preciso de ajuda com cuidados pós regulagem

    Autor Mensagem
    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13


    Oi Galera,

    Precisava fazer uma regulagem na ponte e nas oitavas da minha guitarra, no tensor por falta de ferramenta eu acabei não mexendo. Eu não manjo de regulagem, então fui me guiando com um amigo online, e com alguns videos e materiais que ele me recomendou.

    Terminada a regulagem a guitarra ficou perfeita (pelo menos para meus ouvidos) mas já ouvi muitos dizerem que se regular alguma coisa errada, você pode danificar o instrumento, apesar do som ter ficado bom eu posso ter feito alguma cagada? Tem alguma coisa além do som que eu tenho que observar? A única coisa que mexi foi a ponte mesmo!

    Obrigado

    krixzy
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu


    -Regras do Forum:

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    __________________________________________________________

    Pra saber se a guitarra ficou bem regulada não é só observando o som dela, mas se vc só mexeu na ponte não precisa ficar com medo não vai extragar, se vc regulou as oitavas e elas tão batento regulou certo, se for floyd e ela estiver alinhada com a madeira do corpo ta ok.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    krixzy
    Valeu cara, é ponte fixa, sobre subir ou descer a ponte e "tailpiece" (não sei se é esse realmente o nome da peça que fica do lado da ponte) também não afeta em nada né?

    É não achei o problema nos tópicos falando de regulagem, mas teria sido melhor dar um up e postar meu problema em um desses topicos, não pensei direito :s

    Jm7
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    krixzy: "O membro novato que queria ser moderador"

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    o timbre dela pode estar bom, mas o tensor pode estar desregulado ainda e com o passar dos dias ela começar a trastejar, por exemplo...ela está confortavel de tocar? as oitavas estao ok? se sim, ainda resta a questão do tensor...como é um problema generico demais pra ficar pontuando, o q eu posso te dizer é q vc pode levar num luthier pra ele revisar (e ai vc perdeu tempo atoa...rs), ou entao espera prra ver se tudo isso vai se manter...o risco de esperar é q pode ficar tarde demais pra corrigir algum problema, se eventualmente houver esse problema! mas tbm nao é impossivel ter ficado perfeito a sua regulagem nao cara...ja ouvir falar em sorte de principiante? =p

    krixzy
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: krixzy
    · votar


    Jm7

    Duas coisas:

    1ª Não precisa ser Veterano nem moderador pra lêr as regras.

    2º Não precisa ser moderador pra ajudar a manter a organização do forum, afinal, uma ferramenta tão útil e não cobrar nada pelo uso, acho que o mínimo a ser feito é contribuir para sua organização.

    Não sei se vc percebeu mas não notifiquei nem reclamei com o Gui Tsuu, apenas postei as regras pra ele ficar sabendo e da próxima vez que for criar um tópico vai saber que se tem outro que pode ser usado ele não vai precisar está criando tópicos que podem ser fechados pela moderação, e além disso ajudei com a dúvida dele, só não entendo pq a piada.

    krixzy
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: krixzy
    · votar


    Gui Tsuu
    sobre subir ou descer a ponte

    Sobre subir e descer no caso seria pra regular a altura das cordas, também não tem perigo nenhum, vc regula a seu gosto, lembrando que a parte das cordas mais finas vc pode deixar um pouco mais baixo, em relação aos bordões. Procure sobre regulagens, aqui no forum tem muita informação boa, é fundamental que vc saiba essas regulagens básicas.

    Veja nesse tópico, é muito bom os vídeos do nosso amigo Cardan.Avelar

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/293689/

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    krixzy
    É cara, acho que precisava dar uma regulada no tensor, como é uma coisa mais sensível e essa guitarra é a minha atual para ensaios/shows resolvi nem tentar mexer com isso xD

    a ultima regulagem que fiz nela foi em novembro (levei em luthier e ele deixou ela zeradinha), eu precisava fazer essa "regulagem básica" só que se eu levasse nele de novo ele iria cobrar uns R$ 50,00 pra levantar um pouco as cordas e regular as oitavas então não achei um bom negócio XD

    bom tocando ela depois de devidamente regulada e cordas trocadas, notei que a corda sol ainda trasteja um pouco, nada grave ligando no amp nem da pra perceber, mas esse problema pode ser nas tarraxas?

    krixzy
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Gui Tsuu
    tarraxas não tem nada a ver com trastejamento, o que pode ser é regulagem de tensor, altura das cordas, ou nivelamento dos trastes, no seu caso é mais provavel o tensor, vc pode fazer isso sem problemas, olha nesse tópico o vídeo mostrando todo o procedimento:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/293689/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preciso de ajuda com cuidados pós regulagem