madeira para construçao de guitarra onde encontrar?

    Autor Mensagem
    rafael_murray
    Veterano
    # jan/13


    ae gale existe algum site q venda ou onde posso comprar aqui pelo RS
    grato desde já

    rcorts
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Meu caro, já me aventurei a procurar madeira para essa finalidade aqui onde moro. Praticamente impossível. As madeireiras geralmente focam em produtos para construção civil e mobiliaria.

    Descobri na internet mesmo que existem alguns sites de comércio de produtos de agro negócio (tipo um mercado livre do agro negócio) onde são ofertados lotes de madeiras como mogno e cedro, mas acredito não ser o seu caso.

    Uma opção mais viável e talvez até mais prática (só vai depender de você saber importar produtos comprando no eBay.com) seria você comprar os blanks. Blanks são as famosas pranchas de madeira como as que você está procurando.

    No eBay encontrei pranchas (blanks) de mogno africano, maple, ebáno (ebony) assim como outras madeiras. Encontrei até um vendedor que estava oferecendo uma prancha de mogno brasileiro da década de 80 por 95 dólares, o que seria excelente para construção de corpo, mas o cara não mandava pro Brasil.

    No eBay também tem uns caras vendendo uns blanks que já estão praticamente prontos faltando só dar o acabamento.

    Tem alguns links abaixo, se você tiver interesse:

    BLANK DE BRAÇO EM MOGNO HONDURENHO SEMI MANUFATURADO

    BLANK EM MOGNO PARA CORPO DE GUITARRA

    NESSE LINK TEM OUTROS BLANKS DE MOGNO

    BLANK PARA BRAÇO EM MAPLE BIRDSEYE

    OUTRO BLANK DE BRAÇO EM MAPLE

    É isso, espero que te ajude.

    rcorts
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ah, se você estiver pensando em fabricar uma guitarra por conta própria, mas não tem experiência, seria bom coletar mais informações antes de se aventurar meu velho.

    Por exemplo, para braços o melhor corte é o radial ou também conhecido como Quartersaw cut. Essa é uma dica breve, para ser aplicada apenas no momento da compra de matéria prima. Mas se realmente for construir uma guitarra, é bom estudar e pesquisar muito antes de se aventurar.

    Algumas dicas:

    * ferramentas usadas em luthieria (fresa, serra para corte dos slots de trastes, colas, furadeira de bancada, lixadeiras etc...);
    * cortes de madeira mais adequados;
    * processos de construção críticos (instalação do tensor, "berço" para travar o braço ao fresar o caminho do tensor, junção long tenon (no caso de braços colados, principalmente Les Pauls);
    * como equilibrar as frequências fundamentais entre madeiras de corpo, braço e escala;
    * gabaritos para: slots de trastes na escala, corpo, furações de captadores, pontes e parte elétrica;
    * angulação de headstock;
    * shape de braço;
    * radius (raio) da escala;

    Desculpe se já estou incomodando, mas é que tenho pesquisado sobre essas coisas já há vários meses e tenho me surpreendido com tantos detalhes que podem literalmente destruir um projeto se não forem pensados.

    Abraço.

    rafael_murray
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rcorts
    Vlw pelas dicas foi mt útil me ajudou bastante, realmente é bem complexo mas estou estudando mt para isso uma boa dica é o curso da nesher q esta disponivel no site mt bom msm.
    mt obrigado ajudou demais

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    rcorts
    As madeireiras geralmente focam em produtos para construção civil e mobiliaria.
    mas algumas dessas podem servir.

    eu comprei em casas de madeira pra construção mesmo.

    rafael_murray
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki
    quanto saiu?
    era boa a madeira?

    rcorts
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    kiki


    Mas onde você mora?

    Porque aqui em Goiânia, infortunadamente as madeireiras não trabalham com madeiras de lei. E geralmente quando ainda se encontra algo como cedro, por exemplo, são pranchas muito estreitas que pra ficar viável fazer um corpo teria de se usar pelo menos umas 4 peças/ faixas.

    rcorts
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rafael_murray


    Esse curso que você citou tá disponível aonde? aqui no fórum cifraclub mesmo?

    Valeu.

    rafael_murray
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    rcorts sim é sim, é este aqui se tiver interesse mas pode ir direto ao site q tem tudo para baixar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a madeira para construçao de guitarra onde encontrar?