Dificuldade para tocar musicas por tablatura e cifra.

    Autor Mensagem
    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14


    Toco há 7 meses, fico improvisando um sólinhos (que ficam massa até) mas quando vou pegar a tab, tipo American idiot que é bem fácil do Green Day,acabo desistindo pq não consigo tocar... eu sei ler mas não consigo botar em pratica ( sendo que estes meus improvisos são mais difíceis que a própria musica), já to desanimado, pq é tão simples mas eu não consigo! Então nem se fala de cifras que aí é trágico... O que posso fazer? Valeu.

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd
    O que posso fazer? Valeu.
    treinar

    mas quando vou pegar a tab, acabo desistindo pq não consigo tocar...
    Então nem se fala de cifras que aí é trágico...
    há quanto tempo voce toca?
    quanto tempo voce fica tentando uma cifra ou tab?

    se acostumar com essas notações, por mais simples que sejam, leva tempo.
    tem que treinar bastante, ouvir bastante a musica, etc.

    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    kiki
    Quanto tempo seria o normal pra tirar uma musica simples?

    JeGuitar
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd

    Não existe "tempo normal" para se tirar uma música, vai da prática e habilidade natural de cada um, por exemplo, meu tio sabe afinar guitarra de ouvido, já eu não sei, mas eu já sei tirar solos com facilidade, o qual ele jamais conseguiria. Eu sou melhor que ele ou ele melhor que eu? Nenhum dos dois, apenas facilidades diferentes.

    Tem gente que tira música com em 5 minutos, tem gente que demora dias, tem gente que leva meses, não fique sofrendo com isso, e com a prática isso vai melhorando!

    maspn
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    seguindo o teu exemplo:

    tvg_floyd
    Toco há 7 meses, fico improvisando um sólinhos (que ficam massa até) mas quando vou pegar a tab, tipo American idiot que é bem fácil do Green Day,acabo desistindo pq não consigo tocar...

    bom, tem as videos aulas...


    tem o guitar pro.

    tudo isso ajuda para tirar um som... mas... estudar é indispensável.

    assim como a matemática,
    você pode aprender a resolver um problema difícil vendo alguém fazer...

    mas se o problema for outro, você não saberá.
    por que? porque você o decorou.

    tem que saber a formula... no caso da música,
    tu tem que saber o básico cara,

    estude ritmo, escalas, treine agilidade.

    tem cara que toca bem, mas não sabe encontrar um acorde no braço, é difícil assim,

    imagina tu numa banda e o música chega, "pow cara, to meio rouco, diminua um tom... " e ai?
    tu decorou as coisas, sabe altera-las?

    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Valeu aí a todos,vou treinar bastante isso.
    Aproveitando... Queria saber se vcs na hora de tocar se baseiam pelo ritmo ou contam as notas tipo 3x lá , 2x fá ?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd

    Quando a gente vai tocar, a gente toca aquilo que lembra da música. Se tu lembra dela com riqueza de detalhes após ter lido a tablatura, como os efeitos certos pra determinadas partes, variações de intensidade etc tu vai tocar mto melhor né?

    Bloody_Rage
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd

    toco há dois anos e tenho quase a mesma dificuldade,mas comigo é pq eu ñ tenho paciencia mesmo e desisto,li muitas poucas tabs nesses 2 anos,mta coisa aprendi em video aulas e só dava uma conferidinha em algumas tabs,mas é tudo questão de costume,se todo dia vc pegar uma tab,simplesinha vc vai acostumando,tenho um amigo que ñ toca,só sabe ler tab,mas tem paciencia,tira uns temas de games no violão e eu ñ consigo pq ñ tenho paciencia hehehe,mas a dica é todo dia vc ler uma tab diferente.

    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Bloody_Rage

    Bloody_Rage
    É exatamente este meu problema,não tenho costume de ler mas quando vou ler entendo mas nao consigo tocar,parte do meu estudo vai ser botando isso em pratica.
    Bom, mas vcs imprimem a tab ou veêm no pc msm? No pc é foda pq tem q ficar abaixando e tal!

    Bloody_Rage
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd

    eu vejo online mesmo pq ñ tenho paciencia com programa (já se percebe q eu ñ tenho paciencia cm nada hehe),vejo no cifra club,cifras ou o 911 tabs,esse ultimo tem praticamente tudo,agora mesmo tava tirando o tema do super mario bros,tirei quase tudo amanhã vejo o final hehe e cara,uma coisa q eu to vendo aqui,uma solução digamos,é vc ler e tocar MUITO devagar e de preferencia com som limpo,acompanhe na sua mente (tipo "casa 12-casa14 etc...) com minhas aulas eu vi que o grande lance p/ praticamente tudo na guitarra é vc fazer devagar e ñ tem outro jeito cara,oq eu tenho a te dizer é q vc pegue esses temas como eu ou musicas faceis e vá lendo todo dia um diferente,depois vá pegando uns mais complicados,e é muito sério cara eu ñ acreditava mas agora eu to vendo,o jeito é fazer devagar,e se ñ der faz mais devagar.

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd
    Aproveitando... Queria saber se vcs na hora de tocar se baseiam pelo ritmo ou contam as notas tipo 3x lá , 2x fá ?
    ritmo. completamente pelo ouvido, não vejo sentido em decorar quantidades.

    faltou eu falar uma coisa lá em cima: voce nao precisa necessariamente saber cifra e tablatura pra ser um bom musico.
    no entanto são notações simples e que servem de ferramenta pro aprendizado.

    Quanto tempo seria o normal pra tirar uma musica simples?
    o povo já falou, mas eu reforço: não existe tempo normal, cada um tem seu tempo.
    pode levar poucos meses, pode levar anos. tudo depende da sua facilidade, da sua dedicação, de ter gente te instruindo ou não - amigos, professor, etc.

    Bom, mas vcs imprimem a tab ou veêm no pc msm?
    depende.
    se é uma musica simples e/ou nao é muito importante, eu vejo no pc e tento decorar.
    se eu sei que vou tocar a sério - com banda - e/ou a musica é mais complexa, eu imprimo pra poder consultar e treinar sem o computador.
    mas no fim eu sempre tento decorar, que é pra ter o "banco de cifras" na memória

    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    kiki
    Beleza entao, vou treinar cada dia uma, mas eaí tem algumas que vcs recomendam?

    tvg_floyd
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    P.S: eu já to pegando quase toda american idiot, e percebi que só vendo os outros tocar que eu pego mais facil, espero isso mudar!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tvg_floyd

    Música em punk rock tipo green day é quase inútil ler a tablatura, a não ser q tenha solos...

    a melhor coisa pra aprender a ler tablatura bem e rápido é pegar um solo não muito difícil, mas que contenha muitos efeitos tipo hammer, pull off, slide, bend, vibrato etc.....assim vc vai se acostumar com as letras na notação, que acho que é o que mais confunde as pessoas

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade para tocar musicas por tablatura e cifra.