Trastejando ao 'soltar' a casa - Já pesquisei!

    Autor Mensagem
    Volare
    Veterano
    # jan/13


    Moderas, não tranca o tópico, já fucei e fucei e não achei esse caso..

    Fui trocar as cordas da guitarra, ok. Só que então percebi que, ao soltar as notas (nao acontece apenas palhetando a corda solta), na ''soltada'' elas dão uma trastejada, isso nunca aconteceu. Só vi trastejamento quando aperta o bate a corda solta..

    Pois fui tentar regular, e quis diminuir a altura da ponte. Aí que passou a trastejar todas as cordas sem nem sequer apertar uma casa, só mexer na corda solta.. E apertando as casas também trastejava nas primeiras da Mizona...

    Subi denovo a ponte, regulei as oitavas, e voltou ao estado inicial: trastejando no ato de soltar a corda.

    Alguém sabe o que pode ser? Queria além de arrumar isso abaixar a altura das cordas... Tá muito alta...

    É guitarra de ponte fixa, valeu.

    Ps: Alguém sabe também onde tem um Luthier bom na Zona Sul de São Paulo???

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Volare
    ta saindo o trastejamento no amp? se nao tiver, esquenta nao!

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Não sai no amp, mas me irrita hasuhausha

    Além disso, eu quero abaixar as cordas, mas fazendo isso trasteja muuito, inclusive no amp ..

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Elas estão ALTAS e com leves trastejados, não era assim antes de eu trocar as cordas... Se abaixar fica o capeta do trastejamento..

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Volare
    tá muito, mas muito mal explicado esse problema.

    ou as cordas trastejam com as cordas soltas, ou segurando.
    nao existe trastejar ao soltar a nota.
    quando voce solta a corda, nao deveria nem sair som.

    explica melhor, escreve com mais calma, e riqueza de detalhes.
    esquece essa história da altura da ponte, acho que nao tem nada a ver com a história.

    eu chuto algo que ficou solto ou antes da pestana (verifica se voce passou as cordas pelos abaixadores noheadstock) ou algo na ponte (veja se a corda nao passou fora em algum carrinho ou nao ficou algum parafuso solto.

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Caraca, eu expliquei exatamente o qeu tá acontecendo...

    Se eu aperto a corda na casa, ela sai o som certinho... Eu aperto, sai o som, daí vou soltar ela, trasteja no 'ato de soltar'... E tá uma uma dureza só apertar as casas..

    As cordas só trastejam soltas com a ação baixa, a aí também trastejam apertando a casa, mas aí quando to apertando mesmo... Com a ação alta, ela trasteja quando eu 'saio da nota'... Não acontecia antes e eu peguei uma Eagle minha vagaba aqui com cordas de 10 meses pra comparar e também não acontece... E de fato nunca aconteceu nessa que deu o problema também...

    Nada ficou solto... É uma LP, ela não tem abaixadores... Estão passando pelos carrinhos e não tem parafuso solto...

    Thejapamuri
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Você mudou o tipo de encordoamento ou é o mesmo? Você trocou 1 corda de cada vez? Viu o tensor se está devidamente regulado??? Não é só a ponte que faz trastejar, mas também o tensor. Eu também estava com esse problema, trastejava pra caramba, mas eu regulei o tensor (eu sei regular, sim) e não trastejou mais, ai depois abaixei a ponte porque as cordas estavam muito altas.

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu tirei todas as cordas primeiro.

    Não sei mexer no tensor =\ mas pra ver se está regulado não é aquele esquema que aperta na primeira casa, aperta na 24 e ve se tem curva...? Não faz curva não... pelo menos nada grandioso...

    Sim as cordas são de outra marca dessa vez... Mas sempre 0.10.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Se eu aperto a corda na casa, ela sai o som certinho... Eu aperto, sai o som, daí vou soltar ela, trasteja no 'ato de soltar'...
    acho que vc ta procurando pelo em ovo de ornitorrinco. de novo, se não sai no amp, esquece! se preocupa em tocar.

    qualquer outra reclamação desse tipo, o fórum nao vai saber te ajudar! leva num luthier que é garantido!

    krixzy
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Volare
    Não sei mexer no tensor =\ mas pra ver se está regulado não é aquele esquema que aperta na primeira casa, aperta na 24 e ve se tem curva...? Não faz curva não... pelo menos nada grandioso...


    É na primeira casa e na casa onde fica a junção do braço com o corpo, e deve ter uma leve curva no meio dessas duas casas para as cordas soarem sem trastejar.

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Então, não tá empenado não...

    Meio esquisito isso, pq se fosse os trastes quando eu abaixasse as cordas não trastejaria em todas, e só em alguma específica...


    Parece que terei que levar num luthier mesmo... Estou pensando em levar no da EM&T Jabaquara, mas já vi gente falando mal nesse fórum.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: elciosouza
    · votar


    sinto de informar que podem ser trastes desnivelados ou gastos e uma boa regulagem, com retifica e nivelamento de trastes resolve...a minha faz isso de vez em uqando....mas não me incomoda. mas amanhã eu retificar os trastes...melhora a tocabilidade.

    gL.
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Corda ta enferrujada? Trocou o tipo do encordoamento? 0.9, 0.10, 0.11...

    Iwar
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Iwar
    · votar


    Pra mexer no tensor n é ver se tem curva n velho, ta loco usuhuasuahua. Tem que ver a distância da corda para a superfície do traste la pra 12ª se tiver 24 trastes ou para a 10ª se tiver 22
    Se tivesse curva nem trastejava, não sairia nem som uahuhaa

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Tá suave, aumentei (muito) a ponte e parou de trastejar... entretanto continua duro.. Então me parece que só podem ser os trastes desnivelados mesmo somado com a corda que comprei (SG.. Nunca mais compro..)

    Tá escroto pra tocar.. Vou levar no Luthier da EM & T Jabaquara.. Alguém sabe quanto cobra lá por uma regulagem dessas? retífica, altura dos captadores, abaixar ação, oitavas e regular a corda...?

    Iwar
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    E cara, lembrando, guitarra, não trasteja quando vc solta a corda, pois deveria parar de vibrar. O problema pode ser as cordas soltas que tocam qnd tira o dedo, pois não está adepto à técnica de abafar o som das cordas

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    depende da forma como vc tira o dedo da corda...

    kiki
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: kiki
    · votar


    Iwar
    Se tivesse curva nem trastejava, não sairia nem som uahuhaa
    cara, nao fala besteira sem saber.
    o tensor serve sim pra acertar a curvatura do braço.

    e algumas vezes é necessário sim ter alguma curvatura no braço.

    Volare
    ainda não consegui entender exatamente o que acontece... sem ver é muito estranho.

    uma regulagem completa deve resolver.
    o preço, é melhor consultar dirteto um luthier, mas já vi variar bastante o preço, de uns 80 reais atpe uns 150 (há uns anos atras).

    de que regiao da cidade voce é?
    eu conheço um luthier bem confiavel perto da paulista, chama loud luthieria.
    também já levei na chiara guitar shop, numa travessa da teodoro, e achei legal.

    é legal ir em caras confiaveis pra poder perguntar melhor o que tá acontecendo.

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Moro na Saúde... Vou levar num luthier sim... Valeu everybody

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Volare
    Moro na Saúde...
    quase o mesmo trabalho levar na EM&T ou na Paulista.
    não conheço a EM&T, mas recomendo a LOUD.

    Volare
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki

    Sim.. Você tem idéia quanto sai uma regulagem geral + abaixar a ação lá?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Volare
    manda um email ou telefona pra lá.

    Gianew
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Entao pessoal, vou dar up nesse topico pra nao criar outro ;)

    A mizona da minha guitarra ta trastejando quando eu toco ela solta, como devo fazer para dar uma melhorada nisso, a corda de cima tambem a Lá, ta um pouco, as cordas mais grossas tao meio assim

    Tava pensando em levar em um luthier já que nunca levei, mas to meio sem dinheiro, entao vou deixar ela assim por enquanto, só queria uma dica para melhorar isso nas cordas mais grossas, grato =D

    Gianew
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    up

    kiki
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Gianew
    A mizona da minha guitarra ta trastejando quando eu toco ela solta
    o que dá pra voce fazer é levantar a corda na ponte.

    (depende do tipo de ponte da sua guitarra, pesquise conforme o modelo e veja como pode fazer isso).

    dependendo de onde for o problema pode resolver, mas as vezes nao é suficiente.
    se levantar demais pode ficar muito alto a corda, o que deixa desconfortavel pra tocar.

    se nao resolver, pode ser que a pestana esteja muito baixa, ou que precise regular o tensor. aí precisaria de um serviço profissional.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejando ao 'soltar' a casa - Já pesquisei!