Tópico para Strateiros! Como voce situa e configura seu timbre em shows?

    Autor Mensagem
    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Luc Armstrong


    E ai galera!
    entao, minha vida inteira toquei de strato e agora ja acredito ser adepto totalmente dela. single coil mesmo!

    ando tocando em shows geralmente umas 3x por semana nas mais diversas situaçoes, mas sempre com um guita base (de strato tb) junto!

    e ai q entra minha principal dificuldade q to encarando em relaçao ao meu timbre:

    bandas q eu era o unico guitarrista, sempre levei numa boa. o "quack" da minha strato vinha destacado, bem estilo SRV mesmo e ficava lindo.
    mas agora, sinto q meu timbre "se esconde" no meio de tudo. uso pra overdrive e dist um blackstar HT-dual, logo tenho boost e base tudo nele.
    mas por mais q enfie volume, oq acaba destacando eh so uma chiadera de single coil, mesmo com pouco ganho, com a pegada bem disfarçada.
    toquei com uma gibson lp esses dias nuns 3 shows e ela vinha gritando, cortando tudo, animal, apesar de nao ser minha praia.

    entao, como voces configuram seu timbre, encaram a strato em shows?
    postem seu set e dicas ai.
    a cada dia q passa, vejo menos strateiros (strato SSS) por ai haha
    vamos reunir conhecimento aqui!

    ps. perdão pelo "situa e configura", valeu pelo charme rsrsrsrs

    JJJ
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Engraçado... Tô numa situação parecida. Quase sempre fui guitarrista único de banda. Agora, de vez em quando (minha banda tem um setup meio "mutante"), somos dois guitarristas e estamos com problemas em timbrar decentemente as guitarras... Mas acho que não vai ter uma receita de bolo pra arrumar... Até porque depende muito do resto do setup da banda, dos amplificadores, dos efeitos usados, do local, etc...

    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    entao... eu acredito que a melhor combinaçao seja uma guita humbucker cuidando dos graves e o guitarrista solo usar bons agudos e medios, sabendo fazer aqueles arranjos e acordes nas cordas agudas.
    mas oq mais pelejo realmente eh o solo, q nao tem jeito...nao to conseguindo fazer o single coil "cortar" pelo resto da banda...ele se perde totalmente.

    uso uma strat com caps seymour SSL-1 vintage... to pra chutar o balde e colocar um jb na ponte e um hot rail no braço haha

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Luc Armstrong
    Uso pra tocar uma condor RX-30 mas ela é HSS, usei muito tempo um BOSS-SD2 mas como fiquei com medo de ser roubado ou quebrar, montei um RAT distortion. Ja usei uma SX sst62 na mesma configuração mas ela não dava problema de chiado. O que posso recomendar é mandar fazer uma ligação do tone em todos os captadores, assim você pode tirar um pouco deste chiado deixando ele no 9 ou 8 e não perde muito a característica strateira ou pegar um noise supressor BOSS que é o mais barato e funcional. Se quiser investir mais pode pegar uma fender México ou uma strato de Luthier e colocar uns noiseless, ai já era, em palco ou gravação ela vai te atender a necessidade de boa.

    igor.schecter
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    tenho uma strato e gosto dela, posso ser considerado um strateiro mesmo tocando num atomic drive?

    Encerrei mas voltei
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Captador da ponte + simulação de Fender Twin Reverb é o poder.
    Isso pra timbre clean, óbvio.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Luc Armstrong

    Tenho uma Fender Strato com humbucker na ponte e singles médio e braço.

    Minha opção pela Strato deve-se muito ao fato de eu necessitar de uma versatilidade maior de timbres, porque tocava de rock à MPB. Fazia muitos bares, encarava ampli locais, diversos, e não queria levar muito equipo.

    A Strato, um overdrive, um sustain e um chorus, atendiam bastante bem minhas necessidades como músico da noite.

    - Bases em Cap Médio/Grave, com overdrive para rock, blues, cap ponte nos solos.
    - Bases Cap Médio com chorus para MPB e solos em médio com leve sustain.

    - Bases em Médio/Graves para jazz e solos em médios/graves, com leve sustain ou reverb.

    - Base em médio/agudo com "tiquinho de chorus" e sustain (como limiter) para temas funkeados.

    Conseguia timbres macios, picantes e agradáveis.

    Só se o ampli fosse muito ruim, para não conseguir um ajuste razoável.

    ogner
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Luc Armstrong
    Lima o outro guitarrista. Pra que 2 guitarras!?!?

    o/

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ogner
    é mancada.

    Jaderson_guitar
    Membro
    # jan/13
    · votar


    Cara primeiro, pra que dois guitarristas base??? segundo pode ser a captação dele ter um ganho a mais, ter um brilho a mais...
    O timbre muda muito de um equipo para outro,
    tente timbrar certinho seu set individualmente, ou seja quando estiver em casa...
    ai quando chegar no palco só "debuiar" a guita.
    Chega lá e microfona o ampli né, não deixa tirarem o som pelo (line) depois pra mesa...
    Derrepente seja isso tbm, mas vc vê ai qualquer coisa posta aki dinovo.
    Espero ter te ajudado amigo, abraço!!!

    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Jaderson_guitar

    entao, sou o guitarrista solo, e outro cara eh base.
    tenho um laney vc30 bem legal, microfono ele sempre com shurezinho sm58 e talz. acredito no erro ser meus pickups muito "vintage" pra um lance q precisa um certo destaque devido a duas guitarras e talz.

    ogner, boa ideia HAHAHAHAHA mas o outro guitarrista faz uns backings muito legais, o cara é muito bom mesmo no que ele se propõe.

    entao, pra galera q manja de booster...
    voces acham q aquele lance de colocar um boost no final da cadeia, ajuda alguma coisa nas strats ou so vai destacar ainda mais o chiado?
    pensei no fire booster e me pareceu bem massa!
    como voces usam boost (antes do drive/dps/final da cadeia)? e qual?

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Luc Armstrong: bandas q eu era o unico guitarrista, sempre levei numa boa. o "quack" da minha strato vinha destacado, bem estilo SRV mesmo e ficava lindo.

    Na minha opinião, o fator primordial numa banda é a Dinâmica. Sem isso vira "bandalelê". :) E não adianta booster, controle de volumes ou mesmo retorno! O que conta é o "time" estar entrosado. Rola um feeling até pq muitas vezes a gente nem se ouve... No final, é ensaio, ensaio e ensaio.

    Abs

    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    MauricioBahia

    sim sim, concordo contigo.
    realmente tem o lance do ensaio.
    ja pensei em ser o guitarrista base fica enfiando mao demais.
    complicado... posso estar meio sugestionado, mas com a lp, ela deu um destaque bem maior, apesar de ter sido bem no começo da banda quando estavamos nem tao entrosados.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cara, só uma péssima notícia? vc deve estar timbrando errado...tenho uma Tagima 635 das antigas com Trio Fender Vintage Noiseless...bicho...a guita segura a marimba!!! hoje toco com meu trio de blues(me dá o som que quero) e numa banda de pop, meio MPB...sou o único guitarrista, mas em qualquer amp que eu use a guita berra!! outra, esquece agudo em strato single coil...minha opinião! no meu Fender Hot Rod, o agudo fica no 3, grave no 4 e médio no 7 ou 8. em relação a boost pra solo, uso um Boss SD1 com muito pouco drive e bastante volume...quando se coloca muito drive, vc mata o timbre...crie um som clean no seu amp, depois vai ajustando o resto...sempre somando ao seu timbre clean...é assim que eu trabalho.

    Shapu
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Geralmente é falta de médios no som cara. Médios, é o que mais nossos ouvidos distinguem. Se seu som ta setado com pouco médio, pode ser isso que ta fazendo seu som se " esconder".

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Luc Armstrong
    cara, eu acho q é possivel voces 2 conviverem juntos com o mesmo equipamento e de forma agradavel...certamente, a sua banda nao é a primeira e nem será a ultima a ter 2 guitarras com configurações parecidas (ou até identicas).
    creio q mesmo com os 2 usando strato SSS, vcs conseguem timbrar os instrumentos de forma que os 2 fiquem separados em diferentes faixa de frequencia. Pra isso, vc e o outro guitarrista deverão abrir mao de seus "timbres unicos". Aquele timbre q vc adora usar (sozinho), nao serve pra banda...terão que equalizar (e é bom usarem um equalizador mesmo), por exemplo, uma guitarra ocupando uma faixa X de frequencia (o segredo esta nos medios! use por exemplo uma na faixa de 400 a 900 Hz, mais grave) e a outra ocupando uma faixa Y (mais nos medios agudos, de 1kHz a 3kHz, por exemplo)...nao sou tecnico em som e passo bem longe disso, mas acho q seria uma forma de vcs trabalharem o problema...abrirem mao do timbre q querem em prol da banda...a guitarra mais grave, por ser single coil, estará bem longe de se misturar com o baixo...se fosse uma semi acustica, poderia ter problemas com isso, mas uma strato certamente terá um espaço exclusivo nessa frequencia...talvez ela nao agrade quando tocada sozinha...talvez ela nao faça quack, mas pode funcionar quando a banda rolar o som! é uma coisa q vcs podem tentar! se nao der, aí um vai ter q por um HB ai na ponte pra poder dar certo...e o JB é agudo demais, talvez tenha opções melhores!
    veja o iron maiden...ali tem 3 guitarras com configurações parecidas, q as vezes tocam a mesma base, sem arranjos nenhum, e vc escuta as 3, seja em estudio ou em show! certamente, é só uma questão de timbragem!

    fla3d
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Eu não tenho problemas com isso toco com outro guitarrista na banda e fica legal. Uso sempre um delay, as vezes mais sutil, as vezes mais evidente dependendo da música, sempre ajuda. Tenho um TS 808 com botão de boost que uso como Overdrive e uso um big muff como distorção empurrado pelo TS. Na equalização do ampli sempre baixo o agudo e aumento os médios.
    A minha strato tem os fat '50s que é bem vintage estalado, se não timbrar legal ela some mesmo com outra guitarra junto.

    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    ALF is back

    bem legal essa ideia!
    realmente eh algo que vou correr atras em fazer com o outro guitarrista!


    elciosouza

    esses caps noiseless sao legais? nunca ouvi falar muito bem deles...
    o problema nao esta no amp mesmo, ate pq acho meu amp animal (laneyzinho valvulado, véio de guerra).

    minhas equalizaçoes sempre penderam pro grave e medio. buscarei muda-las e posto resultados! haha

    quanto ao boost, ninguem com opinioes sobre o power boost da fire?
    esse lance do boost antes do pedal de drive, ele simplismente adiciona ganho? e no final da cadeia?
    nunca tive um pedal de clean boost e to bem inclinado a comprar um essa semana que vem.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    bicho, eu adoro os meus VINTAGE noiseless..hehehe... normalmente quem malha esses caps, não pensou na finalidade. esses caps são bons demais pra blues e um rock clássico, com pouco drive...é um captador que exige pegada...a única coisa que me falta testar ainda junto com eles é o kit mid boost do Clapton e o pot TBX,que ainda não instalei devido a falta de tempo...qacho que vai ficar animal!!! mas voltando ao seu caso..hehehe
    que tipo de som vcs tocam? quais são so seus pedais? cara, eu nunca uso pedal pra base....uso o clean e o drive bem leve, crunchado do amp para as bases. cara, experimenta isso e usar o seu pedal blackstar para uma base com um pouco mais de drive(eventual solo) e o boost dele pra solos mais nervosos.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    problema parecido aqui...

    o outro guitarrista da minha banda parece achar que existem dois tipos de timbres (por mais q ele tenha uma guitarra boa e uma puta pedaleira)

    distorção e limpo :(


    ai eu vou logar uma base mais crunchadinha q não chega nem a ser drive , e ele entra com a guitarra distorcida .... fica sem balanço , e como o crunch sempre é mais fraco que a distorção passa impressãoq eu tou tocando errado...

    tambem não é nada pratico pra tocar ,metal ,minha banda toca master of puppets .

    ou ligo o pedal de drive (fire distortion) e fica parecendo um overdrive.

    ou coloco o ganho do pedal no talo e fico com chiado...

    distorção mesmo é muito dificil.



    mas ai sózinho no meu quarto ,só eu ,2 da manhã eu toco little wing com meu timbre, e lembro porque eu comprei uma strato.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pior o pessoa da minha banda ,enchendo o saco pra eu comprar pedal de volume , ja tentei explicar mil vezes que em valvulado volume é ganho ,perder volume significa perder ganho ... só se meu amp tivesse lineout.

    elciosouza
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    cara, eu nunca usei um, mas tenho um amigo que tem amp valvulado também e ele diz que o pedal de volume não interfere no timbre dele não...estou até considerando comprar um pra mim. como estou começando a tocar em mais de banda, comprando mais pedais...vou testar um, te aconselho a fazer o mesmo e ver se é a solução pra vc. eu quero testar um para eu ter volumes...para ter mais dinâmica no som e meu amp é muito esporrento.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ás vezes eu fico contente aqui no fórum que algumas conversas que tive com o pessoal levaram a algumas conclusões, os caras desenvolvem as ideias. De toda forma, acho que as palavras do ALF is back são uma boa trilha para solucionar essa questão, o segredo está nos médios... Eu não poderia explicar melhor! A verdade é que cada um precisa achar seu espaço na mix, além do entrosamento.

    Li esta semana um artigo interessante, apesar de que eu penso que praticamente ninguém aqui se aventura com sets tão complicados, mexendo com estéreo, M/S, wet/dry etc. Eu particularmente evito esse tipo de abordagem, acho que dá para complicar muito, mas "keep it simple" na medida do possível. Ou como diria Albert Einstein - "tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso".

    Luc Armstrong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    altas opçoes aparecendo aqui, o topico ta ficando bem legal!

    MMI

    esse negocio de cada um se situar numa área de frequencias realmente faz sentido. tambem curto o lance de quanto mais simples, melhor.

    uso o blackstar ht-dual, channel 1 para bases e channel 2 para solos...
    to vendo q o channel 2 dele eh muito "high gain" para strats sss, por isso to pensando seriamente em comprar um fire power booster pra usar em cima do channel 1 em solos.
    ta me parecendo uma boa ideia haha

    guizimm
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    marcando para ler com mais atenção

    Drinho
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Lima o outro guitarrista. Pra que 2 guitarras!?!?

    kkkkkkkkkkkkkkkk ai é foda hein


    olha os caras que se queixam de guitarra escondida devem usar um filtro de médios pra trazer a guitarra pra frente... a questão não é volume, acho que o seu caso é que sua guitarra está se enbolando com o resto da banda então a sacada é colocar cada um no seu lugar .... volume as vezes só piora.... experimente dar uma olhada no black box da tom tone, é uma especie de equalizador que trabalha trazendo as frequencias da guitarra pra frente, é minha próxima aquisição, achei que o resultado com ele ficou até mais interessante do que os boosters de volume.... porque realmente faz a guitarra aparecer sem embolar....

    Victorblues
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Luc Armstrong

    geniogovan
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    A quantidade de drive deve ter um limite onde nao mascare o timbre original do instrumento
    uma guitarra com single coils nao deve ter ganho demais senao embola demais o timbre
    e o que foi falado sobre a equalizacao deve ser levado em conta, a guitarra atua na regiao dos medios e deve ter medios, pois sem isso o timbre so eh legal para tocar no quarto
    (desculpem os erros, estou sem os acentos no teclado)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico para Strateiros! Como voce situa e configura seu timbre em shows?