Improvisação de Escalas

    Autor Mensagem
    Danielb350
    Veterano
    # abr/13


    Pessoal tenho uma dúvida na hora de improvisar,vou usar como exemplo a pentatônica,eu sei todos os 5 shapes e utiliza-los em qualquer tom e sei usar as tonalidades relativas,mas minha dúvida é que quando vou criar algo,um solo,riff,eu não me baseio nesses shapes e sim por nota,por exemplo:a música está em G e então usando a escala pentatônica de Em(E,G,A,B,D)eu começo a criar algo usando as notas da escala de forma livre,nota por nota,já que consigo encontrar qualquer nota no braço do instrumento(levou um tempo até conseguir isso)mas é assim que faço,improviso usando as nota da escala e não os shapes,uso os shapes/forma/digitações para fazer exercicios em todo o braço,só para isso
    Bom queria saber se desse meu jeito que faço está correto ou na hora de improvisar é nos desenho msm,é que acho estranho tocar algo como número,casa,uma digitação dada e sim que o certo é msm agente saber as notas,valeu !!!

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) sobre este assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303849/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Geist
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Danielb350
    É isso que deve buscar, fazendo certinho. Devemos, ao tocar, buscar som, e não shapes. Os shapes ajudam no início, mas depois torna-se automático e você meio que os esquece. Todo mundo se confunde nisso, e acaba ficando um improviso ou solo com notas à esmo, e não som. E o maior fator que causa isto é estar preso à shapes. Estude também os Modos Gregos que ajudam muito no improviso.

    ogner
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Danielb350

    Nao tem muito certe, errado. Existem técnicas e didáticas diferentes.

    Esse modo que vc esta fazendo, na minha, opinião é MUUIIITTOO melhor que decorar desenhos de escalas. continue.

    Porém, seu topico sera fechado, provavelmente. Coloque suas duvidas em algum outro topico com assunto pertinente, ex: Improvisação!

    o/

    Danielb350
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    opa valeu pelas respostas,será que fecharam meu tópico?
    esse assunto de shapes/formas/desenhos são bons para exercícios,ligando um no outro agente corre pelo braço todo subindo e descendo a escala,mas pra mim os shapes são isso msm,são exercícios dados,improvisando diretamente com as notas soa bem melhor e é ótimo para agente conhecer melhor o braço do nosso instrumento

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Improvisação de Escalas