Guitarra em Eb tocando blues uma jam em E

    Autor Mensagem
    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13


    saudações! galera seguinte, eu afino minha guitarra em Eb meio tom abaixo pq curto tocar stevie ray e hendrix. tenho uma duvida boba mas como posso armar uma base de blues em E na guitarra afinada em Eb pra tocar em jam que a galera toque no tom E? tipo onde eu montaria os acordes que soem legal pra acompanhar, pois n quero ter que mudar a afinação pra E, tenho duvida em relação a base mesmo, quanto ao solo eu acompanho numa boa, espero que tenham entendido minha duvida. desde já grato! abraço!

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Nao entendi!!

    Faz tudo que vc faria normalmente apenas 1/2 tom na frente, ou seja na casa da frente, ué?? Vc faz fazer suas coisas em F...Ué!?

    ogner
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: ogner
    · votar


    doble duo post...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Se transpor ficar complicado demais por causa de cordas soltas, etc, usa um capo. Eu sempre tenho uma strato em Eb e faço isso.

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    é mais ou menos isso que vc disse ogner, mas tipo tocando na casa F que vem a ser o E em afinação Eb, não fica com a mesma pegada de um E na afinação normal com a cordas soltas entendeu, a ideia do capotraste é interessante, mas sera que tem outra formação que deixe legal tb?

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    jackie morrison.
    Saquei, ia comentar que vc realmente perde as cordas soltas e e pegada com certeza muda. Acho q o capotraste seja a menos pior saida mesmo, hehe!

    clebergf
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    jackie morrison.

    Mas é diferente a pegada da corda solta e segurando msm...a vibração da corda é diferente ao encostar no traste...o capo não vai deixar igual solta, pois ele também vai usar o traste para chegar no E, mas facilita a articulação dos acordes...

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    tentei em E7 mas não ficou legal, não queria ter que usar o capotraste como opção.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Bem, eu afino minha lespa em Eb também, o jeito é tocar em F mesmo ou usar um capo, das duas eu prefiro tocar em F mesmo, não sei por que mas não curto o resultado do capo na guitarra, acho que é algo pessoal hehe


    Abç!

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    é mas pra fazer a tonica a quarta e a quinta em F vcs usam quais acordes?

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    falo desenho.

    londrer
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Cara, todo mundo já falou, toca td em, falando grosseiramente, "F" (ou seja, uma casa pra frente) ou usa um capo.

    Mas se a Jam vai ser inteira em "E" e sua guitarra é de Floyd Rose, acho q afinar em "E" não é trampo nenhum... digo, não é como c vc fosse perder mto tempo fazendo isso, nem fosse estragar sua guitarra... depois volta pra "Eb" em casa...

    O que eu faria é tocar td uma casa pra frente. É até mais legal, pq vai t tirar da zona de conforto um pouco.

    londrer
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: londrer
    · votar


    Jackie morrison.
    é mas pra fazer a tonica a quarta e a quinta em F vcs usam quais acordes?

    F Bb C

    jackie morrison.
    falo desenho.
    Os mesmos, todos um traste pra frente

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    valeu! =)

    jackie morrison.
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    tenho uma fender strato afinada em Eb com cordas 0.11 elixir sera que se eu subir a afinação tem que refazer a regulagem?

    ogner
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    jackie morrison.
    Nahhh...acho a nao precisa nao¡

    Cezi
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Eu também tinha problemas em tocar blues em E pois minha afinação é em D. Mas com o tempo vc se acostuma, se adapta e fica bem legal. O mais difícil pra mim foi tocar músicas "normais" com banda, pois tenho que mudar todos os desenhos dos acordes. Quando vc for ler cifra, terá que dar uma estudada antes e migrar os acordes para as novas posições. Mas como eu disse, com o tempo vc se acostuma, mas dá um trabalho.

    elchapa
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    jackie morrison.

    Fala man blz? Tive o mesmo dilema uns anos atras!

    Infelizmente, se vc quer tocar um blues em E para ter a mesma pegada de tocar codas soltas vc tem que afinar a guita em E, nao tem opcao viavel que da a mesma pegada

    SRV tocVa todas as musicas 1/2 tom

    elchapa
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    jackie morrison.

    Fala man blz? Tive o mesmo dilema uns anos atras!

    Infelizmente, se vc quer tocar um blues em E para ter a mesma pegada de tocar codas soltas vc tem que afinar a guita em E, nao tem opcao viavel que da a mesma pegada

    SRV tocVa todas as musicas 1/2 tom para tras. Isso era uma dAs chaves do timbre. Da pra perceber facil na pride N joy que, tocada em E e nao Eb nao eh a mesma coisa

    Se vc for fazer uma jam, eu sugiro tres coisas:

    - tente sugerir pros musicos pra tocar em Eb, se tiver uns metais alguns ate vao preferir

    - afine a gutarra em E

    - toque como se fosse F como sugeriu o ogner!!

    Espero ter ajudado man eh nois

    jackie morrison.
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    obrigado pelas dicas! toco srv na guitarra por isso uso Eb, se eu for manter a afinação mudarei a posição dos acordes, realmente dá trabalho, mas tenho estudado e tem sido interessante, o lance é se preparar, mas acho que dá pra tocar numa boa, só n dá pra improvisar com as cordas soltas mesmo. abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra em Eb tocando blues uma jam em E