Ajuda para gravar a guitarra do modo mais difícil

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13


Boa tarde, pessoal.

Meu problema é o seguinte: sempre gravei a guitarra através do USB de pedaleiras ou de amplificadores, porém, atualmente adquiri um amplificador mais antigo que não tem USB e estou usando pedais analógicos, ou seja, saída só no P10.

Pensei em duas opções aqui: microfonar o amplificador ou simular um amplificador para gravar em linha. Vamos às particularidades de cada um:

1. Microfonando o amplificador eu fiz três tentativas diferentes com o que tenho em mãos conforme abaixo, nada deu certo:
- Tentei gravar com os microfones condensadores embutidos na Boss Micro BR 80. Não deu muito certo. Apesar dos microfones serem específicos para gravações ao vivo, ele "estoura" logo que aumento um pouco o amplificador, como é um valvulado de 50W, não há a menor possibilidade de usar esse aparelho.
- Também tentei com a Alesis Video Track que também possui dois microfones condensadores embutidos. Acredito que sirvam apenas para capturar o som ambiente, já que usando para gravar colado no amplificador o som não fica o esperado.
- Microfone de Karaokê ligado no input da Boss Micro BR 80, como se eu estivesse gravando a guitarra plugada no input, porém, com o microfone no lugar. Não sei se é por causa do microfone ser porcaria ou porque o input do Micro BR 80 não foi projetado para esse tipo de gravação, porém, ficou uma porcaria.

2. Simulando um amplificador para gravar em linha:
- Bom, aqui não tentei nada, não tenho mais nenhuma interface USB ou algo do tipo, por isso, caso seja a melhor opção precisarei de dicas boas, bonitas e baratas. Minha idéia seria eliminar o amplificador da jogada (não gostaria de fazer isso, porém, não teria outra opção), adquirir uma interface barata como, por exemplo, essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456719676-interface-guitar-link -usb-adaptador-guitarra-para-pc-cabo-_JM , e um pedal que simule um gabinete ou algo do tipo como, por exemplo, esse: http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/cabinet-simulator-2/ .
Claro que outras opções me passaram pela cabeça nesse caso como, por exemplo, adquirir uma interface mais "top" onde eu possa plugar um microfone bom e microfonar o amplificador direto na interface, creio eu que o som seria mais fiel ao real captado pelo amplificador.

Pessoal, cabe deixar claro aqui duas coisas:

1 - Procurei sobre isso no FCC, porém, encontrei milhões de coisas, desde 2005 tem tópicos sobre isso, mas as opções que encontrei são todas baseadas em softwares e métodos mais antigos, e dos novos, não encontrei nenhuma opção onde a alternativa seja usar um pedal que simule gabinete.

2 - Toco por hobbie, não tenho intenção de adquirir nada profissional, queria capturar o som com qualidade boa, mas sem gastar muito (tá, sei que é meio que querer um milagre, porém, é o que posso fazer no momento);

3 - Dou preferência a um pedal que simule gabinete ao invés de algum programa de computador, gostaria de deixar configurações fixas na pedaleira e poder contar com a interface em qualquer PC, creio que seja mais prático e fácil de configurar tudo e regular do que ter que instalar um programa completo em pesado nos diversos computadores que usarei.

Agradeço desde já a ajuda!


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

A Fuhrmann tem um pedal que simula caixa, e a EFX também tem. Veja:


Fuhrmann:
http://www.fuhrmann.com.br/2011/produto.php?cod=000000000011

EFX:
http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/cabinet-simulator-2/

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


O legal do Fuhrmann é que você pode enviar um sinal pro seu amplificador, direto e sem efeito, e outro simulando caixa pro seu computador. Ao vivo ele também parece ser bem útil, sendo uma saída direta (sem efeito) pro seu amplificador e outra simulada pro PA. Interessante!

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
Fala, mestre!
Então, a opção da EFX eu já tinha até postado acima, já a da Furhmann eu não conhecia.
Você acha que seria melhor do que microfonar o amplificador?
E a interface necessária, a Beringher daria conta?
Valeu!

Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Infelizmente não posso te ajudar muito nesse aspecto. Nunca fiz nada decente com gravação caseira. Também gostaria de gravar, com o meu setup, considerando o meu amplificador. Acho que microfonar seria o ideal, mas isso é uma ciência muito complexa. Veja se você consegue um microfone bom emprestado e tente repetir o que fez com o microfone de karaokê. Quem sabe...

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
Putz, velho, estou tão acostumado com pedaleiras digitais que estou perdidinho em relação às gravações com o equipamento que estoi agora.

Cara, o pior é conseguir algum microfone bom emprestado. E comprar um para testar é dar um tiro no escuro, vai que não funcione, aí é gastar dinheiro à toa.

Abraço!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
1. Microfonando o amplificador eu fiz três tentativas diferentes com o que tenho em mãos conforme abaixo, nada deu certo:
- Tentei gravar com os microfones condensadores embutidos na Boss Micro BR 80. Não deu muito certo. Apesar dos microfones serem específicos para gravações ao vivo, ele "estoura" logo que aumento um pouco o amplificador, como é um valvulado de 50W, não há a menor possibilidade de usar esse aparelho.
- Também tentei com a Alesis Video Track que também possui dois microfones condensadores embutidos. Acredito que sirvam apenas para capturar o som ambiente, já que usando para gravar colado no amplificador o som não fica o esperado.


por essas duas vias voce deve conseguir um som razoavel, só tem que acertar o posicionamento do mic em relação à caixa e acertar os volumes.
tem que conseguir usar volumes um pouco mais baixos e/ou distanciar mais (por serem condensadores). e regular o ganho dos gravadorem bem baixo.

acho que voce desistiu desse caminho muito cedo, tem que testar mais.

é bom tambem fazer isso num ambiente com pouca reverberação, se nao quiser excesso de ambiencia.
a rigor, se for gravado numa sala bem seca, pode usar o mic longe que nao fica com som muito ambientado, só vai ter menos "punch" do que se fosse com o mic colado.

- Microfone de Karaokê ligado no input da Boss Micro BR 80,
nao adianta, se for pra fazer assim, compra um mic dinamico, mesmo que baratinho. ate uns 100 reais voce consegue um behringer, ou um generico dos shure.
de karaoke nao serve, é alta impedancia.
com um esquema assim - dinamico mais seu boos dá pra gravar bem tambem.

2. Simulando um amplificador para gravar em linha:
isso daí já é outra conversa, como voce ja deve ter percebido.

1 - Procurei sobre isso no FCC, porém, encontrei milhões de coisas, desde 2005 tem tópicos sobre isso, mas as opções que encontrei são todas baseadas em softwares e métodos mais antigos,
não mudou muito, só saíram versões novas dos softwares, mas as regras gerais são iguais.

dos novos, não encontrei nenhuma opção onde a alternativa seja usar um pedal que simule gabinete.
é a mesma coisa, só não precisa do VST de ampli depois.
tem esses dois que o lenadrop citou, e tem mais o GI100 da behringer. deve ter outros.

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
- Microfone de Karaokê ligado no input da Boss Micro BR 80,
nao adianta, se for pra fazer assim, compra um mic dinamico, mesmo que baratinho. ate uns 100 reais voce consegue um behringer, ou um generico dos shure.
de karaoke nao serve, é alta impedancia.
com um esquema assim - dinamico mais seu boos dá pra gravar bem tambem.


Opa, aí você me animou um pouco. Serviria um modelo desses, por exemplo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464404520-microfone-arcano-a-57 -com-cabo-cachimbo-e-case-_JM

Se sim, surgiram duas dúvidas, espero que me ajude com elas, já que percebi que você manja bem mais do que eu:

1 - o input do Boss Micro BR 80 é entrada P10, esse microfone (acredito que todos os dinâmicos, se não, por favor me corrija) tem o plug conector diferente. Existe algum tipo de adaptador para P10 ou não funcionaria?

2 - se eu conseguir usar um microfone desse num P10, o Boss Micro BR 80 tem um esquema de chaveamento, você escolhe se plugou no P10 uma guitarra ou um microfone. Apesar de estar gravando o amplificador com o microfone, seria correto deixar o chaveamento para microfone mesmo ou mudo para guitarra?

Valeu!


Kleber Blacklock

LeandroP
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Eu fiquei tentado a comprar um microfone Arcano 57, só pra microfonar o meu amplificador ao vivo. Mas o pessoal não me recomendou. Me falaram sobre outros modelos que custam 3 vezes mais.

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


LeandroP
Eu fiquei tentado a comprar um microfone Arcano 57, só pra microfonar o meu amplificador ao vivo. Mas o pessoal não me recomendou. Me falaram sobre outros modelos que custam 3 vezes mais.

Caramba, é isso que mata... Como amadorzão de tudo, gastar uma fortuna num microfone é complicado. Já é uma luta conseguir aparelhagem legal para tirar um som modesto, ter que investir também em periféricos é duro.

Bom, de qualquer forma, caso um microfone bom que custe três vezes mais caro do que o que eu indiquei (em torno de R$150,00) seja adaptável ao P10 do Boss Micro BR 80 eu dou um jeito de comprar, seria mais econômico do que investir em interface, pedal simulador de gabinete e algo mais. Com R$150,00 eu resolveria meu problema e gravaria o som direto do amplificador, que seria muito mais interessante do que um simulador.

Valeu!


Kleber Blacklock

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


Opa, será que um desses serviria ou automaticamente esse tipo de amplificador de alguma forma "podaria" a qualidade da gravação? Sei lá, não entendo de eletrônica, vai saber se cancela algum dos conectores importantes, hehe.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458790894-adaptador-p10-mono-x- canon-macho-_JM

Valeu!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13 · Editado por: kiki
· votar


Kleber Blacklock
Opa, aí você me animou um pouco. Serviria um modelo desses, por exemplo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464404520-microfone-arcano-a-57 -com-cabo-cachimbo-e-case-_JM

LeandroP
Eu fiquei tentado a comprar um microfone Arcano 57, só pra microfonar o meu amplificador ao vivo. Mas o pessoal não me recomendou. Me falaram sobre outros modelos que custam 3 vezes mais.

com um desse com certeza voce vai ter melhor resultado do que usando mic de karaoke, foi isso que eu quis dizer! nao é que vai ficar boooom. e nao sei se essa marca é confiavel.
eu tenho um shure lyric, que dizem que é tão shure quanto uma squier é fender. custou menos de 100 reais na época, e tambem nao é lá grande coisa.

Kleber Blacklock

1 - o input do Boss Micro BR 80 é entrada P10, esse microfone (acredito que todos os dinâmicos, se não, por favor me corrija) tem o plug conector diferente. Existe algum tipo de adaptador para P10 ou não funcionaria?
sim, existe. o ideal é comprar um cabo XLR - P10 (XLR ou cannon, é a mesma coisa, é aquele plug com 3 vias que usa em mic e em mesa).

sendo um mic baratinho como esse, é capaz até que já venha com um cabo assim (mic profissionais sequer vem cabo).

Apesar de estar gravando o amplificador com o microfone, seria correto deixar o chaveamento para microfone mesmo ou mudo para guitarra?
microfone!
o gravador nao se importa com o que esta sendo captado, mas sim com o que esta sendo plugado!

MAS

ainda acho que antes de gastar qualquer centavo, voce deveria testar mais esse boss que voce já comprou com o ampli que voce já tem.
eu acho que sabendo posicionar e acertar os volumes do ampli e do gravador voce pode conseguir um resultado muito bom, talvez até melhor do que com esse mic arcano.

pesquise sobre formas e posições de microfonação de ampli.
e tambem truques pra posicionar as coisas num quarto ou na sala de casa (tem que atentar pras reflexões, é bom um ambiente mais seco). tem gente que põe dentro do armário, tem gente que faz uma caixa pra "segurar" o som, tem varias ideias malucas.

já que percebi que você manja bem mais do que eu
mas tome cuidado, eu tambem nao manjo tanto assim, só tenho um pouco de conhecimento teorico porque li bastante, e pouco pratico. ja desisti de gravar microfonado, só faço em linha.

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Amigo, muito obrigado pela aula!

Antes de investir num microfone, testarei melhor meu gravador, vai que dê certo? Acho que meu erro foi posicioná-lo grudado ao amplificador, os dois microfones condensadores são muito sensíveis. Tentarei posicioná-los mais longe.

Caso haja a necessidade de um microfone, posso usar um adaptador desse tipo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458790894-adaptador-p10-mono-x- canon-macho-_JM

Valeu!


Kleber Blacklock

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Caramba, é isso que mata... Como amadorzão de tudo, gastar uma fortuna num microfone é complicado. Já é uma luta conseguir aparelhagem legal para tirar um som modesto, ter que investir também em periféricos é duro.

Não tem jeito não. O Bertola uma vez disse, com toda razão, que tocar guitarra é algo caro. E acrescento, com pouca grana, gravar de forma minimamente decente também é. Sabe o que é pior? Sai mais caro ainda a gente ficar comprando equipamentos baratos e que depois não nos servem ao que pretendemos, como parece que foi esse Boss Micro-BR no seu caso. Digo porque fiz muito disso, inclusive tive um gravador Boss dos primeiros que apareceram e pasme, cheguei a gravar umas partes com ele, numa gravação comercial! kkkk

Não acho que você vai conseguir um resultado bom usando esse mic embutido, aposto que vai ficar melhor usando esse aparelhinho em linha como ele se propõe. Me surpreenderia muito ver que você conseguiu algo melhor usando esse mic.

Para microfonar, o jeito "baratinho" é com, por exemplo, uma Fast Track e um Shure SM57. Esse 57 genéricos podem até dar certos para uns, mas existe o risco de quebrar logo ou realmente não ficar bom por uma série de razões, como o pré da interface "barata" ter que dar ganho demais num mic pouco sensível e adicionar ruído (não para guitarra, mas para outros instrumentos). Pode perguntar em estúdios, o SM57 original geralmente é dos mais baratos que existem por lá. Tudo bem que instrumentos e equipamentos chegam bastante inflacionados por aqui...

Eu mesmo há tempos que nem microfono amp em casa mais. Recomendo muito mais investir em equipamentos para gravar em linha, mas pode ter gente que prefira microfonar porque quer aprender a fazer ou mesmo usar também em palcos o microfone. Mas especificamente para gravar, acho que em estúdio pode ser uma opção botar microfones, em casa prefiro usar equipamentos para gravar em linha que tenho resultados melhores. Portanto, recomendo você investir na gravação em linha com seu Boss, caso contrário vai ter que tirar o escorpião do bolso e gastar bem mais que esse valor pretendido para ter algo que supere o que você já tem.

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


MMI
Portanto, recomendo você investir na gravação em linha com seu Boss, caso contrário vai ter que tirar o escorpião do bolso e gastar bem mais que esse valor pretendido para ter algo que supere o que você já tem.

O pior é que o escorpião fez de meu bolso seu lar eterno, kaukaukauka.

Ok, vamos seguir seu raciocínio: o "gravar em linha" com meu Boss da forma que você está propondo seria usá-lo plugado direto na guitarra, eliminando assim um microfone, correto? Eu conseguiria dessa forma usar meu set de pedais? Acho que o que faltaria seria um simulador de gabinete, já que atualmente estou usando pedais de drive e não simuladores de amplificadores. Continuando: eu ligaria guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > Boss Micro BR 80? E o resultado seria satisfatório dessa forma? Veja bem, não quero usar os efeitos COSM da BR 80, posso até usá-la na gravação de linha ou como interface para o PC, mas não como módulo de efeitos, quero usar os meus pedais, por isso a necessidade de um simulador de gabinete.

Agradeço desde já os conselhos!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13 · Editado por: kiki
· votar


MMI
Portanto, recomendo você investir na gravação em linha com seu Boss,
concordo.

Não acho que você vai conseguir um resultado bom usando esse mic embutido, aposto que vai ficar melhor usando esse aparelhinho em linha como ele se propõe. Me surpreenderia muito ver que você conseguiu algo melhor usando esse mic.
não acho que consiga melhor do que em linha, mas acho que consegue um nível razoável.
seria pra ele conseguir timbrar com o kit que ele já tem de pedais e ampli.

Sai mais caro ainda a gente ficar comprando equipamentos baratos e que depois não nos servem ao que pretendemos. Digo porque fiz muito disso,
sábias palavras. eu tambem já fiz isso.

Kleber Blacklock
eu to sugerindo as opções pra usar o que voce ja tem e fazer microfonado, porque voce disse Ajuda para gravar a guitarra do modo mais difícil, que pra mim seria microfonando.

o modo mais facil é o que nosso sábio amigo mimimi sugeriu, pluga em linha.

o "gravar em linha" com meu Boss da forma que você está propondo seria usá-lo plugado direto na guitarra, eliminando assim um microfone, correto?
exato

Eu conseguiria dessa forma usar meu set de pedais?
sim.
mas pode abrir mao deles tambem.

Acho que o que faltaria seria um simulador de gabinete, já que atualmente estou usando pedais de drive e não simuladores de amplificadores.
use um virtual. um VST.
tipo guitar rig ou amplitube.

Continuando: eu ligaria guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > Boss Micro BR 80?
ou:
1 - guitarra > pedais > boss > vst simulando amp
2 - guitarra > boss > vst simulando pedais e amp

E o resultado seria satisfatório dessa forma?
muito.
ouça os tributos que a gente faz por aqui, principalmente gravações dos grandes entendidos do assunto - mauricio bahia, ogner, makumbator, die kunst, esse povo todo.

tenha em mente o seguinte: apesar de serem ambos segmentos do áudio, fazer som ao vivo (usar pedais, amplis, mesa, etc.) e gravar são duas ciencias diferentes.

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Opa! Assim que eu gosto, bastante alternativas diferentes!
use um virtual. um VST

Então, quero evitar VSTs por "n" motivos, entre eles:

- não sei usá-los / timbrá-los;
- uso mais de um PC, teria que instalá-los em todos;
- usando o Micro BR, ao invés de usá-lo como interface com o PC, já posso gravar direto nele, sendo assim, eu precisaria de um pedal que simulasse o gabinete (ainda não testei os simuladores da BR 80 com os pedais, porém, por experiências passadas dificilmente digitais funcionam bem com analógicos).

Valeu!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
- não sei usá-los / timbrá-los;
isso se aprende!
nao é mais dificil do que qualquer pedaleira digital, e alguns são tão faceis como usar pedais analogicos.

- uso mais de um PC, teria que instalá-los em todos;
isso é ruim.

- usando o Micro BR, ao invés de usá-lo como interface com o PC, já posso gravar direto nele, sendo assim, eu precisaria de um pedal que simulasse o gabinete
aí é alguma daquelas sugestões do leandrop.
um daquele EFX já resolveria, acho.

a vantagem é que com um set desses voce pode tanto fazer o que voce disse:
guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > Boss Micro BR 80
quanto fazer assim pra tocar ao vivo:
guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > mesa de som

(ainda não testei os simuladores da BR 80 com os pedais, porém, por experiências passadas dificilmente digitais funcionam bem com analógicos)
tem gente que diz que dá.
faça o teste antes de comprar algo. coloque só simulador de amplis e use o resto no pedal.

Valeu!
de nada! espero que consiga!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

o "gravar em linha" com meu Boss da forma que você está propondo seria usá-lo plugado direto na guitarra, eliminando assim um microfone, correto?

Exatamente.

Eu conseguiria dessa forma usar meu set de pedais?

Sim, mas pelo que eu saiba ele tem seus efeitos. Evite usar os seus.

eu ligaria guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > Boss Micro BR 80? E o resultado seria satisfatório dessa forma?

Não sei como é esse seu Boss. Experimente usar os pedais (evite ao máximo, use os dele) e tente na entrada de guitarra ou na entrada de linha. Veja o que fica melhor, depende dos pedais. Esse aparelho foi feito para plugar a guitarra direto, sem os pedais e você vai notar que é melhor usar os efeitos dele que os de pedal, deteriora menos o sinal.

De qualquer forma, com certeza usando a gravação do seu Boss com a entrada de guitarra e seus efeitos você já tem simulador de gabinete. Não sei se dá para usar isso na entrada de linha. Explore seu equipamento.

____________________________________________________

Uma opção Tabajara para gravar microfonando... Tem um "artista" aqui no fórum que gravou por anos com mic de PC plugado na placa onboard. Chegou até a fazer uma traquitana com rolo de papelão e Durepóxi para aperfeiçoar a traquitana. Te digo que até conseguia algum resultado, por incrível que pareça, mas nada extraordinário. Acredito que seja até mais fácil que o mic do Boss...

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
a vantagem é que com um set desses voce pode tanto fazer o que voce disse:
guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > Boss Micro BR 80
quanto fazer assim pra tocar ao vivo:
guitarra > pedais > pedal simulador de gabinete > mesa de som


Aí que tá, não havia nem pensado na possibilidade de usar um simulador de gabinete ao vivo, boa idéia!

faça o teste antes de comprar algo. coloque só simulador de amplis e use o resto no pedal.

Estou pensando seriamente em fazer um teste cego: microfonar o amplificador com as possibilidades que tenho (caso consiga resultado satisfatório), usar a guitarra direto no BR 80 e usar os pedais com um simulador do ampli do BR 80. Três gravações. Se der certo, posto aqui o resultado para ver o que o pessoal acha que é o que. Claro que é um teste chinfrim, já que não tenho aparelhagem necessária para gravar o amplificador microfonado, porém, acredito que consiga fazer o pessoal pensar um pouco.

- não sei usá-los / timbrá-los;
isso se aprende!
nao é mais dificil do que qualquer pedaleira digital, e alguns são tão faceis como usar pedais analogicos.


Então, não é que eu seja "braço curto" não, veja só minha situação: trabalho seis dias por semana, dois filhos, esposa, o tempo que tenho tento treinar na guitarra, se eu parar para investir tempo que usaria no treino em aprender algo simplesmente pelo hobbie, prejudicaria o tempo que tenho para estudo. Para ter idéia, estou tentando aprender o Sony Vegas há 15 dias, até agora só consegui instalar ele no PC...


MMI
Eu conseguiria dessa forma usar meu set de pedais?
Sim, mas pelo que eu saiba ele tem seus efeitos. Evite usar os seus.


Pode ser que minha lógica seja meio idiota, na verdade eu gostaria de usar os pedais exatamente para manter o mesmo set que usaria ao vivo. Se eu usar os efeitos do BR 80 eu estaria gravando com algo que não é o que uso ao vivo. Claro, é uma opção, não sou necessariamente obrigado a usar o mesmo set ao vivo e para gravação, porém, penso que seria o ideal. Apenas eliminar o amplificador e, talvez, substitui-lo por um simulador de gabinete nas gravações, de resto, tudo igual.

De qualquer forma, com certeza usando a gravação do seu Boss com a entrada de guitarra e seus efeitos você já tem simulador de gabinete. Não sei se dá para usar isso na entrada de linha. Explore seu equipamento.

Tentarei fazer isso e depois eu conto aqui como foi.


Uma opção Tabajara para gravar microfonando... Tem um "artista" aqui no fórum que gravou por anos com mic de PC plugado na placa onboard. Chegou até a fazer uma traquitana com rolo de papelão e Durepóxi para aperfeiçoar a traquitana. Te digo que até conseguia algum resultado, por incrível que pareça, mas nada extraordinário. Acredito que seja até mais fácil que o mic do Boss...

Acho que me lembro dessa situação, as gravações ficavam até boas, só não me lembro quem era o cidadão.


Valeu pelas dicas, pessoal!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
Estou pensando seriamente em fazer um teste cego:
apoio!

faça uns testes, poste aqui pra gente ver como tá iondo, e aí depois voce faz um lance desse!

veja só minha situação: trabalho seis dias por semana, dois filhos, esposa
ou dependendo não faça o teste! =p
pois é, vida de gente grande é assim. ainda não tenho minha familia, mas só trabalho e estudos já tem me tomado muito tempo, cada vez toco menos tambem...

mas timbrar os vsts pra quem ja usa pedal nao tem tanto misterio nao.

Para ter idéia, estou tentando aprender o Sony Vegas há 15 dias, até agora só consegui instalar ele no PC...
eu sei como é... também tenho fila de coisas pra parar pra estudar e não diminui nunca...

MMI
Kleber Blacklock
esse lance de usar ou não os analógicos depende do que voce quer, eu vejo assim.

se o mano kleber quer usar o gravador pra estudar o set pra usar ao vivo, entao o lance que ele tá sugerindo é uma boa, por manter o set de pedais.

se ele quer uma boa gravação (que é o que a maioria de nós busca com o uso dos vst's), entao esquece pedais e timbra no digital.
vai ocnseguir melhor resultado sonoro na gravação.

Uma opção Tabajara para gravar microfonando... Te digo que até conseguia algum resultado, por incrível que pareça, mas nada extraordinário. Acredito que seja até mais fácil que o mic do Boss...
foi tu? =p

o que acontece, eu vejo muitas vezes, é que conta muito pra qualidade estar usando o mic adequado plugado na entrada adequada.

um mic profissional na placa onboard vai ficar ruim.
um mic de karaoke numa interface boa tambem pode ficar ruim.
um mic de pc plugado na placa onboard, ou um mic embutido de laptop as vezes dá um resultado bem razoavel.

por isso eu sugeri testar mais o mic embutido do boss, porque já é garantido que o mic está adequadamente ligado, o resto é só posicionamento do mic em relação à fonte e acertar os níveis.

eu defendo que antes de gastar com qualidade tecnica tem que saber como usar. isso muitas vezes é esse tipo de coisa, posicionar, plugar, organizar quem vem antes e quem vem depois.

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


kiki

se o mano kleber quer usar o gravador pra estudar o set pra usar ao vivo, entao o lance que ele tá sugerindo é uma boa, por manter o set de pedais.

Sim, pode ser. Por outro lado, acho que para usar ao vivo, faça a timbragem ao vivo. Gravação é gravação, diferente.

por isso eu sugeri testar mais o mic embutido do boss, porque já é garantido que o mic está adequadamente ligado, o resto é só posicionamento do mic em relação à fonte e acertar os níveis.

Sim, entendo. Mas posicionar, regular o ganho etc. do aparelho é mais complicado do que um mic de PC, já que este já vem até com suporte para posicionar. E qualidade por qualidade, vai ser pau a pau...

cada vez toco menos tambem...

Estamos no mesmo barco... hehehehe

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
MMI
Putz, a ala dos guitarristas de finais de semana, hehe.

Pessoal, só para constar, estive fazendo uns testes plugando os pedais em linha na BR 80. Criei um patch apenas com o simulador de amplificador (escolhi um Tweed clean, acredito que é o mais próximo que tenho de meu amplificador na BR 80, já que meu ampli é um hand made similar a um Fender clean) e testei com os pedais. Testei o drive, o booster, delay e chorus, todos pedais individuais. Ainda não me agradou muito, mas já é um início. Tentarei amanhã com mais calma e tempo. Verifiquei que na BR 80 existem opções que podem ser úteis como, por exemplo, noise gate, reverb, compressor, equalizador. Aos poucos tentarei adaptar os pedais ao gravador. Assim que estiver mais ou menos satisfatório faço uma gravação rápida e posto aqui.

Valeu mesmo pela ajuda, pessoal!


Kleber Blacklock

Kleber Blacklock
Veterano
# fev/13
· votar


Peraí...

Vamos só supor que não dê certo usar um simulador do BR 80 devido a incompatibilidade entre os analógicos e o digital, se eu arranjasse um dos produtos indicados pelo mestre Panucci eu conseguiria usar na BR 80, usando-a apenas como gravador, ou ainda assim a qualidade ficaria ruim? Estou tentando entender a BR 80 apenas como uma junção de interface + DAW, tudo numa coisa só. Caso ainda assim a resposta seja negativa, a BR 80 funciona como interface com PC, nesse caso, usando um dos simuladores de gabinete dos indicados pelo Panucci eu conseguiria uma gravação satisfatória usando a BR 80 apenas como interface entre pedais e PC? Aí eu usaria um DAW qualquer e o BR 80 simplesmente como interface.

Valeu!


Kleber Blacklock

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock
se eu arranjasse um dos produtos indicados pelo mestre Panucci eu conseguiria usar na BR 80, usando-a apenas como gravador, ou ainda assim a qualidade ficaria ruim?
acho que dá.
talvez voce deva gravar em linha (line in) ou usando a entrada como mic nesse caso, não tenho certeza.

Caso ainda assim a resposta seja negativa, a BR 80 funciona como interface com PC, nesse caso, usando um dos simuladores de gabinete dos indicados pelo Panucci eu conseguiria uma gravação satisfatória usando a BR 80 apenas como interface entre pedais e PC? Aí eu usaria um DAW qualquer e o BR 80 simplesmente como interface.
acho que vai dar quase na mesma. o que pode mudar é só a resolução da gravação, e mais os ganhos de flexibilidade de edição da DAW, mas não o timbre.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


kiki
kiki pode me ajudar com uma coisa hehe...

vou postar lá no boteco de contra-baixo, aguardo resposta...

boa noite!

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Kleber Blacklock


Se você consegue gravar limpo no BR-80, eu acredito que dá pra você editar o áudio gravado no computador. O mais difícil, no meu ponto de vista, é conseguir um som limpo de ruídos. Digamos que, se o som da guitarra chegar totalmente limpo, sem simulação de amplificador ou caixa, já um passo enorme. E pra isso nem precisa de um simulador de caixa.

Você precisa de alguma coisa que divida o sinal da sua guitarra, sendo um pro seu setup de pedal e amplificador, e outro pra mandar o sinal puro pra ser gravado. Os seus pedais com amplificador serviriam de inspiração apenas (pra ouvir enquanto grava em uma outra via), porque eles não seriam gravados. Depois é só trabalhar o áudio da outra via no computador. E aí não tem jeito, tem que usar VST's. Eu nunca gravei em casa dessa forma, mas já fiz alguns testes e vejo muito potencial dessa maneira.

Até porque em gravação, efeitos como um delay com o tempo fora de sincronia ou uma reverberação, pode por tudo a perder. E no computador você pode ajustar os parâmetros do efeito de uma maneira melhor e não destrutiva.

LeandroP
Moderador
# fev/13 · Editado por: LeandroP
· votar


Kleber Blacklock

Eu tinha uma cópia do Guitar Rig instalada no meu computador só pra conhecer o programa (por curiosidade). E junto do programa tem uma biblioteca de guitarras gravadas, todas cruas, sem efeitos, gravadas direto. Peguei alguns desses áudios e experimentei algumas combinações de amplificadores, caixas, microfones, e os resultados foram impressionantes. Uma pena eu não conseguir gravar a guitarra dessa maneira, sem nenhum ruído digital (aqueles sons de glub-glub irritantes). E a versão do Guitar Rig era bem antiga.

Gravei uma vez pra um amigo, num pequeno estúdio, as guitarras dessa forma, limpa. Eles que escolheram o timbre depois. Ouça as músicas "Cavalo Nóia", "Procura-se um RG", "01/02" e "Um dia de cada vez". Todas gravadas dessa maneira.

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/fabio-nunez/cavalo-noia /2452298

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/fabio-nunez/procura-se- um-rg/2452294

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/fabio-nunez/01-02/24522 93

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/fabio-nunez/um-dia-de-c ada-vez/2452297

Não tem muitas guitarras... Tudo gravado em 3 horas, na madrugada e chapadão 8P

De Ros
Veterano
# fev/13
· votar


Kleber Blacklock

Velho, dá pra tirar um som muito bom com esse brinquedo! Acho que tá faltando tu te dedicar mais à leitura e experimentação!



kiki
Moderador
# fev/13
· votar


LeandroP
dá um pouco de nó na cabeça da gente pensar que dá pra gravar "aos contrário", grava primeiro e timbra depois, mas com o tempo a gente acostuma.

Uma pena eu não conseguir gravar a guitarra dessa maneira, sem nenhum ruído digital
uma interfacezinha resolve.

(aqueles sons de glub-glub irritantes)
???

De Ros
oloco, se o mestre falou, então deve ter coisa aí!

o que acontece muitas vezes é que aprender a regular esses bichinhos digitais é um pouco chato, comparado aos bons e velhos knobs de girar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda para gravar a guitarra do modo mais difícil