Dificuldade em lick + uso master de wah (eu suponho) John Frusciante

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # jan/13




    Cara tava assistindo esse vido dos Peppers, aos 3:30 começa o solo diferente da versão de estúdio, improvisado. Duas coisas me pegaram aqui em casa, primeiro:

    1- No final ele acelera, e parece que faz um tremolo picking em cima da pentatonica, com um efeito q eu suponho q seja apenas a guita distorcida com um wah, q nem no começo do solo. Mas não peguei a manha, oq ele exatamente faz pro som fica tao cheio e o qual seria a disposição do wah para tal efeito, eu tento aqui mas não fica muito parecido, alguém saberia me dizer?

    2- Tem um lick classico para se usar com wah, vou ser breve: penta re menor por exemplo cordas B e G:

    Bend 12 na corda G, hammer e pull off 10h12p10 na corda de baixo, no caso B, bem clássico. Bend na corda de cima, da o trill na de baixo, assim varias vezes. Quando to fazendo isso rápido, eu dou o bend na terceira corda com os dedo 2 ou 2 e 3 dependendo do tom, mas quando eu solto a corda para em seguida dar o ligato, eu acabo dando um pull off e fazendo a corda sol tocar, tipo bend, ai eu largo rápido com ela esticada e soa a corda solta, no caso um sol, dai faço o trill, e isso ta sujando e destruindo o som do lick. Alguém já passou por isso, tem alguma ideia do que eu to falando, pq é um lick tao simples mas ta uma coisa automatica no meu dedo, que não ta saindo sem fazer soar a corda q eu dei o bend sozinha.

    abraço, malz o tamanho.

    Schelb
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Schelb
    · votar


    Bom, apesar de mostrar um set de pedais bem grandinho ali pra 3 min e 15, eu tbm acredito q de pra fazer apenas com wha e dist. Ele usa o wha bem rapidamente, e um wha bem aberto tbm.
    EDIT: acabei falando do inicio do solo. No final do solo, pra mim ele faz mesmo um lick neste tipo q vc disse, com wha, mas só q abrindo mais lentamente.
    Já a questão do lick, acho q entendi o q acontece. Eu costumo para evitar este soar da corda G (no caso), encostar meu indicador (q ta parado na casa 12 da B) nela por baixo, levemente, só abafando saca?

    thms555
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    então, eu fiz o tópico pq eu tenho um wah aqui, e só com wah eu não to conseguindo tirar o som parecido ao do final, quando acelera o solo. As vezes alguém aqui tira um som parecido e tem as manhas para me passar.

    Sobre o lick, esse negocio de passar um pouco o dedo para abafar a de corda de cima eu manjo. O problema é que o lick é assim:

    G -------12b(14)-------------------------
    B -----------------------10h13p10 ------

    Rápido e varias vezes. Quando eu dou o bend na corda G, tem um movimento natural da minha mao fazendo o lick rápido, em que eu alcanço a nota do bend e solto a corda para dar o ligato em baixo, nesse fim do bend para dar o ligato, eu acabo meio q soltando 12 casa esticada 1 tom e deixando soar a corda solta como se fosse assim 12b(14)p0. Isso ta acabando com o meu lick. Só fiz o tópico pq eu já toco ha algum tempo e é um lick básico, mas alguma coisa ta automática em mim que não consigo fazer rápido sem soar a corda aberta no final do bend.
    Não sei o que fazer mais.

    Schelb
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Schelb
    · votar


    Kra, quando é assim, o negócio e treinar devagar e ir subindo a velocidade aos poucos.
    Já o som em si, pode ser uma questão da timbragem do wha dele e do seu, ou questão da pegada mesmo, daí num sei. Tenho um amigo que tem um wha igual o meu, mas na hr q toca soa muito melhor, mas é a pegada, pq eu não faço o mesmo no equip dele.
    Edit: apesar que pode ser a dist tbm, que pode limitar certas frequencias, mas realmente a pegada da muita diferença. O pedal tbm tem que ser uma continuação da sua expressão corporal que acompanha o solo né, o que entra nessa "pegada" tbm.

    Mr.Myself
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    thms555

    Só pelo titulo do topico ja vi que era Dani california kkkk

    Entao cara...

    Se não me engano, John usa um Wha + Phaser neste lick, treine bem devagar, ate pegar o jeito.

    Sobre o lick, eu toco de uma forma um pouquinho diferente, da que voce postou:

    Em vez de tocar assim:


    e------------------------------------------------------
    B---------10h13p10-------------------------------------
    G-----12b----------------------------------------------



    Eu toco assim:


    e------------------------------------------------------
    B------10-13p10--------------------------------------------
    G--12b----------------------------------------------------



    Deu pra sacar?? A diferença e minima mmsm kkkkkk, mas tem...

    espero ter te ajudado

    vlw

    Deco_ufrj
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    thms555
    tu viu o tamanho do set dele? vai ser bem dificil tirar o mesmo som... até por que cada wah tem um timbre diferente... mas eu diria que no solo foi Fuzz + wah, com o wah depois do fuzz...

    slipknotcr7
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    num sei se diminuir a velocidade e ir acostumando, vai ajudar, mas é o que eu faria

    thms555
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    To achando tbm q deve ser um fuzz do muff russo dele, com wah e phaser. Só com o wah eu to chegando a conclusão de que é impossível chegar ao som igual, da pra chega próximo, mas acredito que é justamente o phaser que da essa rotação maior no som.

    Entao quanto ao lick, vou quebrar a cabeça aqui. O problema é que ta um movimento natural, quando se toca rápido escalas ou licks, você não raciocina mais, fica uma coisa automática, que é o que ta acontecendo erroneamente com minha execução desse lick.

    Bom é isso, se alguém tiver alguma ideia e dica para ajudar no tópico estamos aberto.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade em lick + uso master de wah (eu suponho) John Frusciante