Botequim Seis Cordas - Licks!

Autor Mensagem
    admin
    Moderador
    # jan/03

Olá, Pessoal!

Utilizem este tópico para trocar idéias com os outros leitores da Edição 21 da coluna Botequim Seis Cordas.

Quem não leu pode acessá-la através do link abaixo:
    http://www.cifraclub.com.br/colunas/botequim/index.php?id=21

Abraços,
    Equipe Cifra Club

Cristina
    Veterano
    # jan/03
    · votar

desclpe a ignorância mas o q é lick???

Craig Jones ALM
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Ae, eu toco aqui, mas tb não sei o que é lick..... Bem, eu encaro como um solo normal, mas quem tiver uma resposta mais convincente....

Lucca Schwab
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Bem, respondo eu mesmo!

Cristina e Craig,

Um lick é uma frase (solo) repetida por muitos músicos. São como "impressões digitais" de guitarristas.

O Blackmore, o Vai, o Van Halen, o B.B. King, entre outros, possuem seus licks e nós, aprendizes destes mestres, de vez enquando usamos estas ferramentas para enriquecer nossos solos.

Estes dois que eu coloquei na coluna servem tanto para exercícios como para serem executados em uma peça musical.

Enviarei mais licks para que vocês possam agregar valor ao repertório musical de vocês.

Abraços,

Lucca Schwab!

guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Grande Lucca, aguardaremos ansiosos o próximos licks. Ainda não tive chance de escutar este por que estou no trabalho agora, mas farei isso assim que chegar em casa. Achei legal a explicação que vc deu sobre as escalas nas quais os licks são formados. Em casa verei com mais calma. Obrigado por compartilhar seu conhecimentos com a gente.
    Sempre fico agradecido a pessoas como vc que compartilham seus conhecimentos com pessoas como nós que buscamos na internet uma forma de aprender este instrumento que tanto amamos, mas que nem sempre temos condições de pagar uma escola prá aprende-lo. Pessoas como vc são o que chamo de anjos da internet.
    Valeu
    Abraços.

JoE_VaI_MaLmStEeN
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Cara gostei dessa seçao nunca tinha visto.
    O legal é que o escritor posta aqui tb bem legal.

Cristina
    Veterano
    # jan/03
    · votar

É isso aí guitartrek ... se não fosse o cifraclub eu ainda ia estar tocando só "come as you are"....

Luisfree
    Veterano
    # jan/03
    · votar

legal, mas não fritou só os dedos, a cuca tambem hehehehe
    isso dá pra fazer no violão?

guitartrek
    Veterano
    # jan/03 · Editado por: guitartrek
    · votar

com certeza cristina, são sites como o cifraclub que ajudam nós auto-didatas.

guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar

alguém ai sabe me dizer qual a diferença entre lick e riff ?

Luisfree
    Veterano
    # jan/03
    · votar

quando chegar em casa vou ver se consigo.
    minha dificuldade é que não sei solar nada, nunca tirei um solo, aprendi as escalas maiores, menores, mas não sei como começar, por exemplo:
    vamos dizer que a musica está em sol
    eu não sei por onde começar, meu ouvido não é tão jovem, mas considero ele bom, porque quando aprendo uma musica é dificil esquece-la, isso já não acontece com a letra, mas as posições eu assimilo muito bem, principalmente solinhos.

Digao
    Veterano
    # jan/03
    · votar

riff e uma sequencia de notas ou acordes q marcam a musica... e lick e uma frase q vc geralmente utiliza nos seus solos... e como se fosse uma giria q vc sempre fala...

guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Digao
    valeu cara ! brigadão

Cristina
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Eu tento fazer tudo isso mas eu não tenho a mínima agilidade!

guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Cristina
    é minha agilidade tambem não é das melhores. vc toca faz tempo ?

Lucca Schwab
    Veterano
    # jan/03 · Editado por: Lucca Schwab
    · votar

Luisfree,

Vou te ajudar um pouco.

Você disse que não sabe por onde começar um solo, OK. Vi que você deu o exemplo da música em Sol.

Tente pegar a sequência de acordes da música e tocar calmamente as tríades destes acordes.

Como?

Exemplo:

Música é esta:

G | Em | Am | D | G

Toque para cada acorde a tríade dele:

G = G - B - D
    Em = E - G - B
    Am = A - C - E
    D = D - F# - A

Por ai vai. Uma hora você se acostuma e isto fica natural na sua cabeça.

Guitartrek,

Valeu o incentivo, na próxima coluna estou tentando uma entrevista com um dos maiores guitarristas de rock do Brasil.

Aguardem!

Luisfree
    Veterano
    # jan/03
    · votar

valeu, eu entendi, sei como montar as triades, acredito que depois disso eu consiga tirar ama sequencia musical naturalmente, é isso.Sem querer puxar o s., mas você viu nossa música, tem um trecho que um colega citou seu nome, eu nem te conhecia, mas tá sendo muito bom esse papo, eu sempre quis aprender o violão, meu pai toca, só sertanejo, ele tira todas de ouvido, o solo sai quase que instantaneamente, mas ele sempre esnobou pra cima de mim e não me ensinou, quando eu comprei e começei a arranhar alguma coisa, ele nem acreditou, deve er ficado arrependido, sempre pede pra mim tocar alguma coisa pra ele.

guitartrek
    Veterano
    # jan/03 · Editado por: guitartrek
    · votar

Lucca Schwab
    um abração Lucca, valeu mesmo

Luisfree
    Veterano
    # jan/03
    · votar

ei Lucca como posso conhecer seu trabalho?

Overdoser
    Veterano
    # jan/03
    · votar

aquele lick é muito rapido, putz

Anônimo
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Lucca Schwab, kra.. mto maneiro vc aparecer aqui no Fórum pra ajudar o pessoal! Parabéns pela coluna!

abraço!

Lucca Schwab
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Galera,

Obrigado pelo incentivo.

A partir de junho lançarei um CD instrumental e todo mundo poderá adquirir.

Abraços e continuem acessando a coluna!

Inté!!!!!!!!

joao balao
    Veterano
    # jan/03
    · votar

muito boa a sua coluna Lucca Schwab, mais importante do que ensinar um monte de teoria, vc ensina a pensar musicalmente e isso vale muito mais. gostei especialmente da coluna "A musicalidade brasileira está na UTI!", expressou tudo o que eu vinha sentindo a muito tempo.

Cristina
    Veterano
    # jan/03
    · votar

guitartrek
    Eu toco há um ano e 2 meses...

guitartrek
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Cristina
    se quizer me mandar um e-mail prá gente trocar experiencias, (sem segundas intenções) manda prá: joecla@ig.com.br
    Abraços

Craig Jones ALM
    Veterano
    # jan/03
    · votar

Lucca, vc mora onde???

Outra coisa, a minha guitarra é antigona, mas eu gosto dela pacas só que o braço está empenado... Daí o som fica muito ruim, especialmente em solos.......

Será que é fácil achar braço pra comprar separadamente, e é fácil fazer a troca???

MaIfeitor
    Veterano
    # mai/05
    · votar

up..hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Botequim Seis Cordas - Licks!