceno de longe!!!

    mogicaqui
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Falando de Wildkats,

    Comprei uma Wildkat Black Royale há alguns meses e achei o timbre muito ruim! Falta de agudos e de dinâmica com uma saída insana.
    E como o caio disse, desafinava com qualquer alavancada mais forte.
    No mais uma pulsta guitarra.
    Encurtando, fiz diversas modificações que recomendo a todos os wildkaters:

    - Reenrolamento dos captadores (Valeu Edu da Fullertone Pickups! Timbre absurdamente bom, nada a dever pros captadores gringos);
    - Ponte Compton;
    - Upgrade de toda a eletrônica (Cabos, pots, jacks);
    - Nut de Tusq;
    - Troca dos Knobs;
    - Setup com fretwork.

    Timbrão, não desafina com o uso da alavanca e tá bonita demais!

    Tralhas

    Bunita!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/14
    · votar


    Essa Epiphone é bacana demais!

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    mogicaqui

    Aí sim, hein? Bela guitarra, parabéns!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    mogicaqui
    - Upgrade de toda a eletrônica (Cabos, pots, jacks);
    Uma pergunta: este tipo de upgrade faz a diferença no som da guitarra?

    mogicaqui
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    erico,

    Os pots e o jack pela resistência mecânica e precisão, dizem que pode fazer diferença no timbre, se faz deve ser muito sutil.

    Os cabos fazem muita diferença, pois um coaxial tem o efeito de um capacitor, se você olhar nas especificações dos cabos coaxiais, tem medida de capacitância por metro linear. Quanto maior a capacitância, maior a perda de agudos, e isto vale para todo o cabeamento guitarra-pedal-amp. A Wildkat tem 3 metros de cabo de má qualidade, o que somando com pots e chave, dá um total de 940pF. Usando cabo de baixa capacitância, reduzi a impedância para 340 pF. Isto faz diferença e melhorou bastante o timbre, já que é uma guitarra de mogno e seus captadores tem pouco brilho.
    No entanto, as mudanças mais dramáticas foram por conta da modificação do captador e da ponte de aço inox monolítica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Epiphone Wildkat