Analise do campo harmonico de uma musica

Autor Mensagem
    caiotfernandes
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: caiotfernandes

to estudando campo harmonico, e me deparei com musica uma do John Mayer chamada I'm Gonna Find Another You.. A levada é bem blues e os acordes são os seguintes
    A / A7 / F#m5+ / Ebº / Bm / F#m / B
    Minha dúvida é a seguinte : A musica está em A, certo? Porem Ebº e Bmaj não fazem parte do campo harmonico de A, nem de Am, portanto não caracteriza emprestimo modal.
    Alguém sabe me dizer por que esses acordes foram incluidos na musica? E qual é a circunstancia em que elas foram inseridas?

[EDITADO PELA MODERAÇÃO]

Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/309370/relacionados.html

Regras do Fórum Cifra Club

1. Criação de tópicos

1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

Denis Warren
    Veterano
    # out/13
    · votar

Olá caiotfernandes,

Acho que estão faltando alguns acordes na tua cadência.

Depois do D#o (Ebo) não volta para A? Esse Ebo seria então um diminuto de passagem (substituto do D7), típico de blues:

D/F# (F#m7(#5) | D#o (Ebo) | A/E (A)

observe o uso dele num blues de 12 compassos:

A7 | % | % | % || D7 | D#o | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7

Esse acorde de B prepara o E, é V7 do V7.

Acho melhor dares uma revisada na harmonia, provavelmente é algo assim:

A | A7 | D/F# | D#o | A F#m | Bm E7

A D Dm | A E7

etc...

caiotfernandes
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: caiotfernandes
    · votar

Denis Warren, exato !
    na verdade a harmonia é exatamente assim. Eu tinha me esquecido do E7, e não coloquei os acordes na ordem da harmonia.
    Minha duvida é exatamente sobre isso que você falou, como utilizar um diminuto de passagem e como saber a forma em que vou substituir aquele acorde? no caso o D7.
    e de onde saiu esse acorde B de preparo?
    muito obrigado pela atenção desde ja.

Denis Warren
    Veterano
    # out/13
    · votar

A substituição do D7 vem do princípio da "Substituição por mesmo trítono". Os acordes do tipo T7 possuem na sua formação um trítono (intervalo de 3 tons) que causa tensão. É a característica desse acorde, pois quando resolvemos essa tensão criamos movimento na harmonia.
    Na hora de trocar o D7 por outro acorde devemos usar um que tenha dentro da sua formação o mesmo trítono (notas C e F#), ou seja:

Ab7 | F#m7(b5) | Cm7(b5) | F#o | Co | Am6 | Ebm6 | D#o | Ao

Tenho uma aula no site do Guitar Battle que fala sobre isso, clique aqui.

No caso do B-> E , isso se chama preparação. Qualquer acorde pode ser preparado pelo quinto grau no formato T7, é um artifício da harmonia funcional.

G7 prepara o C ou Cm.
    G#7 prepara o C# ou C#m.
    A7 prepara o D ou Dm.
    A#7 prepara o D# ou D#m.
    B7 prepara o E ou Em.

e assim por diante.

Se quiseres podes preparar todos os acordes de uma música dessa maneira, observe:

C | Dm | G7 | C

fica...

C A7 | Dm D7 | G7 | C

Substituindo alguns acordes fica:

C Eb7(#11) | Dm7(9) D7(b9) D#o | G7(b13) Abm6 | C

Existem ainda outros tipos de preparação como o II-V7-I, procure a respeito aqui no Forum.