Como afino 1/4 abaixo

    Autor Mensagem
    GuilhermeP
    Membro
    # fev/13


    alguem sabe como afino minha guitarra 1/4 abaixo?

    GabrielCarvalho
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tendo um ouvido MUITO bom , talvez seja possivel!
    nunca vi ninguem afinar 1/4 abaixo nao !

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    GabrielCarvalho
    Muita gente grava fora da afinação padrão, já tentou usar ao invés de 440hz como padrão alterar isso, para 435hz por exemplo? Vai conseguir sua afinação

    Para ilustrar seu tópico
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/194053/

    GuilhermeP
    Membro
    # fev/13 · Editado por: GuilhermeP
    · votar


    Edson Caetano
    seria so mudar a frequencia para 435 e afinar normalmente para ter uma afinaçao 1/4?

    AlefxD
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    basicamente e isso mesmo, mais pra que vc quer fazer isso rapaz? nao vai da pra acompanhar nenhum tipo de som, cd,banda, nada, so se for algo seu mesmo e creio que nem vale a pena

    Lugz_Metal
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    mias pra que vc quer afinar a guitarra assim ? kk

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Meu deus gente, varias bandas fazem isso... AC/DC(varias), The police(every breath you take), metallica (for whom the bell tolls)....

    GuilhermeP faz como o cara falou ali, muda pra 435Hz..

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    leviribeiro

    parece q cada album do ACDC tá de um jeito diferente, os mais antigos...parece q afinavam tudo só no ouvido e os outros copiavam a afinação...

    Figonzalez
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    É possível que muitas bandas façam isso, algumas de propósito e outras acredito que não, porém a pergunta é: Qual é a utilidade? Na minha opinião, só dificulta mais pra todo mundo afinar e o resultado prático é o mesmo...

    GuilhermeP
    Membro
    # fev/13
    · votar


    eu percebi que algumas musicas do metallica e de outras bandas sao afinadas assim e quero afinar pra ver a diferença

    Hitman
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pantera tambem tem algumas musicas em afinacoes fora do padrao.

    E qual o problema se o cara quiser afinar 1/4 abaixo????
    foda-se se tem utilidade ou nao, dai que surgem ideias e coisas novas

    Will_NSNTP
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Desafinado do Tom Jobim é nessa afinação se eu não me engano.

    Figonzalez
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Hahahaha tá ok então. Cada um afina como quiser! Só acho que pra quem tá tocando e pra quem tá ouvindo a diferença é mínima, o que não compensaria o trabalho, mas se quer ver como fica afine e seja feliz!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Figonzalez
    só dificulta mais pra todo mundo afinar

    Negativo, só dificulta mais para os outros copiarem, para os caras da banda deve ser a Coisa mais natural do mundo

    salton
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    vinibassplayer
    parece q cada album do ACDC tá de um jeito diferente, os mais antigos...parece q afinavam tudo só no ouvido e os outros copiavam a afinação...

    Não é bem assim.. seria muito amadorismo um grupo consagrado de rock 'n' roll gravar um álbum sem afinar as guitarras hehe... o que se fazia era alterar a velocidade da fita na master.

    Invalid User
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Figonzalez
    Só acho que pra quem tá tocando e pra quem tá ouvindo a diferença é mínima, o que não compensaria o trabalho

    Mas que trabalho? Pff

    leviribeiro
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    salton eh esses lances com fita era top na epoca, tinha banda que fazia efeitos acelerando ou desacelerando a fita, etc... Sei q queen tem uns lances assim

    salton
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: salton
    · votar


    leviribeiro
    É verdade, principalmente no período de experimentações dos anos 60, os primórdios de efeitos como echo, chorus, dobras vocais vieram com essas manipulações.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lá padrão 440 Hz.
    Fator semitonante: 1,0594631

    440 divido por 1,0594631 = 415, 30, que é o equivalente a meio tom abaixo (Sol Sustenido).

    1/4 abaixo seria algo entre os dois 430 Hz/ 435 Hz, conforme citado peloEdson Caetano.

    Resultado prático? Absolutamente desprezível e desnecessário.

    Mas se faz questão, é bem fácil. Gere um sinal de 435 HZ e afine por ele, como se estivesse afinando por um diapasão.

    Obs: Lá de 435 Hz, era o padrão de afinação na França do século XIX, e é usado ainda hoje, por muitos grupos de música antiga.

    Figonzalez
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Figonzalez
    · votar


    Invalid User
    Edson Caetano

    Para os outros músicos afinarem pela afinação da minha guitarra é tranquilo, mas por exemplo, ao decorrer de um show se os instrumentos desafinam um pouco, ao invés de cada um afina por um afinador individual, todo mundo vai ter que afinar por um dos instrumentos, o que dá um pouco mais de trabalho (não que isso seja um puta trabalho galera, é só um modo de dizer, que fica menos prático do que manter a afinação da lá em 440hz)

    Edit: Ou todos os musicos abaixam o lá do afinador pra 435, dai não tem problema

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    salton
    o que se fazia era alterar a velocidade da fita na master.
    sim, claro, nem tinha pensado nisso...belos recursos esses antigos!!

    vinibassplayer
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    confere q o Number of the Beast, do Iron, foi feito isso de abaixar a afinação??
    tocando junto, parace que sim

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Antigamente eu vivia mudando a afinação da minha guitarra pra tirar algumas músicas com alguma diferença de afinação. Passava mais tempo afinando do que tirando as músicas. Hoje pego o arquivo mp3 e edito ele. Pronto!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Figonzalez
    Se ocorrer a situaçao que você pintou, certamente a banda terá que estar padronizada, mas quem se preocupa com isso é guitarrista e baixista, os demais tão de boa, meu teclado nunca desafina hehehe

    E só banda Amadora tem problemas com afinação, os profissas certamente sabem afinar do jeito que tiver que ser

    Figonzalez
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano

    resumindo é isso aí! hahaha

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Se for afinar a guitarra com diferença de 1/4 de tom, ou 1/2 tom, pra tirar a música, eu entendo. Mas só pra tocar, eu não consigo entender o porquê.

    Como eu disse, pego um arquivo mp3 ou similar, abro no Audacity mesmo e mudo o tom (ajusto o pitch). Precisei tirar uma música outro dia e fiz isso. Pensei que seria ruim de ouvir, mas não deu nada de errado. Nem dá pra notar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afino 1/4 abaixo