Programa de Instrumentos Virtuais?

    Autor Mensagem
    Niyuki
    Veterano
    # jan/13


    Olá, estou começando a compor recentemente e tentei formar uma banda, mas não deu muito certo, então resolvi partir pra guitarra solo e um vocalista, então gostaria de começar a compor os outros instrumentos através do PC mesmo.
    Baixei o Cubase e tentei usa-lo, mas achei meio complexo, apesar de bom, e vi que tem outros, pelo que meu amigo falou, mas não achei.
    Então, existe algum programa bom pra compor instrumentos (bateria, baixo, violino e piano. Principalmente estes) ?
    Seria na linha do rock.

    Não me digam o Guitar Pro, por favor. HAHAHA
    Muito obrigado!

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Niyuki

    Bom cara, vc já tendo o plugin VSTI, vc pode compor pelo piano roll de qualquer DAW, pode ser cubase, reaper, pro tools, sonar, etc...

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Niyuki
    Então, existe algum programa bom pra compor instrumentos (bateria, baixo, violino e piano. Principalmente estes) ?

    bateria: ez drummer, é bom e nao é muito pesado. é o que eu uso, tem outros.

    baixo: tem um que chama broomstick bass, que parece bom mas nunca usei.
    eu uso um bem simples que chama 4front bass.

    piano: eu uso o 4front piano, da mesma linha do baixo. bem simples.
    tem varios, depende da complexidade que voce quer.

    Não me digam o Guitar Pro, por favor. HAHAHA
    guitar pro nao é instrumento virtual, é pra escrever partituras, tablaturas e midis.

    todos esses instrumentos virtuais que eu citei (VSTi) são sons pra rodar com um midi, que pode ser gerado pelo guitar pro, pelos DAWs (tipo o Cubase, o Reaper) ou por algum outro programa.

    pelo visto voce ainda tá se confundindo com os tipos de programa, precisa pesquisar mais.

    - Voce tem que ter um DAW (pode ser o Cubase) pra criar as faixas. Cada faixa pode ser um midi ou um WAV.
    - sobre cada faixa voce pode colocar os efeitos. equalização, reverb, simuladores, etc.
    - os instrumentos virtuais (VSTi) são plugins de efeitos que voce aplica à uma faixa de midi. fazem seu midi soar como algum instrumento.

    resumindo, voce precisa de um DAW, alguns VSTi, e saber editar midi.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Kiki
    Isso aí cara, destrinchou bem mais o tema!

    eu uso o Broomstick bass pra montar minhas linhas de baixo; ele não é pesado, tem uma variedade de tipos de baixos, eletricos ou acusticos, dedilhados ou palhetados, enorme; esse é o ponto forte dele...

    e alem disso ele ainda tem alguns efeitos embutidos, se não me engano são EQ, compressor, overdrive, chorus e reverb....

    Vc ajustando legal, engana perfeitamente que é VST...

    TheRover
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Estava pensando em criar um tópico com a mesma pergunta mas fiquei com medo de fecharem.

    joao b.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Niyuki

    Considere tudo que o kiki disse.




    E só pra constar, aqui vai uma lista do que uso:

    Cubase - DAW
    Nuendo - DAW

    Halione - baixo, metais, teclados, strings e outros

    Ez Drummer - Bateria
    Active Drummer - Bateria

    Bromistick Bass - Baixo (Tem muitas opçoes de baixo mas trava muito aqui, uso muito pouco)

    B4 - Órgão clássico (acho que é o que soa mais próximo de um instrumento de verdade), ótimo VSTi

    Real Guitar - Violões

    Virtual Guitar - Guitarras




    E aqui uma gravaçãozinha feita 100% com VSTi's...


    http://soundcloud.com/joao-b/experimentos

    Obs.
    Esta gravação foi apenas um experimento, fiz apenas alguns ajustes na equalização e ambiência, com plugins do próprio Cubase.

    Usei os seguintes VSTis

    Bateria - Ez Drummer (Vintage Rock)
    Baixo - Halione (Fingered Bass)
    Strings - Halione (Slow Movie Strings)
    Violão - Real Guitar (Violao 12 Cordas)
    Sax Sofone - Halione (Sax Tenor)


    De hoje em dia, tanto pra quem tem banda como pra quem não tem, os VSTi's são muito úteis!

    Composição, criação de arranjos, ensaio/treino/estudo... tudo fica bem mais fácil quando se tem essas ferramentas.

    Claro, além de te-los, é preciso saber usa-los, e isso leva um bom tempo, e consome horas e horas de testes e experimentos...

    Então pesquise e leia bastante a respeito. Vai achar muita coisa na net...

    Abç

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    strinbergshredder
    eu uso o Broomstick bass pra montar minhas linhas de baixo; ele não é pesado, tem uma variedade de tipos de baixos, eletricos ou acusticos, dedilhados ou palhetados, enorme; esse é o ponto forte dele...
    olha, legal! deu vontade de conhecer.
    eu já ouvi umas coisas com ele e realmente eram muito boas.

    eu não uso porque eu toco baixo, então prefiro sempre gravar!
    o 4 front é beeeeem simples (não tem nenhuma regulagem), só uso pra testar uns midis e quando quero gravar uma guitarra e não quero gastar tempo gravando um baixo.

    TheRover
    Estava pensando em criar um tópico com a mesma pergunta mas fiquei com medo de fecharem.
    aproveite esse então, poste suas dúvidas!

    joao b.
    valeu, belo complemento!

    strinbergshredder
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Kiki
    Pois é cara; experimenta ele, acredito que tu vai gostar bastante...

    O unico contra dele é que pra ler um MIDI já pronto, você precisa editar alguns detalhes de canal MIDI na DAW, modo manual ou automatico no VST....
    Tem umas paradinhas, não é "plug 'n play" não...

    eo.
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: eo.
    · votar


    Montar a linha dos outros instrumentos pelo GP acredito que seja a melhor solução...

    No começo pode/irá sair bem estranho, principalmente a bateria, mas com dedicação você realmente alcança excelentes resultados!

    Bateria mesmo é o mais legal de criar haha =P

    TheRover
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    kiki

    Daqui a um mês, quando eu terei mais tempo, vou começar a mexer com esses softwares e aí ressucitarei este tópico pra postar minhas dúvidas.

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Programa de Instrumentos Virtuais?