<<<Áudio>>> Blue Bossa - Treino impro <<<Áudio>>>

    Autor Mensagem
    clebergf
    Veterano
    # nov/12


    Fala galera, continuando meus estudos de Jazz.
    Direto eu gravo algo e mando para os chegados e para o Mateus, e esse de hoje resolvi compartilhar com vcs.

    http://soundcloud.com/clebergf/blue-bossa-treino-impro


    Alias, além das aulas com o Mateus sábado agora eu começo a fazer aula em uma escola especializada em Jazz, a Guitarraleao.
    Além das aulas individuais tem prática de conjunto lá que é o que me fez procurar a escola a principio...
    Agora ou vai ou racha esse tal de Jazz...xD

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    marcando aqui pra ouvir amanha, pois hj só vim dar uma sapeada no q anda acontecendo no meu mundo de flores da musica!

    amanha darei meu parecer!
    caramba...2 aulas de jazz praticamente hein velho!
    aprende direitinho pra vc me ensinar tudo dps hein!

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ALF is back

    Dá uma sapiada ae depois..rs...

    Pois é cara, agora aprendo a tocar essa budega...rs.. \o/

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf

    Legal. Com seu esforço, está evoluindo de forma bem nítida.

    Tente botar mais fluidez, ligar algumas coisas, fazer sua guitarra mais "falada". Agora vai ficar bom no assunto, hein?

    Abç

    Saul Morello
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    acabei de ouvir, ficou muito bom! Parabéns! o timbre está ótimo também, e quanto a essa BT, eu adoro ele, uma das minhas preferidas aqui.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    Seu fraseado deu uma evoluída sim, conseguiu improvisar de forma segura em relação à harmonia, falta aos poucos agora ir melhorando o sotaque e o vocabulário, principalmente rítmico, mas continua assim q tá no caminho certo, abraço.

    clebergf
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    MMI
    Com meu esforço e a ajuda de vocês né, sempre com dicas preciosas..rs..

    Saul Morello
    Valeu. Bacana que curtiu a parada, ainda estou engatinhando na parada, mas já dá para brincar e se divertir... :)

    brunoepronto
    Valeu, é importante saber que a evolução está sendo notada
    A parte rítmica irei começar a focar bem agora... o/

    carlcarl
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    não sou um especialista no assunto mas digo que voce esta indo na direção certa.
    se for possivel procure ouvir varias interpretações deste tema(não para copiar o que ja foi feito por outros musicos )e observe como estes musicos desenvolvem o tema e os improvisos.fique focado no acompanhamento.
    no jazz voce tem a liberdade de interpretar as frases como voce quizer,acho que é mais ou menos o que o grande MMI sugeriu.
    não esqueça de aprender a tocar os acordes do tema,solar é o que todos nos queremos mas a harmonia,a meu ver,é tão importante quanto os solos.
    abç
    Carl

    stroudcastle
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, ficou muito bom! Tu ta evoluindo muito, gostei pra caramba, o solo casou muito bem com a harmonia, fraseado bem jazz mesmo. Manda mais!

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf

    É bem verdade o que o carlcarl disse... Solar é legal, hstoricamente a guitarra já veio bem voltada para solos, mas o solo não é tudo. Jimmy Hendrix já falava que o importante é fazer bem a base, o solo é só 10% da música. No jazz o estudo da harmonia é importantíssimo, o negócio é investir muito na base, tétrades, inversões. Fazer bem o chord melody é um passo legal, invista seu tempo de estudo nesse lado.

    renatocaster
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    clebergf

    Bacana, Cleber. Curti o som, é bem nítida a sua evolução. Significa que vc está metendo as caras, e está estudando firme. É isso aí! o/

    Dar dicas aqui pra vc é chover no molhado, depois do que o brunoepronto, carlcarl e MMI disseram, já fica difícil dizer alguma coisa a mais, hehehe.

    Parabéns, velho. Fico feliz de verdade ao ver vc sua evolução no instrumento!

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    carlcarl
    MMI
    Interessante vocês comentarem isso, segunda eu mandei um email para o Mateus falando para começarmos a estudar os acordes e harmonia.
    Irei continuar treinando as tríades, tétrades e penta blues, porém quero focar nos acordes e harmonia, pois curto muito tocar os acordes e acho chord melody muito foda e sem saber bem harmonia e acordes não rola. :)

    stroudcastle
    Fico muito feliz que curtiu cara, bom saber que o esforço está sendo válido. :)

    renatocaster
    To estudando o máximo q eu posso dentro do meu tempo disponível e ainda bem q ele está sendo suficiente para eu conseguir evoluir.
    Opa, manda dicas ae, as dicas têm me ajudado muito a melhorar tbm. :)
    Valeu mesmo, bom saber que os camaradas estão torcendo para a nossa evolução. o/

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf

    curto muito tocar os acordes e acho chord melody muito foda e sem saber bem harmonia e acordes não rola. :)

    Exatamente aí que entra aquele papo que levamos outro dia. Se você pegar o songbook do Tom Jobim, a harmonia e os acordes estão todos lá. A batida pode ser um pouco diferente, mas é só a batida e é esse detalhe que pode ser um diferencial na hora de tocar um jazz, botar uma "brasilidade" na coisa.

    Chord Melody parece complicado, mas na verdade nem é tanto, especialmente em construções mais simples. Assusta muita gente que não é do ramo, mas é apenas uma técnica a mais como two hands tapping, impressiona quem não sabe fazer, só que no fundo não é a coisa mais complicada do mundo. É bem interessante e quando se pega o jeito, a coisa flui e sai até com alguma facilidade, pelo menos uns mais simples - sempre dá para complicar muito.

    Lembra que eu estava fazendo um arranjo para Save Me do Queen para bandolim e violão? Parei, exatamente porque tirei boa parte do bandolim, mas na hora que eu estava brincando no violão acabei fazendo um chord melody, daí achei retardado demais e parei. kkkkkkk

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI

    Pois é, na aula de hoje já começamos a ver isso e o Mateus deu umas dicas bacanas para eu começar a treinar essa brincadeira....
    Foi bem produtiva a aula, alias sempre é, curto muito a visão e as dicas dele na parada... o/


    Ah, fala sério, volta a fazer o arranjo da parada ae... :)

    ALF is back
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    ficou mto bom cara! a pegada q costuma ser o ponto a ser corrigido, ficou adequadissima nesse solo!
    o fraseado está bem calmo e bem construido, noção de tempo muito acima do q se espera de um "iniciante" nos solos, como vc costuma se rotular...mas como falei, seus solos nao soam como de um iniciante..o iniciante nao tem nenhuma noção ritmica...cada nota fica em um canto do compasso, sendo jogadas de forma nao criteriosa...nunca ouvi um solo seu com esse defeito!
    agora, tenho algo a observar q possa ajudar em alguma coisa...
    nao manjo jazz...improvisar em jazz pra mim é impossivel...sentado, respirando, com calma, eu consigo compor um solo jazzy razoavel, pq tenho tempo pra pensar...penso e construo a frase q pensei...no improviso de jazz, alem de vc pensar nos acordes pra construir suas frases, penso q o improvisador tenha q antecipar as frases na mente e reproduzi-las na guitarra...solfejar as notas mentalmente antes nao é algo facil, sobretudo considerando q isso inclui antecipar os acordes tbm e tudo isso sempre com dissonancias, cromatismos e conceitos totalmente atonais...entao meu amigo...pensar rapido nao é comigo! rs
    vc ja tem esses traços, até por treinar com disciplina tudo o q um grande tutor (Mateus Starling) vem te passando!
    pra passar aquele feeling legal, essas frases antecipadas precisam ter impacto...em alguns momentos nao senti nada nas frases...minha mãe (leiga pra c***** na guitarra e pq nao na musica) costuma dizer quando estou compondo: "caramba, isso aí ta muito bom! pq vc nao vende? (papo de mãe e esposa que só veem o dinheiro saindo na compra de equipamentos e nao veem dinheiro entrando...rs)", aí eu falo "calma mãe, nao ta pronta ainda!"
    quando termino, coloco os solos (nao só a harmonia como ela ouviu antes), ela diz "pronto...ja estragou a musica com essa guitarra!"
    ela costuma dizer que quando nao tem nada a dizer com a guitarra, é melhor deixar os outros instrumentos falar! bom, em q momento de minha vida eu diria q minha mae poderia me ensinar alguma coisa sobre musica? bom...sem duvida, aprendi isso com ela e tento reproduzir...
    o q queri dizer é q vc pode tentar melhorar o feeling de suas frases, talvez solfejando alguma coisa simples (pra isso, da pra começar com a penta q é mais facil acertar) pra tentar ao maximo investir no conteudo delas e evitar momentos monótonos (nesse som q vc postou, esses momentos são raros, mas existem!)
    apesar dessa volta ao mundo pra dizer uma besteira, repito: nao manjo jazz...talvez tudo q eu falei nao se aplique na forma jazzy de raciocinar!
    de qualquer maneira, seu fraseado continua evoluindo rapidamente! seus vibratos continuam timidos, mas agora eles existem e no momento são compativeis com a pegada q vc investiu nesse solo...seu fraseado está extremamente maduro! parabens cara!

    clebergf
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    ALF is back

    Porra cara valeu, vc sempre mata a pau nos comentários... o/

    Eu não me rotulo como iniciante, eu sou iniciante..rs...só estou ralando um pouco e tentando melhorar, mas isso não muda o fato q estou começando... :p

    Bacana a sua observação do tempo, acho que isso vem do escutar música prestando atenção em td q está acontecendo e tals...

    Sobre o pensar antecipadamente isso é importante msm, mas em alguns momento eu apenas deixo a música me guiar e penso na hora, sempre procuro ouvir o q estou tocando para q tentar criar as temas e tals, mas realmente é complicado, ainda mais qdo vc não conhece os arpejos, escalas, tríades e afins direito..rs..

    Então, td isso q vc disse se aplica ao Jazz sim, alias eu não fico pensando no que se aplica ou não no Jazz, acho que temos que tocar as coisas q curtimos buscando o sotaque do estilo, mas sem se preocupar e deixar a mente presa.
    Música é criatividade e se privar disso não é legal...

    Sua mãe é manjadora, a música é igual na vida, se não tem o q falar fica calado..rs..o/

    O feeling eu tenho que melhorar e muito no meu som, ainda sou quadrado para tocar, as vezes não consigo expressar o q estou pensando e acaba saindo algo estranho..rs...
    Vamos que vamos q devagar chegamos lá... :)

    Tomaz.
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Não sei se foi proposital, mas achei o tema logo no início parecido com "Wave", do Tom Jobim.

    Ficou bem legal o som, apesar de precisar de mais fluidez e segurança.
    Tá no caminho, abs

    alv2707
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    Ficou muito bom, muito lindo
    iniciante nada, tá soltinho.

    Demorei um bom tempo pra conseguir fazer alguma coisa fluir na hora de solar, quando comecei tocava todas as notas com a mesma duração kkkkkkkkkkkkk

    elchapa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    cara eu ia criar um tópico hoje sobre essa escola

    to querendo me especializar no blues e jazz e encotnrei ela

    como que eh cara? os professores sao legais como que eh o ensino as praticas?

    abracao

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tomaz.
    O tema é o original do som, o improviso começa aos 0:38.
    Com certeza, estou trabalhando para melhorar isso!!! o/
    Valeu!!!

    alv2707
    Valeu cara, feliz por ter curtido a parada.
    Ah, faz um ano e 7/8 meses que voltei a tocar, fiquei uns 10 anos parado, estou estudando de verdade faz um ano marromeno, sou iniciante sim..rs...

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    elchapa

    Primeiro vc escuta ae meu som e depois eu te falo... xD

    Brincadeira cara...rs.
    Irei começar as aulas amanhã, fui lá na semana passada para assistir a prática de banda e foi muito interessante, curti pra caramba.
    O professor de guitarra é o Fabio Leão e ele conhece e manja do estilo e do instrumento. A forma de ensino deles é cronologia, ele pega o Blues Jazz do principio e vai avançando no tempo até chegar nos dias atuais. O curso completo tem a duração de dois anos.

    Sem contar que passamos a conhecer mais pessoas quer curtem e tocam o estilo. o/

    elchapa
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    clebergf
    hahah adoraria ouvir man, mas no trampo nao tem som haha

    em casa juro que ouço


    Po cara vamos ser parça lá entao, pq eu to querendo me matricular. Blues e jazz é o que há

    e cara eu fiquei decepcionado com escolas tipo IG&T e cia. Cara, na IG&T não tem UMA alma que é especializado em blues e jazz cara

    clebergf
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    elchapa
    Sem treta... o/

    Excelente então, liga lá e pede para assistir uma prática de banda, todo sábado as 11:00 tem a aula, ai vc já conhece a galera, vê a estrutura da escola, bate um papo com o Fábio e já era....

    Tem o Michel Leme, q é especializado e muito bem especializado em Jazz, mas as aulas deles tem que ser naquele esquema vip.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a <<<Áudio>>> Blue Bossa - Treino impro <<<Áudio>>>