Guardar guitarra por 1 ano

    Autor Mensagem
    Guigh
    Veterano
    # mai/13


    Dae pessoal! Seguinte, até já dei uma pesquisada sobre esse assunto, mas as opiniões são tão divergentes que é dificil chegar a alguma conclusão.

    E nesse caso, é por muito mais tempo, não é guardar a guitarra da noite pro dia ou por uma semana.

    Vou viajar e passar um ano fora, até levaria a minha Strato comigo mas prefiro não arriscar despachar, e tenho outras prioridades como bagagem de mão.

    Seguinte, como vocês acham que eu deveria deixar ela guardada por um ano? De uma coisa eu sei, devo afrouxar um pouco as cordas porque elas dilatam em certas épocas do ano. Mas e a posição dela? Atualmente tenho só um gig bag e um suporte de parede para pendura-la.

    Devo deixar em pé apoiada na parede? Deitada? Ou dá pra deixar pendurada por todo o tempo, talvez com alguma coisa para cobri-la?

    Valeu.

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Guigh

    Se uma guitarra boa, sem duvida vc precisa de um case. Se não, deixa deitada mesmo! La no alto do guarda roupa pra ninguém pisar.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Guigh

    Minha guitarra ficou 8 anos num sotão (dentro de um case térmico da Turtle Case), a galera aqui do FCC sabe a estória.

    Quando a peguei de volta, não tinha nem desafinado!

    Case semelhante a esse:

    Turtle Case

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Guigh

    Só afrouxar um pouco as cordas, deixar deitada no seu caso. Procure deixar num local que não sofra com excesso de umidade ou seco demais. Só isso e boa viagem.

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Guigh

    velho, deixa ela regulada e afinada com as cordas mesmo, num tem que afrouxar nada.... o braço tá configurado pra fazer a força oposta as cordas portanto deixe normal que o equilibrio se manterá, só procure deixar a guitarra isolada numa case e etc........

    agora tem um problema que nem ninguem fala e você deve tomar cuidado porque isso aconteceu comigo há uns 4 anos....

    larguei na case durante meses....

    quando eu abri a case as cordas enferrujaram e a ferrugem passou pras ferragens e pros captadores, ficou horrivel... tente isolar as ordas de alguma forma pra isso nao ocorrer...

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    velho, deixa ela regulada e afinada com as cordas mesmo, num tem que afrouxar nada.... o braço tá configurado pra fazer a força oposta as cordas portanto deixe normal que o equilibrio se manterá, só procure deixar a guitarra isolada numa case e etc........

    agora tem um problema que nem ninguem fala e você deve tomar cuidado porque isso aconteceu comigo há uns 4 anos....

    larguei na case durante meses....

    quando eu abri a case as cordas enferrujaram e a ferrugem passou pras ferragens e pros captadores, ficou horrivel... tente isolar as ordas de alguma forma pra isso nao ocorrer...


    2

    clguitar
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Eu colocaria também aqueles saquinhos com pozinho contra a umidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Guigh

    1- Faça uma boa limpeza antes de guardar, e "azeite as cordas com Fast Fret, na ausência do mesmo use WD 40.

    2- Guarde-a Afinada!! (O braço foi feito para sustentar a tensão, se afrouxa-las ele irá empenar para trás; a menos que solte o tensor)

    3- Dobre uma flanela (fralda de pano é melhor ainda) e coloque entre as cordas e os captadores, assim se houver ferrugem não "contaminará" os imãs.

    4- Coloque num Case Térmico (para não sofrer com umidade e mudanças bruscas de temperatura).

    Pode guardar desse jeito por anos/décadas!!

    Repito: A minha ficou assim por OITO anos, e sequer desafinou.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Bom, a questão de reduzir (não retirar) a tensão do braço, afrouxando um pouco as cordas é o que recomendam grandes luthiers quando se vai guardar por períodos maiores, entre eles o maior luthier do mundo atualmente, Bob Benedetto. No manual das guitarras Benedetto ele escreve o seguinte:

    When not playing the instrument, keep it tuned to pitch and
    in its case. However, if you plan to store the instrument for long
    periods of time, loosen the strings slightly to relieve some of the
    tension on the neck.


    Na dúvida, eu confio no cara que mais entende do assunto no mundo.

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Guigh
    Se for strato Fender, deixa comigo que eu vou cuidando dela!!! hehehehe

    MMI
    Que droga... não posso votar em mim mesmo!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    MMI

    Como sabes, sempre aprecio seus comentários/conhecimento...

    Saberia me dizer qual a "queda de tensão" ideal: 1/2 tom? 1 Tom? 2 Tons? etc...

    Valeu!

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lelo Mig

    Valeu! rs

    O mesmo procedimento o Benedetto recomenda para transportes longos e com variação de temperatura. Minha guitarra dele chegou de transportadora, no meio do inverno americano, com algo como meio tom abaixo ou um pouco mais. Veio um folheto externo com todas explicações para as precauções antes de abrir o case e tocar - aclimatar o case por umas horas, abrir o case, esperar aclimatar a guitarra e só depois tirar, afinar e tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guardar guitarra por 1 ano