Autor |
Mensagem |
Niyuki Veterano |
# jan/13
Olá, estou começando a compor recentemente e tentei formar uma banda, mas não deu muito certo, então resolvi partir pra guitarra solo e um vocalista, então gostaria de começar a compor os outros instrumentos através do PC mesmo. Baixei o Cubase e tentei usa-lo, mas achei meio complexo, apesar de bom, e vi que tem outros, pelo que meu amigo falou, mas não achei. Então, existe algum programa bom pra compor instrumentos (bateria, baixo, violino e piano. Principalmente estes) ? Seria na linha do rock.
Não me digam o Guitar Pro, por favor. HAHAHA Muito obrigado!
|
strinbergshredder Veterano
![Guitarrista Revelação 2012](/img/trofeu-guitarra-2012.gif) |
# jan/13
· votar
Niyuki
Bom cara, vc já tendo o plugin VSTI, vc pode compor pelo piano roll de qualquer DAW, pode ser cubase, reaper, pro tools, sonar, etc...
|
kiki Moderador |
# jan/13
· votar
Niyuki Então, existe algum programa bom pra compor instrumentos (bateria, baixo, violino e piano. Principalmente estes) ?
bateria: ez drummer, é bom e nao é muito pesado. é o que eu uso, tem outros.
baixo: tem um que chama broomstick bass, que parece bom mas nunca usei. eu uso um bem simples que chama 4front bass.
piano: eu uso o 4front piano, da mesma linha do baixo. bem simples. tem varios, depende da complexidade que voce quer.
Não me digam o Guitar Pro, por favor. HAHAHA guitar pro nao é instrumento virtual, é pra escrever partituras, tablaturas e midis.
todos esses instrumentos virtuais que eu citei (VSTi) são sons pra rodar com um midi, que pode ser gerado pelo guitar pro, pelos DAWs (tipo o Cubase, o Reaper) ou por algum outro programa.
pelo visto voce ainda tá se confundindo com os tipos de programa, precisa pesquisar mais.
- Voce tem que ter um DAW (pode ser o Cubase) pra criar as faixas. Cada faixa pode ser um midi ou um WAV. - sobre cada faixa voce pode colocar os efeitos. equalização, reverb, simuladores, etc. - os instrumentos virtuais (VSTi) são plugins de efeitos que voce aplica à uma faixa de midi. fazem seu midi soar como algum instrumento.
resumindo, voce precisa de um DAW, alguns VSTi, e saber editar midi.
|
# jan/13
· votar
Kiki Isso aí cara, destrinchou bem mais o tema!
eu uso o Broomstick bass pra montar minhas linhas de baixo; ele não é pesado, tem uma variedade de tipos de baixos, eletricos ou acusticos, dedilhados ou palhetados, enorme; esse é o ponto forte dele...
e alem disso ele ainda tem alguns efeitos embutidos, se não me engano são EQ, compressor, overdrive, chorus e reverb....
Vc ajustando legal, engana perfeitamente que é VST...
|
TheRover Veterano |
# jan/13
· votar
Estava pensando em criar um tópico com a mesma pergunta mas fiquei com medo de fecharem.
|
joao b. Veterano |
# jan/13
· votar
Niyuki
Considere tudo que o kiki disse.
E só pra constar, aqui vai uma lista do que uso:
Cubase - DAW Nuendo - DAW
Halione - baixo, metais, teclados, strings e outros
Ez Drummer - Bateria Active Drummer - Bateria
Bromistick Bass - Baixo (Tem muitas opçoes de baixo mas trava muito aqui, uso muito pouco)
B4 - Órgão clássico (acho que é o que soa mais próximo de um instrumento de verdade), ótimo VSTi
Real Guitar - Violões
Virtual Guitar - Guitarras
E aqui uma gravaçãozinha feita 100% com VSTi's...
http://soundcloud.com/joao-b/experimentos
Obs. Esta gravação foi apenas um experimento, fiz apenas alguns ajustes na equalização e ambiência, com plugins do próprio Cubase.
Usei os seguintes VSTis
Bateria - Ez Drummer (Vintage Rock) Baixo - Halione (Fingered Bass) Strings - Halione (Slow Movie Strings) Violão - Real Guitar (Violao 12 Cordas) Sax Sofone - Halione (Sax Tenor)
De hoje em dia, tanto pra quem tem banda como pra quem não tem, os VSTi's são muito úteis!
Composição, criação de arranjos, ensaio/treino/estudo... tudo fica bem mais fácil quando se tem essas ferramentas.
Claro, além de te-los, é preciso saber usa-los, e isso leva um bom tempo, e consome horas e horas de testes e experimentos...
Então pesquise e leia bastante a respeito. Vai achar muita coisa na net...
Abç
|
kiki Moderador |
# fev/13
· votar
strinbergshredder eu uso o Broomstick bass pra montar minhas linhas de baixo; ele não é pesado, tem uma variedade de tipos de baixos, eletricos ou acusticos, dedilhados ou palhetados, enorme; esse é o ponto forte dele... olha, legal! deu vontade de conhecer. eu já ouvi umas coisas com ele e realmente eram muito boas.
eu não uso porque eu toco baixo, então prefiro sempre gravar! o 4 front é beeeeem simples (não tem nenhuma regulagem), só uso pra testar uns midis e quando quero gravar uma guitarra e não quero gastar tempo gravando um baixo.
TheRover Estava pensando em criar um tópico com a mesma pergunta mas fiquei com medo de fecharem. aproveite esse então, poste suas dúvidas!
joao b. valeu, belo complemento!
|
# fev/13
· votar
Kiki Pois é cara; experimenta ele, acredito que tu vai gostar bastante...
O unico contra dele é que pra ler um MIDI já pronto, você precisa editar alguns detalhes de canal MIDI na DAW, modo manual ou automatico no VST.... Tem umas paradinhas, não é "plug 'n play" não...
|
eo. Veterano |
# fev/13 · Editado por: eo.
· votar
Montar a linha dos outros instrumentos pelo GP acredito que seja a melhor solução...
No começo pode/irá sair bem estranho, principalmente a bateria, mas com dedicação você realmente alcança excelentes resultados!
Bateria mesmo é o mais legal de criar haha =P
|
TheRover Veterano |
# fev/13
· votar
kiki
Daqui a um mês, quando eu terei mais tempo, vou começar a mexer com esses softwares e aí ressucitarei este tópico pra postar minhas dúvidas.
Valeu.
|