Diferença entre tocar ao vivo e gravação. O que acontece?

    Autor Mensagem
    elciosouza
    Veterano
    # jan/13


    Boa noite rapaziada,
    Então...tenho meus 30 anos e uns 10 tocando em banda por aí. Nunca me preocupei em gravar nada em casa, pois achava besteira(loucuras da minha mente insana). Já gravei em estúdio, mas sempre ao vivo...1,2,3 e VAI!! nunca havia parado para gravar somente a guitarra.
    Ontem e hoje parei pra fazer isso, prum concurso do Clapton que tá rolando. A música em questão é cocaine...já toco essa na noite faz MUITO tempo e sempre rolou bem...nunca recebi críticas negativas quanto ao que eu faço. Achei que fosse ser moleza...tava no papo!!! não o concurso, mas a gravação...resumindo??? não consegui gravar...simplesmente não rolou, nada me agradava, parecia que nada ficava bom(pa mim)...as idéias não vinham, diferente de quando se toca ao vivo com banda. Estava usando uma backing track bacana, não é culpa dela, longe disso...mas achei que gravar em casa, não dá o mesmo tesão que tocar ao vivo. Acontece isso com vocês também? como ultrapassar essa barreira..como vocês costumam gravar? dá essa sensação estranha em vocês também, ou só comigo? é como se eu estivesse gravando minha voz pela primeira vez, saca? estranho pacas. as gravações que fiz ao vivo, ou em estúdio com banda, seja áudio ou vídeo, rolaram sem neura. queria umas dicas de vocês que tem esse hábito de estar sempre em casa. abç!

    obs: não tenho parafernália em casa pra gravar no PC, tava usando uma handycam.

    alexdiffer
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Gravação de estúdio = Equipamento profissional + Profissionais + Acústica + Captação de audio profissional = Gravação de qualidade

    Gravando em casa você provavelmente não vai ter a estrutura do estúdio, nem os equipamentos tão profissionais, nem acústica projetada para aquilo....não que não possa ter, mas em geral não tem, e escutar o som que você gravou com baixa qualidade de captação e ainda por cima em caixas de som que não responda as principais ondas de frequência ou fone de ouvidos podem tirar o tesão da música sim....a sua percepção do trabalho muda drasticamente.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Tudo muda, em casa ou num estúdio profissional. Gravar é outro papo!

    - Ao Vivo, um acorde ou nota "mascada" passa batido. Na gravação não!
    - Uma nota ou acorde fora do tempo, soa como um trovão no meio da trilha.
    - O som da guita muda, o do ampli muda, o chiado insignificante de um pedal ao vivo, se torna um inferno numa gravação.
    - Conheço cantores profissionais, que não possuem suas vozes nos retornos, só a instrumentação, porque o som de suas vozes "diferentes" quando ouvidas externamente, fazem eles quererem corrigi-la e consequentemente errar.
    - É frio, requer disciplina, ouvido crítico, paciência, muita paciência.

    Estou gravando uma trilha. Uma das partes, um violão super simples, já gravei 4 vezes. Sempre um acorde não soa bem, ou 'uma" batida sai fora do tempo. Um pequeno erro, põe todos os 3 minutos da canção a perder. Se fosse ao vivo, nem o Mozart iria perceber o erro. Mas gravado, até minha mãe vai perceber.

    Ensaio, perfeito, repasso perfeito, aperto REC...

    Ontem fui refazer, um acorde "mastigou" aos 2.50 min... quase destruí meu PC e o violão!

    Paciência.........

    Bereta
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Isso é normal! É a famosa síndrome do REC. A gente tem tudo ensaiadinho nas pontas do dedo, como o Lelo Mig bem o disse, dae aperta o REC e ferra tudo!

    Uma coisa que, nmho, faz muita diferença é o nosso querer fazer perfeito. A gente começa a ficar noiado pra que tudo fique 100%, começa querer corrigir isso, aquilo, daí sempre dá mais trabalho. Mas eu adoro essa emoção =)

    Abç

    PEMAMETAL
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Eu entendi o que voce quis dizer. A diferença pra voce é a banda real. Voce tem mais ideias e flui melhor tocando com uma banda de verdade do que com uma bt. A turma ta falando mais da diferença entre gravar e tocar ao vivo ou gravar em casa/estudio.

    Parabens cara, voce deve ser um cara que toca com feeling e improvisando, no clima que a banda ta rolando na hora, nada de solos prontos ou mecanicos. Tipo voce se inspira mais com a pegada da banda, foi o que eu entendi

    Wotalovisk
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    se o problema e nao ter a sensaçao da noite.. simples apague a luz do recinto
    pegue um midi com som de pessoas em um show e ponha um show de laser .. voala ! .. bem eu ja tive esse esse problema você so se acustuma com o tempo , realmente e um cu a diferença a sensação..ate o feeling muda ,
    bem boa sorte ai no concurso , quando upar o video manda pra "nois"

    Bereta
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Rola muito o contrário também. O cara toca muito em casa, no quarto, na frente da câmera, mas se entra numa banda, ao vivão, num palco, não consegue fazer nada e trava. Aí é foda!!! Acho que pior que a síndrome do REC!

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: elciosouza
    · votar


    alexdiffer, Lelo Mig, Bereta,Wotalovisk e PEMAMETAL
    é bem por aí mesmo,cada um sacou o que eu quis dizer. tem o lance de um ataque fora de hora, uma capada no solo,entre outras coisas que arruina todo o trabalho...nervosismo por ser o único e perceptível instrumento, o erro fica MUITO evidente. tem também o fato de eu ser autodidata e nunca ter usado metrônomo na vida(coisa que pretendo corrigir) e o que o PEMAMETAL falou...tocar com banda é outra parada. ninguém consegue ser preciso como metrônomo, e é isso que eu mais gosto e sinto ser o que é música. nas bandas que já toquei ou toco atualmente,o único "ignorante" sou eu...hehehe...a galera é super estutada,leem partitura...mas eu gosto do momento, da surpresa, do que alguém fará a serguir...isso é uma deixa e tanto pra surgir uma idéia.
    obrigado pelas respostas, ajudou a me desencanar...tava me sentindo um 'bosta"..heheheehe. vou começar a gravar mais em casa,para perder essa sensação de frieza que rola com backing tracks e tentar me desprender desse lance do ao vivo... e começar a malhar no metrônomo,CLARO!!!
    obs, alguém tem dica de vídeos de exercícios no metônomo? nada de virtuose, toco blues...exercícios só pra me encaixar melhor nessas backing tracks ultra mega precisas!hehehe...brigadão rapaziada!

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Cara, de metrônomo não posso falar. Sou péssimo com eles, traumatizado mesmo, começou aquele click/clack eu viro um asno com uma guitarra na mão.

    Preciso de bateria... meu metrônomo é bateria. Quando pego alguma canção lenta, balada, mesmo sem batera, faço uma "chá com pão"...chimbau nos 4, caixa e bumbo...o famoso "Tcha Kun Dun"...e gravo com ela, mesmo que seja eliminada depois.

    Alguns podem dizer, mas é a mesma coisa que um metrônomo... kkkk, mas prá mim não é, tem o psicológico, sei lá.

    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!........kkkkkkkkk

    condor guitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Cara tenho o Mesmo problema que vc....na igreja toco legal mas gravando em casa sai um B**

    Wotalovisk
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!........kkkkkkkkk
    - Mig,Lelo


    essa foi pra fechar a noite iuhiuaehaiuheiuahe

    Bereta
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!........kkkkkkkkk

    hauehauehuaehuae...essa foi foda!!!!

    condor guitar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!........kkkkkkkkk


    Essa foi épica kkk

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    lelo mig

    huahuahuahuahuahuahuahua....fechou o dia com CHAVE DE OURO!!!!
    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!........kkkkkkkkk

    o famoso "Tcha Kun Dun"!!!! isso dá um bom nome pra grupo de axé!!! registra logo isso!!!!hahahahaha

    mas o que vc falou é verdade, também me sinto um asno com uma guitarra na mão.

    Pepe Le P
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Como alguém já deve ter citado quando você está tocando ao vivo a percepção dos ouvintes (incluindo os músicos da banda) é uma. Analisando uma gravação pode ser outra bem diferente.

    O cérebro "filtra" muita coisa num ambiente de show ao vivo, pois existe a competição com outros estímulos sensorias (ex: a gostosa no bar que está te secando faz meia hora ou a cerveja/água na sua mão esquerda que você tem que equilibrar e dar uns goles de vez em quando)...

    Ao vivo o som tem aquela "pressão" que sacode as tripas do cara...

    Fora isso você pode tocar com muito mais naturalidade numa banda (coisa que você já faz tem muito tempo) do que na frente de uma câmera (algo novo com o qual não está habituado), o que seria completamente compreensível. É bem provável que se você for tentando gravar mais vezes irá se acostumando a isso e vai melhorar o seu desempenho nesse contexto específico.

    Jim Marshall
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Jim Marshall
    · votar


    Lelo Mig


    Prá mim, bateria é mulher.........metrônomo é traveco!.


    SENSACIONAL !!!!

    KKKKKKKKKKKKK

    Boa Lelo!

    Sempre que eu usar o metronomo vou lembrar disso!

    Vou pensar: Deixa eu ligar o traveco...kkk


    Abraço,
    See ya!

    e_merson
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza
    Como você está gravando com um objetivo alto em mente a tensão aumenta mesmo e tende a atrapalhar um pouco. Experimente algumas vezes gravar qualquer coisa só por tocar... aperta o REC e esquece que tá gravando. Mas independente de como você faz, com o tempo você vai se habituando e a tensão diminui. Eu costumava gravar umas coisas que tinham ficado legais só pra não esquecer, num gravador de fita mesmo... nas primeiras vezes eu travava geral, mas depois eu liguei o "foda-se" e fluiu melhor hahauhauah.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: elciosouza
    · votar


    Obrigado a todos pelos conselhos. temos que aprender algo sempre, nunca se sabe o bastante!!! e apesar de tocar guitarra desde os meus 16 anos, vejo que cometi alguns erros...como não criar o hábito de gravar sozinho. valeu rapaziada!!! abç!!!

    obs: se alguém tiver alguma dica de vídeos de exercícios no metônomo, serei grato. não quero nada de virtuose, toco blues...exercícios só pra me encaixar melhor nessas backing tracks ultra mega precisas!hehehe...

    MarcosMalmsteen
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig

    Uma nota ou acorde fora do tempo, soa como um trovão no meio da trilha.

    Muito poético! hauhauahua

    Realmente! Uma musica q eu tocava desde a epoca do colegio, qdo fui gravar... deu um trampo da porra!

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    desencanar...tava me sentindo um 'bosta"..

    Isso aí é prática, treino. Não precisa se sentir assim, só que a questão é que isso é novo para você.

    Várias vezes eu já disse aqui, hoje em dia acho fundamental um músico ter equipamento de gravação em casa e se gravar, como aprendizado mesmo. Não é da nossa época, kkkk. É só uma questão de prática, há anos não toco mais em banda, gravação para mim é infinitamente mais simples que subir num palco hoje. Mas mundos diferentes. Hoje se eu percebo que o batera atravessou uma, se o baixo mascou uma nota, quase instintivamente páro, faço cara feia, dou sinal... Isso que dá ficar longe da realidade dos palcos.

    A dica é que não conheço vídeo de exercício para isso. É prática mesmo! Pega as backs das músicas que você habitualmente toca, grava em cima. Se você toca bem, como parece, pega essas que você chamou de ultra mega precisas e grava. Ao ouvir vai ver o que erra, o que precisa aprimorar, é um aprendizado e habituação mesmo. Mesmo não sendo sua realidade cotidiana, vai ver que isso vai aprimorar seu desempenho no palco. Mas qual escolher é opção sua, toque o que curte tocar, treine o que te dê prazer. Não tem nada de se sentir um bosta não, é só a vivência nisso.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI
    o "bosta" foi só força de expressão...como disse o sábio Lelo Mig, me senti um asno com a guitarra na mão...rsrsrs.
    Vou começar a me gravar mais, pra aperfeiçoar... dá uma dica de um equipo bem barato pra começar a gravar no PC...sou leigo nesse ponto. meu PC é bom, eu mesmo montei...sistema 64 bits, 8GB de memória(se tiver necessidade, aumento)...mas não tenho idéia do que será necessário compra pra começar a gravar. não preciso de nada TOP...quero algo parecido com a minha primeira guitarra, uma Washburn Lyon, barata para dar o pontapé inicial. abç!!

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Depende do seu orçamento. Diria para comprar uma Focusrite Saffire ou uma Fast Track. Se não der, um Guitar Link da vida já quebra o galho. Essas interfaces vão na entrada USB do seu micro. Depois baixa o Reaper (gratuito), que é o programa de gravação, e um simulador de pedais e amps, como o Guitar Rig, Amplitube ou o GTR da Waves (eu gosto desse), mas tanto faz para começar. Só isso já dá para fazer um sonzão!

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MMI

    O que você acha dessa? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455657959-nova-fast-track-ii-fa st-track-2-pro-tools-se-promoco-_JM
    Dá pra começar tranquilo?

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    elciosouza

    Serve sim. Melhor que o Guitar Link

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre tocar ao vivo e gravação. O que acontece?