Quem já tentou dar uma de luthier ?

    Autor Mensagem
    Papitildo
    Veterano
    # out/13


    Eai galera, alguém aqui já tentou dar uma de luthier e acabou fazendo besteira na guitarra ?
    Lembro uma vez que tentei regular minha Floyd e acabei fazendo a ponte entrar dentro do corpo... Também quando inventei de abrir o escudo e acabei arrebentando alguns cabos, tentei colar com super cola e bem, não deu certo...
    já tentaram algo assim magnífico ?

    eduardodff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Muitas vezes, mas pesquiso muito antes de me aventurar:
    - Já soldei o jack
    - Já regulei minha floyd, durou uns dias, mas consegui
    - Já mexi em tensor e deu merda e voltei pra trás...
    - Já subi e desci altura de cordas e captadores,,,
    - ETC

    Marco Veck
    Veterano
    # out/13
    · votar


    hehe, Uma vez soltou um parafuso da ponte da guitarra (é um parafuso que segura aquela mola), AQUI uma foto (é o prata, não o dourado).

    Prosseguindo...... Tipo o parafuso voou kk, e eu perdi ele. Ai procurei um parafuso que coubesse ali. O único que achei foi dessa tampa branca que fica atraz da guita : ESSA

    Ai fui tocar com ela, Pense que aquele parafuso soltou e perdi minha corda (estourou). Fiquei uma semana sem poder comprar outra corda. Não é nada muito demais pois só tenho 14 anos po, não vou construir uma guitarra.

    Thejapamuri
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Nos meus 10 meses de experiencias com minha guitarra... Bem, como é uma guitarra "barata" e i don't have money para levar a um luthier, eu constantemente mexo na minha guitarra... Regulo Tensor, ajustar as molas de trás da guitarra, altura de captador, saddles da ponte, a propria ponte (deixei com os parafusos todos apertados, pois não uso a alavanca) e também vou abrir o escudo para ver a sua elétrica...
    A única grande besteira talvez foi a de regular erroneamente as molas de trás, a qual eu não deixei de uma forma que ela segurasse a ponte, então a ponte subiu... Eu fiquei apavorado e logo depois eu arrumei... Além dessa vez, a outra única besteira foi a de não colocar cordas corretamente (e ainda to aprendendo a colocar :P)
    Mas eu sempre pesquiso antes de fazer qualquer besteira, pois se der, vou ficar um tempo sem tocar guitarra...
    Quando eu tiver outra guitarra, quem sabe eu não transforme essa minha em cobaia e coloque algumas coisas que transforme ela em uma guitarra de boa tocabilidade.

    PS: Ela já ta ficando relic... Num dia de raiva normal eu peguei a chave Phillips e "soquei" na pintura do corpo, não e´tão visivel, mas... kkkkkkk

    MMJr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu ja. Praticamente faco isso todos os dias...
    Na verdade eu fiz o caminho inverso..Eu aprendi a regular Violao e Guitarra antes mesmo de aprender tocar. Eu ja sabia como regular um tensor antes mesmo de tocar a primeira musica de 3 acordes no violao...

    Valeu...

    JJJ
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Várias vezes, mas é o tal negócio: quem não tenta, não aprende...

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Papitildo

    putz, eu fiz muito isso nos paus com corda que eu tinha, e a sorte que mesmo quando tentava fuçar eu procurava ler muito antes de por a mão pra ir com o maior cuidado possível, e por incrível que pareça, eu só fiz duas besteiras na época que tava me aventurando a aprender, uma delas foi manter uma vez o ferro de solda em cima de um potenciometro durante mto tempo e acabei danificando ele, e o maior dos problemas foi um single da seymour duncan que eu tinha que eu removi sem cuidado muito cuidado do escudo e ele caiu no chão e danificou a bobina... mandei troquei o potenciometro, e mandei rebobinar o captador, naocustou nem 100 reais esse prejuízo então valeu a pena, hoje ninguém encosta mais nas minhas guitarras e sinceramente eu confio mais em mim do que nos outros....

    claro que acertar instrumento não é sinonimo de ser luthier

    luthier é quem constrói, e quem faz isso com capricho merece muito respeito, porque não é um trabalho simples, requer muito conhecimento técnico além de capricho e bom gosto....

    eu sempre aconselho o pessoal deixar os reparos sérios para profissionais experientes...

    mas acho imprescindível que o músico saiba fazer os ajustes simples porque na hora da emergencia o luthier nao vai estar do seu lado pra resolver seu problema....

    Thejapamuri
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu acho que se for regulagens simples, eu mesmo devo fazer, ou estar preparado... Mas se for algo sério, eu vou mandar no luthier...

    Aliás, eu tenho que mandar a um luthier para verificar os trastes (não me batam), pois nunca levei a um deste que eu comprei e os trastes estão um pouco desalinhados (deixei a ação um pouquinho alto, não consigo deixar bem baixo) então causa uns trastejamentos se deixo baixo. Bem, isso eu não posso fazer. E outra coisa, eu preciso comprar uma nova chave seletora (vai demorar um pouco, to sem dinheiro) pois a minha está bem molenga (só dar um encostão e ela vai pra outra posição) e essa coisa eu mesmo quero fazer. Eu vou ver quanto custa os equipamentos e vou comprar a chave. Só vou fazer isso para questões de experiencia, se der uma coisa anormal, eu vou mandar a um luthier.

    guizimm
    Veterano
    # out/13
    · votar


    tem um usuário ae que faz muito isso, acho que o nick dele é bertola, ou algo assim...

    Fábio Santiago
    Veterano
    # out/13
    · votar


    aprendi grande parte em minha primeira guitarra uma jeniffer, que por sinal sofreu bastante em minhas mãos até eu pegar, dicas com luthiers, e em revistas, cover guitarra que todo o mês tinha, algumas dicas de reparo, daí resolvi me aprofundar nisso, fiz um curso de técnico em eletrônica, e na internet peguei muita coisa em sites gringos, e vídeos no youtube, hoje em dia me viro bem ate já construí meu próprio pedal ts 800, e meu amplificador valvulado baseado no marshall jcm 800, mas nunca contruí guitarra por falta de ferramenta de marcenaria.

    Grimc
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ja. E ja me f@$# por causa disso. Principalmente porque era numa guitarra com Floyd.

    raphael.rui
    Veterano
    # out/13
    · votar


    regulagem basica como troca de cordas, oitavas, tensor, altura de cordas e ate parte eletrica eu mesmo faço. e acho que faço bem até, fiz pra um amigo meu uma vez e logo depois ele levou a guitarra dele pro prof dele, o cara perguntou se ele tinha levado a um luthier porque tava regulada certinha, cordas baixas, tensor certinho etc kkk.

    mas caso tenha problema com traste desnivelado(como a minha tem), braço torcido, problema com madeira e tal aí nao me arrisco nao, melhor mandar pra um luthier experiente.
    preciso ate mandar a minha pra nivelar trastes.

    BLS
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    O que faço é troca de corda, já mexi no tensor e ainda bem que deu certo, troquei os captadores da minha LP, Mas antes de fazer cada coisa eu pesquiso antes, procuro entender como cada coisa funciona, depois eu vou lá e faço, nada deu errado até hoje, mas o certo é levar em um profissional...

    murilo97
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu já fiz regulagem e retífica de trastes na minha LP. ficou uma maravilha.

    renatoff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    eu sinceramente acho que se vc n sabe regular sua guitarra vc n é um guitarrista...

    minha guitarra eu q regulo... nunca tive problema nenhum... eu que ajusto altura dos caps, cordas, oitavas, tensor, etc...
    de que adianta vc tocar um instrumento se vc n sabe como ele funciona?

    Deivity
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    eu sinceramente acho que se vc n sabe regular sua guitarra vc n é um guitarrista...

    renatoff

    Discordo totalmente, eu também faço regulagens na minha guitarra e me aventuro sempre fazendo modificações,manutenções etc (inclusive estou em meio a um projeto e divulgarei no FCC em breve). Mas voltando ao assunto, isso vai do interesse de cada um, eu faço isso isso pq gosto, porém existem excelentes guitarristas que se interessam apenas em tocar e isso não os torna piores ou melhores.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem já tentou dar uma de luthier ?