Blues Fáceis de Tocar? (2 anos De Aula sem treino)

    Autor Mensagem
    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Tchaikovsky


    Faço aula de guitarra a 2 anos. Não trino quase nunca (só quando quero mesmo). Não são muito bom. Curto Eric Clapton , B.B King , SRV , Muddy Waters.

    Estou com uma Fender Stratocaster emprestada e quero aproveitala pra tocar uns Blues enquanto posso ter um som de qualidade.

    Alguma dica de música dos citados a cima ou outros ?

    OBS: Digo fácil mas não tanto assim!

    jprpfera
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    cocaine!
    O mais dificil que vc citou é SRV

    elchapa
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Cara

    Se vc procura musicas para treinar improviso, procura uma backing track no youtube de SLOW blues. São blues mais lentos, que ajudam vc a perceber a estrutura e como organizar suas ideias! Gosto de Slow blues em Lá principalmente!

    Agora desses caras ai acima eu sugiro o seguinte:

    Eric Clapton - Cocaine (não é bem blues, mas tem um ótimo riff) ou Layla

    B.B. King - The trill is gone / 3 o' clock blues

    SRV - Cara, SRV, se vc não treina e não se dedica é MTOOOOO foda. Mas temos a Pride and Joy e a Cold Shot que eu acho que sao um pouco mais fáceis.

    Muddy Waters - Hoochie Coochie Man

    Mas se vc quer tocar um som de qualidade tem que se dedicar man! não tem segredo! Não é a guita que faz o som e sim o guitarrista! Se dedica que com essa Fender vc vai destruir!!

    Abraço!

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Tchaikovsky

    que fácil nada, tem que pega os cabeludo e trabalhar em cima tio....

    pega scuttle buttin do srv e senta a mao

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Bom, eu vou te ajudar pq no que se diz respeito sobre blues eu "tenho cú" pra falar, não que eu seja um estudioso do assunto, mas esse é um género que eu me introduzi na musica com a gaita diatónica e guitarra/violão, vamos lá:

    Primeiramente quero te dizer que o blues é uma coisa "simples" de se tocar e entender, eu vou te dar um passo a passo (de dois passos HAHA ) do que estudar, se você já tiver o conhecimento específico, só pula pra próxima fase...
    1° Você deve conhecer o padrão pentatónico, a famosa penta blues que nada mais é que a pentatónica menor "ajuntada" com as blues note (não me lembro agora ao certo o nome da escala especifica que se da as blues notes... mas é um dos modos gregos ae que vc encontra literalmente no meio da penta menor), é bem simples e você encontra conteúdo a rodo na internet, caso não encontre, me mande uma PM que eu te ajudo com material para estudo e até te esclareço duvidas na medida do meu humilde conhecimento.
    2° Procure entender ( sonoramente, compasso por compasso e intuitivamente você vai aprender ou descobrir ou entender alguns conceitos do blues como o turn arround, e tals..) como funciona o blues TRADICIONAL, esse tipo de blues é mais conhecido como 12 bar blues, você tmb encontra MUITO conteúdo sobre esse tal de 12 bar blues na net, até mesmo em back tracks no utube.
    3° Tendo isso em mente, escolha a tonalidade que você mais gosta de tocar, faça tuas bases se for o caso ( sempre acordes menores com sétima pra fica mais característicos do blues ) usando sempre o 1°, o 4° e o 5° grau da tonalidade em questão ( mais uma vez você precisaria saber um golinho de teoria... mas suponho que em 2 anos de estudo você já saiba...)
    Sabendo dessas 3 coisas cara, ai acende o teu cigarro e enche o copo de pinga e vai ser feliz! ^^

    Shffle blues que eles fala é um 12 bar blues, Boogeewoog tmb é um estilo de blues 12 bar... tem vários... e é bem gostosinho de brincar... ^^

    Quero deixar claro aos sádicos e críticos e tmb aos mais tradicionais que não é só com isso que você se toca um blues, POREM , apenas com esse conteúdo você consegue um resultado sonoro satisfatório em pouco tempo.. blz?

    Vlw espero ter ajudado.

    felipelfln
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Blues é puro improviso. Pega uma BT de uma musica legal e toca.

    Toca essas do SRV: Riviera Paradise; Lenny; tightrope

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    O blues não é dificil de tocar, mas é dificil de sentir.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    começa a aprender pentatonica, começa com um shape de cada vez, fique bom neles, nao crie vicios (nada de ficar subindo e descendo escala) aprenda licks, crie licks usando a penta, depois começe a interligar as escalas (duas, depois tres e assim por diante)
    estude com backing tracks no tom correto da escala

    Bloody_Rage
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Metal_Owns

    falou pouco mas falou bonito hehehe

    Tchaikovsky

    uma música muuuuito fácil e que tenho certeza q todo mundo já ouviu é Mannish boy,aí ouve bem a música,aprende a base dela,aí creio q vc entenderá um pouco melhor ,então aí é só aprender alguns shapes de pentatonicas e tocar essa música improvisando e compondo seus solos e licks.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: Tchaikovsky
    · votar


    Shafik

    Cara meu professor me deu a escala pentatonica mas não ensina como usar. já me passou modos gregos (nem decorei todos) , mas não me ensina como usar essas escalas. Ele só chega me da a TAB das escalas e eu tenho que tocar!

    Mas obrigado a vocês e aos outros que me sugeriram músicas e teoria!

    ogner
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Tchaikovsky
    Sai fora desse professor...

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    ogner

    heuheuheu, é o único por aqui!

    elciosouza
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: elciosouza
    · votar


    cara, dá uma olhada nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/298466/ eu e o Denis Guitar falamos bastante sobre o assunto...acho bacana vc ler.abç!

    ogner
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Tchaikovsky

    Esse tb é bom:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/

    Shafik
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Shafik
    · votar


    Ó, eu tentar explicar como faz ela por escrito até dá, mais fica confuso de se enteder..ou não.. vai saber, maasssss temos aqui um vidio que explica de uma maneira bem mais "absorvente" o que é a penta e como executa-la, e você pode ir pausando o vidio e ver cada casa que os cara ae tão apertando, e logo transpassar para teu instrumento.

    https://www.youtube.com/watch?v=ek0phEKndbU

    Ele faz nesse vidio se não me engano o que seria o "1°" shape da pentatónica menor de A ( Lá ), esse shape pode ser transpassado para qualquer tonalidade, basta você iniciar a primeira nota na tonalidade em questão, explicando-me:
    Note que ele começa a tal da escala pressionando com o dedo indicador ( ou dedo 1) a nota A (Lá),que se encontra na segunda bolinha no violão, e aplica um "shape" ou padrão ou sequencia de apertos nas cordas... para você fazer a de G ( Sol ) você simplesmente começa apertando o 1° dedo ou dedo n°1 na marcação (bolinha no braço do instrumento ) de traz, que é justamente onde se encontra a nota Sol, saco!? Enfim, esse é o primeiro shape da escala em questão, depois desses temos mais 4 sequencias de shapes que apertão as mesmas notas no braço porem em localidades diferentes do violão e o 5° nada mais é que o primeiro shape ( exatamente igual na disposição desse primeiro, porem oitavado ( mais agudo )
    Se você se interessar pelo assunto, recomendo você a praticar a escala do começo do violão ( E ou Mi ) começando com as cordas soltas e ir até a primeira oitava ( nas duas bolinhas do braço ), porque assim você consegue um melhor entendimento de TODOS os shapes.
    Espero ter ajudado! ^^

    blackflag
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: blackflag
    · votar


    Tchaikovsky


    aqui vai alguns albums pra você estudar:

    John Mayall's Bluesbreakers:

    Beano Album
    Crusade
    A Hard Road

    Howling Wolf:

    Moanin' In The Moonlight
    The Rockin Chair Album
    London Sessions

    The Allman Brothers Band:

    The Allman Brothers Band
    Idlewild South
    Live At Fillmore East


    o blues é um lance muito sério. aproveita que você deve ser novo, e caso queira realmente tocar blues, acorda e vai dormir essa semana ouvindo esses discos. além de praticar, você precisa ESCUTAR muito os discos de blues. e não é pra escutar mexendo no facebook. você precisa ter tempo pra ouvir, compreender e absorver as dinâmicas do blues.

    um lance legal é conhecer os album clássicos. aqui tem só uma pequena amostra. você vai passear pelo blues inglês com o John Mayall, que fez parte de todo o revival do blues na inglaterra durante os anos 60, e contou com lendas da guitarra nesses 3 discos que eu citei: Clapton, Mick Taylor e Peter Green respectivamente. discos lendários do blues mundial.

    tem uma das grandes figuras do blues elétrico de todos os tempos, que é o Howling Wolf acompanhado de Hubert Sumlin nas guitarras. estudo fundamental para compreender as harmonias e andamentos básicos do blues elétrico, e por último o Allman Brothers, com suas jams incríveis, dinâmicas e improvisos que extrapolam os limites do blues sem perder a essência do estilo.

    estude os discos, ouça tudo isso, procura na internet por songbooks (ou compre alguns), e procure um professor que te faça querer tocar guitarra.
    caso você queira realmente tocar blues, é o começo. caso queira apenas aprender uns licks pra mostrar pros amigos, te garanto que a diversão também vai ser garantida! bons estudos e não esqueça de se divertir sempre com a guitarra na mão! abração brother.

    Shafik
    Membro
    # jul/13
    · votar


    @blackflag

    tem uma das grandes figuras do blues elétrico de todos os tempos, que é o Howling Wolf acompanhado de Hubert Sumlin nas guitarras. estudo fundamental para compreender as harmonias e andamentos básicos do blues elétrico, e por último o Allman Brothers, com suas jams incríveis, dinâmicas e improvisos que extrapolam os limites do blues sem perder a essência do estilo.

    Concordo com tudo o que o amigo disse, e só tenho uma "adição" a fazer nessa parte em questão, ao falar de blues elétrico.
    Hoje ainda vive e faz shows pelo mundo todo ainda se tem uma das, se não a mais importante figura do blues, inclusive esse cidadão tem um título ( real no papel impresso ) de lenda do blues elétrico, seu nome é Buddy Guy.

    blackflag
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    undefinedShafik

    com certeza brother, o Buddy também é sem palavras. mas citei poucas referências pra ficar mais enxuto pro garoto pesquisar.

    inExperienced
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Tchaikovsky
    Se isso te ajudar, aqui tem muitos back tracks e deve ter de musicas destes caras.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    12/8 i iv v + escala pentatonica, muito feeling , e boa sorte

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    blackflag

    Cara eu curto muito, más muito blues e por mim eu tocava blues até na igreja kkk mas acho que não da! E Só uma coisa: Nem uso Facebook e eu gosto de parar para ouvir música (Blues)!

    Muito Obrigado, irei ouvir esses álbuns.

    Dr.Blues
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Tchaikovsky

    Cara, acho que para tocar sem muita dificuldade, seria Hoochie Coochie Man na versão de Clapton.
    O solo é pequeno e você inventa se baseando na penta com Blues note.

    Um abraço

    blackflag
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Tchaikovsky

    hehe tava só brincando com o lance do facebook!
    mas baixa os albums, são uma aula por sí só! ainda ouço sempre.

    depois procura sobre:

    Blind Boy Fuller

    Lonnie Johnson

    Josh White

    Reverend Gary Davis

    Mississipi John Hurt

    Blind Willie Jonhson

    Son House

    Blind Blake

    Big Bill Bronzy


    aí tem muito da raiz do estilo. é legal pra você ir ouvindo, vale a pena pesquisar!

    blackflag
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    os vídeos dos American Folk Festival também são uma puta inspiração.

    http://www.youtube.com/watch?v=r6Gh2dbPp5o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues Fáceis de Tocar? (2 anos De Aula sem treino)