VARIAX - Cordas com Volumes Diferentes

    Autor Mensagem
    marcelodia
    Veterano
    # jan/13


    Saudações, amigos.

    Possuo uma Variax 600, que utilizo juntamente com um POD X3 Live. Tenho notado que a quarta corda (ré) fica com o volume consideravelmente mais baixo que as outras, em quase todos os modelos. Cheguei a pensar em defeito no captador da corda, porém, em alguns poucos modelos, os sons possuem o mesmo volume, o que me leva a crer que não seja o caso. Alguém já notou esse tipo de problema? Se sim, conseguiu resolver? Grato pela colaboração.

    Willie Adler
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tenho um primo que tem uma dessas, e problemas assim são sempre os piezos LR Baggs...

    Antes de pensar em trocar vou te dar umas dicas pra você verificar:

    Passar flanela ou similares nas cordas pode deixar fiapos entre as cordas e os piezos, se for o caso limpe bem esses locais e tire toda a poeira e etc...

    Ele também comenta que o suor pode causar problemas desse tipo e as vezes ele tem que esperar secar um pouco para resolver.

    Flw.

    marcelodia
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tenho um primo que tem uma dessas, e problemas assim são sempre os piezos LR Baggs...

    Antes de pensar em trocar vou te dar umas dicas pra você verificar:

    Passar flanela ou similares nas cordas pode deixar fiapos entre as cordas e os piezos, se for o caso limpe bem esses locais e tire toda a poeira e etc...

    Ele também comenta que o suor pode causar problemas desse tipo e as vezes ele tem que esperar secar um pouco para resolver.


    Humm, interessantes observações... Quanto ao suor, não creio ser o caso, porque o "sintoma" permanece com a guita em qualquer estado, seca ou úmida. Quanto ao contato com o piezo, também não parece ser isso, porque mantenho sempre tudo muito limpo, inclusive troquei as cordas recentemente, e não há impurezas presentes. Sem contar que, como disse, o problema não acontece quem alguns modelos... A não ser que esses modelos apresentem normalmente a quarta corda com o volume mais alto do que as outras. Infelizmente, a Variax possui essa característica, os volumes das cordas variam de modelo para modelo, em um nível não muito significante, a não ser por este que estou relatando.

    Willie Adler
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Já vi que andam trocando esses saddles por piezos graphtech...

    Dê uma pesquisada em sites gringos que você vai ver que esse problema é bem comum (motivo pela qual decidi não comprar uma variax)...

    marcelodia
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    OK, pesquisarei mais a respeito. No caso da troca por saddles Graphtech, segundo os relatos que você viu, os resultados foram positivos? A troca não desconfiguraria o esquema eletrônico, afetando os timbres?

    marcelodia
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: marcelodia
    · votar


    Willie, pesquisei e descobri, eis o post elucidativo:

    "My V500 was having an issue with the low E string as well. It sounded kind of dead and the intonation was a little wonky. I tried all sorts of things until one day when I was changing strings I noticed that one of the threaded rods that set the saddle height wasn't even in contact with the bridge plate. I cranked it down until it touched and had some pressure on it and voila! Now it sounds like it should. I know it's kind of basic, and I know enough about maintaining guitars that I felt stupid for not noticing it. "

    Como ninguém é obrigado a saber inglês, o problema, no meu caso e no caso acima, foi que um dos parafusos responsáveis pelo ajuste da altura do saddle não estava fazendo contato com a ponte, impedindo o piezo de captar toda a vibração produzida pelo tanger da corda. E como na explicação acima, bastou ajustar os dois parafusos com a mesma pressão para o problema ser solucionado.

    Muito grato pela dica, amigo Willie, e já fica aí a solução para esse problema que com certeza deve estar causando aborrecimento a mais gente.

    Abraços.

    marcelodia
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Apesar da solução acima, o problema foi sanado apenas parcialmente, o ajuste minimizou a diferença de volume entre as cordas, mas não resolveu a questão por completo. Daí, entrei no Workbanch, abri o modelo mais discrepante, cliquei em "Editor", no Menu, e entrei em "String Volumes". Ajustei os volumes individualmente de modo a equalizá-los e o problema foi resolvido, por enquanto, já que vi (li) um monte de gente dizendo que isso é indicativo de piezo moribundo. Mas, até que seja decretado o óbito, funcionou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VARIAX - Cordas com Volumes Diferentes