Corpo de Telecaster em Pinho (pine)

    Autor Mensagem
    lucasdesouza
    Veterano
    # fev/14


    Alguém já tocou em alguma telecaster em pinho? Eu tava querendo montar uma tele custom e essa madeira é bem barata para o corpo, a squire usa em suas guitarras, como por exemplo a classic vibe... Se alguém poder me dar as diferenças entre pinho e ash agradeço, abraço

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Eu não saberia te dizer em termos de "som" da madeira, mas parece que fisicamente o Ash é mais resistente. O pinho tende a quebrar mais fácil, por isso acho que as camadas de finish são tão mais espessas nessas guitarras. Reza a lenda que a Fender passou a largar de mão o pinho um pouco pq os donos de guitarra devolviam ela devido a baques menos intensos já arrancarem lascas da madeira. Fora isso deve ter alguma diferença visual tb, mas era bom perguntar pro Luthier no tópico fixo.

    Quanto a essa questão de som, eu sinceramente não sei se dá pra ouvir a diferença que vai fazer, tem gente que diz que escuta ehehhehe mas isso é um grande debate que nunca vai terminar :P

    Eu toquei numa Classic Vibe Tele e achei a guitarra fantástica com sonzaço. Claro que não dei uma porrada nela pra ver se quebrava ehhehehe. Acho que se você fizer direito a parada com um bom finish e escolher um pedaço decente de pinho dá pra fazer tranquilamente.

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Boa tarde!!!

    lucasdesouza
    Eu tenho justamente a Classic Vibe e acho muito legal o som que ela produz.
    Não me arrependi de ter comprado e não sinto necessidade de trocar por uma Fender.
    Sem dúvida há diferenças, como timbre e peso, por exemplo, mas não diria que uma é melhor que a outra, pois a Classic Vibe tem um excelente acabamento e ótimos componentes.
    Pelo Custo x Benefício e pelo timbre que me agradou, eu indicaria sim o pinho da Classic Vibe, mas se a idéia é montar uma em pinho, acho que vc deve considerar que não será apenas o corpo que definirá sua qualidade.

    Valeu!!!

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    Penta_Blues
    Eu fiquei MUITO tentado a comprar essa Tele. Tenho a Strato 50, e sou extremamente feliz com ela. Ainda hoje não acredito quando toco nela... que som e tocabilidade. Saudade quase nenhuma da minha antiga Fender.

    Acabei de comprar uma Gibson e agora estou caçando amp, juntando um cash depois dessa facada. Tenho que lutar pra não gastar essa grana com essa Tele, ela fica me seduzindo, essa fdp

    clguitar
    Membro
    # fev/14
    · votar


    lucasdesouza
    Que eu saiba, as primeiras guitarras montadas pelo Leo Fender eram feitas em pinho, inclusive os braços sem tensor. Obviamente, o braço sempre empenava e ele acabou abandonando essa madeira para o braço. Mas, ao que parece, o corpo em pinho sempre reapareceu em reedições etc.

    Eu também estou com vontade de montar uma Telezinha com corpo em pinho e com um braço que eu tenho sobrando aqui em casa.

    Soultunes
    Membro
    # fev/14
    · votar


    Tem um builder americano que se especializou em teles, dá uma procurada no youtube ou no google para encontrar o site dele, as teles são oferecidas basicamente com corpo em pinho ou ash, tem vídeo com ambas no youtube.

    A marca é LSL Guitars.

    Acho que tem bom material de vídeo e reviews das guitas dele, dá para você sacar um pouco a diferença de timbre entre as duas madeiras.

    Eu, por via das duvidas, teria uma em pinho e outra em swamp ash heheheh

    Maycão
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lucasdesouza

    Entao, nunca toquei numa guitarra de pinho não. Maaas, o pinho é uma madeira pouco densa , mais "macia" e leve, o que tecnicamente, produz uma menor ressonância do som na madeira.
    Para um som clássico de tele, recomenda-se madeiras mais densas, como por exemplo o ash, alder, freijó ou até mesmo o marupá.
    Claro, não quer dizer que se vc fizer uma tele de pinho ficará ruim, sabendo escolher os demais componentes da guitarra como braço, escala, ponte (sim, a composição da ponte PODE interferir no timbre) e captadores, pode ser que soe muito bem também.
    Até porque está se usando muito essa madeira para construção de teles clássicas e é usada frequentemente em cabronitas.

    Portanto vai de seu gosto e o som que vc quer tirar com sua tele. O ash PODE te oferecer um som mais estalado para uma tele. Porém o som nao vem so da madeira, entao certifique-se de escolher um bom hardware para sua guita.

    Bem, só sei de uma coisa: nada me tira a vontade de ter uma bela tele de ash :).

    Boa sorte na escolha
    Flw.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    lucasdesouza
    Cara, se vc quer construir uma tele de pinho, recomendo que use araucária (que já utilizei em instrumentos que construí) e não pinho comum (disponível no mercado brasileiro), pois essa madeira não ressoa bem para um corpo de guitarra.
    Outrossim, recomendo o marupá para o corpo, madeira leve e ressonante.
    Já o amieiro (alder) e o frêixo (ash), não existem no Brasil.
    Uma boa alternativa, um pouco mais pesado e de trabalhabilidade um pouco mais difícil é o freijó.
    Abç

    Penta_Blues
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    Boa tarde!!!

    Rei Arthur Pendragon
    Vou te dizer que eu estava resistindo bravamente à Tele com acabamento em vintage blonde, mas quando os caras lançaram a Butterscotch Blonde, foi muita falta de sacanagem. A GAS foi maior...rsrs

    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corpo de Telecaster em Pinho (pine)