Autor |
Mensagem |
caiotfernandes Membro Novato |
# out/13 · Editado por: caiotfernandes
to estudando campo harmonico, e me deparei com musica uma do John Mayer chamada I'm Gonna Find Another You.. A levada é bem blues e os acordes são os seguintes A / A7 / F#m5+ / Ebº / Bm / F#m / B Minha dúvida é a seguinte : A musica está em A, certo? Porem Ebº e Bmaj não fazem parte do campo harmonico de A, nem de Am, portanto não caracteriza emprestimo modal. Alguém sabe me dizer por que esses acordes foram incluidos na musica? E qual é a circunstancia em que elas foram inseridas?
_________________________________________
[EDITADO PELA MODERAÇÃO]
Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras
Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309370/relacionados.html
Regras do Fórum Cifra Club
1. Criação de tópicos
1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;
|
Denis Warren Veterano |
# out/13
· votar
Olá caiotfernandes,
Acho que estão faltando alguns acordes na tua cadência.
Depois do D#o (Ebo) não volta para A? Esse Ebo seria então um diminuto de passagem (substituto do D7), típico de blues:
D/F# (F#m7(#5) | D#o (Ebo) | A/E (A)
observe o uso dele num blues de 12 compassos:
A7 | % | % | % || D7 | D#o | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7
Esse acorde de B prepara o E, é V7 do V7.
Acho melhor dares uma revisada na harmonia, provavelmente é algo assim:
A | A7 | D/F# | D#o | A F#m | Bm E7
A D Dm | A E7
etc...
|
caiotfernandes Membro Novato |
# out/13 · Editado por: caiotfernandes
· votar
Denis Warren, exato ! na verdade a harmonia é exatamente assim. Eu tinha me esquecido do E7, e não coloquei os acordes na ordem da harmonia. Minha duvida é exatamente sobre isso que você falou, como utilizar um diminuto de passagem e como saber a forma em que vou substituir aquele acorde? no caso o D7. e de onde saiu esse acorde B de preparo? muito obrigado pela atenção desde ja.
|
Denis Warren Veterano |
# out/13
· votar
A substituição do D7 vem do princípio da "Substituição por mesmo trítono". Os acordes do tipo T7 possuem na sua formação um trítono (intervalo de 3 tons) que causa tensão. É a característica desse acorde, pois quando resolvemos essa tensão criamos movimento na harmonia. Na hora de trocar o D7 por outro acorde devemos usar um que tenha dentro da sua formação o mesmo trítono (notas C e F#), ou seja:
Ab7 | F#m7(b5) | Cm7(b5) | F#o | Co | Am6 | Ebm6 | D#o | Ao
Tenho uma aula no site do Guitar Battle que fala sobre isso, clique aqui.
No caso do B-> E , isso se chama preparação. Qualquer acorde pode ser preparado pelo quinto grau no formato T7, é um artifício da harmonia funcional.
G7 prepara o C ou Cm. G#7 prepara o C# ou C#m. A7 prepara o D ou Dm. A#7 prepara o D# ou D#m. B7 prepara o E ou Em.
e assim por diante.
Se quiseres podes preparar todos os acordes de uma música dessa maneira, observe:
C | Dm | G7 | C
fica...
C A7 | Dm D7 | G7 | C
Substituindo alguns acordes fica:
C Eb7(#11) | Dm7(9) D7(b9) D#o | G7(b13) Abm6 | C
Existem ainda outros tipos de preparação como o II-V7-I, procure a respeito aqui no Forum.
|