Criando um novo sistema para para eliminar ruido em single coils

    Autor Mensagem
    Plank
    Veterano
    # set/13


    Após algumas frustrações com a blindagem, pensei em "desenvolver" um outro sistema para eliminar o ruído dos single coils. Primeiro pensei em um filtro ativo rejeitando a faixa dos 60 hz (o famoso "60 cycle hum"), porém isto seria muito complicado. Após pesquisar um pouco, cheguei nesse video:



    Então eu pensei: por quê não utilizarmos este principio e colocarmos uma bobina sem o imã para cancelar os ruídos?

    Pelo q eu entendi, esta bobina sem o imã não capta o som, logo poderia ficar em qualquer cavidade da guitarra e com certeza há espaço debaixo do escudo de uma stratocaster. Para os mais puristas, o som do video vem de uma explorer de mogno, pots 500k e uma ponte fixa é bem próximo de um single coil.

    Não cheguei a pesquisar se alguém já criou algum sistema do tipo, mas é muito provável que sim. Eu também fiquei com duvida em como o cancelamento de ruído ocorre: até onde eu sei o cancelamento ocorre devido a polarização inversa de uma das bobinas, mas como não há ruídos se não há um imã?

    Alguém topa desenvolver algo do tipo? Já ouviram falar de um sistema parecido? O que acham? Como iriamos determinar a resistência da bobina?

    Luis A.
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Plank

    Eu ja vi varios reviews desse cara e não me importaria nada de ter a coleção de guitarras dele...

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Nefelibata
    · votar


    Plank

    Pelo q eu entendi, esta bobina sem o imã não capta o som

    Em primeiro lugar, não ficou totalmente sem imã, pq o ímã da bobina vizinha "fornece" algum campo magnético bobina supostamente sem o ímã. Assim, ainda gera indução eletromágnética e sinal. Ainda, se for captador com imã cerâmico, a barra ainda está lá em baixo da bobina.

    Em segundo lugar, não é single coil de verdade pq a outra bobina ainda está ligada no circuito fornecendo um sinal, mais fraco é verdade, mas está.

    Na hipótese da bobina sem ímã colocada num lugar avulso sem ímã, teria q ser muito bem blindado pq senão vira um sintonizador de rádio hehehehe. Entretanto, não sei se funcionaria, pq o HUM é cancelado pq ela fornece um sinal de polaridade invertida.

    Uma bobina sem ímã não vai fornecer sinal, pq não tem indução; sem indução, sem corrente, logo, sem sinal fora de fase pra cancelar o ruído.

    Na prática, o que o cara fez deixou o timbre com cara mais de single. Acontece q qdo ele toca sem tirar os parafusos o som já é bem estalado. Não achei q deu taaaaanta diferença assim. Ele só elevou mais um degrau no "estalamento" da coisa pq o sinal ficou mais fraco.

    Edit: Vi denovo o vídeo prestando mais atenção no timbre e o timbre fica com mais cara de single pq diminui um pouco os graves, os médios, aumenta um pouco o agudo e aumentou o ataque e a dinâmica. Tudo isso pode ser consequência do ganho menor que o captador ficou.

    abraço

    guizimm
    Veterano
    # set/13
    · votar


    os noiseless já não têm um negócio assim?

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
    · votar


    guizimm

    A fender lançou o tal do super split, salvo engano, que tem duas bobinas lado a lado. Uma bobina capta os bordões e outra bobina separada capta as primas.

    Nos noiseless as bobinas são "stacked", uma sobre a outra, que é um método mais tradicional né, mas que não tem resultado muito satisfatório em manter o timbre de single fiel.

    Plank
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Plank
    · votar


    Nefelibata
    o ímã da bobina vizinha "fornece" algum campo magnético bobina

    essa "fornecimento" só ocorre com caso o imã esteja muito próximo a bobina ou seria possível afastar a bobina e deixar junto os potenciometros?

    Em segundo lugar, não é single coil de verdade pq a outra bobina ainda está ligada no circuito fornecendo um sinal, mais fraco é verdade, mas está.

    a ideia em si seria tornar os single coils em humbuckers no qual uma das bobinas é absurdamente fraca para afetar o minimo possivel e assim cancelando os ruídos.

    acha q é possivel criar isso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Plank
    Isso já foi feito, e o resultado não preserva o som tradicional do "single-coil"...
    Abç

    Bloody_Rage
    Veterano
    # set/13
    · votar


    já que comentaram de single noiseless aqui,sempre dizem que singles ñ ficam bem com distorções fortes,eu até concordo mas já vi muitas pessoas usando esses single noiseless ou stack e o som ñ embolava como um single comum,também ja vi o andreas kisser usando uma strato (creio eu q seja modelo do buddy guy ou parecida) com singles e uma distorção bem forte e definida,gostaria de saber se um stack ou noiseless serve pra distorções fortes (ñ extremamente fortes,mas fortes) sem perder muita definição e pra um som com brilho quando se toca limpo,alguem sabe me dizer isso?

    Ramsay
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Plank

    Eu já pensei nisto, mas, num captador sem o imã, não tem como cancelar o ruído, porque a indutância da bobina do captador sem o imã cai muito e fica difícil de cancelar o ruído, uma vez que não existe simetria.

    A idéia seria de colocar um captador single, enrolado ao contrário, numa cavidade da guitarra para cancelar o ruído, certo??

    E a minha opinião é que pode dar certo, mas, sem o imã do captador, fica difícil, porque o ruído só é cancelado porque o som entre bobinas iguais (com imã) se cancelam mutuamente e eliminam o ruído.

    Nefelibata
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Plank

    essa "fornecimento" só ocorre com caso o imã esteja muito próximo a bobina ou seria possível afastar a bobina e deixar junto os potenciometros?

    Possível é. Mas nao acredito q funcionaria a contento pois sem nenhum sinal gerado por essa bobina, O sinal cancela o hum pq é fora de fase. Não pq é simplesmente outra bobina. Vc pode ligar mil bobinas, mas se uma não estiver com a fase invertida, não cancela o hum. Então como fica fora de fase? é pq a orientação do ímã é invertida ao da outra bobina. Uma das bobinas tem imã note sul, outra tem sul norte. que geram sinais q então se cancelam.

    a ideia em si seria tornar os single coils em humbuckers no qual uma das bobinas é absurdamente fraca para afetar o minimo possivel e assim cancelando os ruídos.

    já ouvi coisa parecida nos anos 80, mas como não popularizou deve ser por não ser mto bom.

    Cara, uma coisa q aprendi é o seguinte: pra se livrar do hum, a gente sempre tem q abrir mão de timbre.

    SkyHawk
    Membro
    # set/13
    · votar


    Inventei um sistema muito eficiente de duas bobinas, acho que vou batiza-lo de humbucker (cancelamento de hum).... O que acham ?

    ALF is back
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O único sistema em q eu apostaria que "preserva" o timbre de sigle coil sem ter hum seria algo digital mesmo...mas imaginem a polemica de enfiar um sistema digital tipo MIDI na captação de uma fender...os strateiros ortodoxos piram...kkkk

    Plank
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Plank
    · votar


    Bloody_Rage
    acho q o caso do lace sensor é muito especifico, pq ele de single coil comum não tem nada, pois da maneira q ele é construído ele praticamente não possui "magnectic pull" (não sei como falar isso em português, mas basicamente ele não puxa as cordas do jeito q um captador de alnico 5 puxa). Então as notas acabam durando mais e vc acaba perdendo a característica do ataque dos singles. Por isso alguns falam q são captadores artificiais e tudo mais, mas se fosse tudo o que falam o eric clapton não usaria hehehe.

    Ramsay
    Tentei quebrar a cabeça de ontem pra hoje mas não deu certo hehe. Primeiro começa pelo tipo de ligação entre esse captador pra cancelar o ruído: se for em série com outro captador ele teria q ter uma resistencia MUITO baixa pra afetar o mínimo possivel no timbre, mas assim ele não teria potência o suficiente pra cancelar o ruído (não tenho certeza dessa parte). Se fosse ligado em paralelo teria q ter uma resistencia infinita pra não afetar o timbre, oq tambem não seria possivel.

    -

    ahh, tambem achei isso:

    http://www.ilitchelectronics.com/hum-canceling-systems/

    o principio é basicamente esse, mas só deus sabe como eles fazem isso funcionar...

    Bloody_Rage
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Plank

    valeu,mas esses singles noiseless ou stack (passivos mesmo) dariam conta de metal contemporaneo? tipo almah essas coisas mais novas que usam muita distorção

    Plank
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Bloody_Rage
    dizem q o lace sensor red aguenta...

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Single Coil tem que ter ruido

    do contrario eh noiseless

    e esses captadores traem o movimento

    mogicaqui
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ressuscitando o tópico!

    Tá certo que a captação não é profissa, mas parece bem transparente se comparado ao sistema de hum cancelling da Music Man e praticamente igual ao do Ilitch.

    Ao que parece usa uma bobina sem imãs (dummy coil), assim como os outros dois sistemas que citei.

    Mr Allan:




    Já tem patente nos EUA:
    http://www.google.com/patents/US8704074

    JJJ
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    O hum faz parte da mágica. Deixa o ruidinho lá...

    mogicaqui
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    JJJ

    Concordo! É noise na fita!

    Ramsay
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    mogicaqui

    O japonês não usa bobina sem imãs nenhuma, mas, sim um circuito de buffer alimentado a bateria que abaixa a impedância de saida e consequentemente reduz o ruído.

    JJJ

    Pra mim o hum não faz parte da mágica e sim do problema.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Plank
    Eu pensei, ha um tempo atras, fazer um captador sem imã, pensei em gerar o campo magnético com uma segunda bobina alimentada com uma tensão DC. a ideia era testar o som da guitarra com vairas intensidades do campo . Poderia fazer uma bobina com varias geometrias e testar o timbre de cada uma. Não sei se esse sistema ajudaria a cancelar ruido, mas se eu produzir alguma coisa eu mando os relatórios pra vc e se quiser desenvolver a engenhoca fica a vontade. Assim que eu tiver tempo,saco e $ eu começo a fazer.

    mas para eliminar ruido de bobina simples, pode dividir o captador em duas bobinascom sentido reverso, pelo menos é o que entendi

    mogicaqui
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Ramsay

    Tem um dummy coil sim:
    "This embodiment is a noise cancellation system for electric stringed instrument comprises of passive pickup circuit with non humbucking pickup coils called a signal coil. Each signal coil senses the unwanted electromagnetic radiation from the surrounding and produce a noise voltage that gives humming and buzzing noise through an amplifier. This embodiment cancels the noise by injecting a current signal directly into the signal coil. The impedance of the signal coil in parallel with the impedance already loading the signal coil, transform the current signal back to a voltage equal and opposite to the noise voltage; thereby, canceling each other and eliminates the noise."

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    mas para eliminar ruido de bobina simples, pode dividir o captador em duas bobinascom sentido reverso, pelo menos é o que entendi

    Isso aí é um esquema patenteado pelo amigo Edu Fullertone. Ele patenteou aqui no Brasil e nos EUA. O problema, que na verdade é um segredinho que o Edu resolveu, é que um nesta foto que vc mostrou, sendo algo simples de 2 bobinas, um bend entre a 3a e 4a cordas (ou vice-versa) o som morre ou tem uma alteração bem perceptível porque tem que mudar de bobina.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MMI
    Legal, não sabia que era projeto parenteado de um brasileiro.
    Se o som morre entre a 3º e 4º corda, pode tentar colocando 3 bobinas, duas dispostas como a do captador da foto, e a terceira em baixo das duas bobinas, enrolada em sentido reverso, ficando entre a 2º e 5º corda. Quem sabe da certo, Mas só tentando mesmo pra saber o que fica melhor.
    Outra alternativa seria fazer como a GL Comanche.
    eu quero uma dessas um dia.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Não, não é assim que resolve. Ainda assim vai ter um ponto que o som vai "engasgar", porque a 3a bobina vai ser muito fraca. O segredo é a junção entre os 2 que não pode ter esse ponto de separação paralelo às cordas.

    O som do captador do Edu é muito bom. Eu me contentaria com o som de single sem hum dele.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MMI

    Bobina em 8... quem sabe.

    Lembrei de uma estoria, que um professor da faculdade contou, sobre o Thomas Edison. Um repórter provocou ele pelo fato de ter feito em torno de 2000 tentativas de criar a lampada elétrica. Ele respondeu "sei 2000 forma de não se fazer isso, você não sabe nenhuma' não sei se a estoria é verdadeira mas eu penso nela quando estou criando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando um novo sistema para para eliminar ruido em single coils