Problema de afinação com o capotraste

    Autor Mensagem
    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04


    Fala galera,tudo bom?
    Hj eu comprei um capotraste (braçadeira),e estou usando só q é o seguinte:
    Meu violão está afinado 1tom e meio abaixo da afinação padrão (está em C#),para as cordas soarem como na afinação padrão qndo tocadas soltas,teria q fazer uma pestana na 3° casa.Pois bem,então eu coloquei o capotraste na terceira casa.Daí fúi testar a afinação.Para afinar meus instrumentos,sempre uso o GP4,qndo conferi a afinação sem o capotraste (C#) estava perfeita.Depois qndo coloquei o capotraste na terceira casa (daí ele devia soar como se estivesse afinado em E) e fúi checar a afinação,deu uma diferença,pois todas as cordas soavam como se estivessem + apertadas do q deveria,ou seja elas passaram do ponto ideal.E qndo tirei o capo e chequei a afinação de C# outra vez,a afinação estava perfeita.Então coloquei outra vez o capo,e lá estava a diferença .Pq está havendo essa diferença na afinação?Isso é normal? (pergunto isso pq nunca usei o capo antes)

    crowley666
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    eu acho q vc aperto de mais o capotraste, pq quando vc aperta demais o dedo, a corda eh meio puxada dai aumenta um poco o tom

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    crowley666
    Ei cara,agora q vc falo eu fiz um "teste".Eu coloquei o capotraste e conferi a afinação,estava com a diferença.Daí eu afroxei ele um pouco e ficou no tom certo.
    Só q tem um problema,meu capotraste é daqueles com mola,então qndo eu coloco ele no braço do violão,ele aperta a corda devido a força das molas,de forma q não posso (ou não sei)controlar.Para afroxar ele como disse q fiz acima,eu apertei a mola q fica atrás dele,daí a pressão q ele faz para apertar as cordas ficou menor,só q não dá pra mim tocar e controlar a pressão das molas ao mesmo tempo.Existe algum jeito de regular isso?

    crowley666
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL

    aquilo q eu falei foi no chute, eu num entendo muito de capotrastes. deve ter um parafuso atras da mola e talvez ele aumente ou diminua a pressão

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    Se a guitarra ta afinaa com as cordas soltas e vc puser o capotraste corretamente e ficar desafinado, ai a falha eh no AJUSTE DE OITAVAS.

    Ja sobre a regulagem do capo, por essas molas que vc citou, ai ja nao sei.

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    crowley666
    Pior q não tem parafusos não hehe.Acho q a regulagem dele é padrão mesmo,e não tem como regular.
    GuitarHouse
    Pior q qndo eu coloquei o capo na minha guitarra só pra testar não deu diferença na afinação.Acho q a treta está no meu violão mesmo.Eu tenho um violão Málaga,e as cordas dele ficam um tanto altas se comparar com o violão Tonante q meu vizinho tem.O estranho é q ele não esta empenado,as cordas sempre estiveram nessa altura,mesmo qndo ele éra novo.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL
    pra abaixar ter q mexer ou no nut ou no apoio delas na ponte.

    mas sobre o capo, mesmo com as cordas afinadinhas, qn poe o capo elas ficam desafinadas?

    DIMEBAG DARREL
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    GuitarHouse
    Sim,é isso mesmo.O violão afinado em C# (afinação perfeita,pois eu confiro com o afinador do GP4),qndo eu ponho o capo na terceira casa e comparo a afinação as cordas soam como se estivessem passado do ponto.Se eu afroxar elas um pouco (com as tarrachas,más é pouca coisa,quase uma volta completa)e afinala-las com o capo no braço,e depois tirar ele,a afinação de C# q é a q fica sem o capo,não está + certa,daí tenho q esticar as cordas novamente para voltarem ao ponto q estavan antes de eu afinar o violão com o capo.
    Isso não faz sentido pra mim.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    DIMEBAG DARREL

    Isso chama AFINAR OITAVAS. Mas nao sei como se faz isso no violao. Na guitarra faz-se mechendo nos Sadles(carrinhos) na ponte. No violao nao sei.

    É pq a escala é toda medida em logaritimos. Tem que ter uma precisao nas pontas das cordas em alguns ajustes para que cada casa signifique realmente um semitom. Pode ver que as casas ficam pequenas em direcao à ponte, tud dentro de medidas matematicas. Ou seja, seu violao esta com oitavas desafinadas, as casas nao tao mudando exato semiton.
    Entendeu +-?

    Toddynho
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Antes de mais nada, afine o violão em C# e faça uma pestana (com o dedo msm) na casa 3. Soa desafinado tbm? Se a resposta for sim, obviamente o problema não é o capo. Vc pode baixar a altura das cordas (se naum tiver como ajustar de outra forma, desgaste o rastilho) para corrigir o problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de afinação com o capotraste