Blues lento- Improviso com a lespa

    Autor Mensagem
    Filippo14
    Veterano
    # out/12 · Editado por: Filippo14


    Bom gente, vou começar a gravar por volta de um improviso por semana e para começar resolvi brincar em um blues. Do jeito que ficou eu deixei, tentei dar a minha cara, algumas frases boas, outras nem tanto, bom esta aí. Críticas são mais que bem vindas. Usei minha Les Paul junto com o eband da boss. espero que gostem.

    Abraço

    http://soundcloud.com/filippo-fortunato/blues-lento




    VERSÃO 2
    http://soundcloud.com/filippo-fortunato/blues-vers-o-2

    elciosouza
    Veterano
    # out/12
    · votar


    bicho, fica chateado não??? mas cê precisa ouvir mais blues...tá bem fora do que o blues é de fato. pelo seu timbre e tipo de palhetada te recomendaria estudar Gary Moore.

    elchapa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, não é que ta ruim ou errado

    Mas os licks que vc ta usando nao sao muito de blues nao. Tem que estudar uns licks mais bluezy, e ver mais a estrutura do blues, pr saber o que fazer exatamente.

    Seu estilo daria muito bem num bom classic rock, mas tem que estudar um pouco o que o blues pede, pra saber como improvisa e o que usar na hr certa.

    O blues parece simples, 3 notas, mas elas se dispoem numa maneira que vc tem que fazeer algumas coisas especificas para casar com a batida

    Gary Moore acho que eh a pegada perfeita pra vc no momento man!!

    E bora por a mao na massa que vc tem futuro!!

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    elchapa
    É, eu reparei nisso, tinha que ir para uma festa hoje e tive que gravar apressado, fiquei afim de tocar um blues, mas como faz tempo que eu só toco fusion e pá, o máximo que saiu foi isso ahahah, não to em um clima vintage, mas queria começar com algo antigo. Gary Moore não dá!!!!! O cara é muito fera para eu ter uma vibe que nem a dele hahahaha, mas se eu mantiver essa vibe eu irei voltar as origens e gravar um blues decente. Valeu pelos comentários.

    Abraço

    elchapa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14
    cara, tem um topico aqui que fala de blues, fala dos carss feras

    começa com caras com licks mais simples, como bb king e vai subindo, buddy guy, gary moore, eric clapton e stevie ray vaugha,

    a ideia eh ver o que o blues pede. a base do blues chama o solo, da uma olhadnha e ouve bem que vc consegue vai ver vai ficar dahora vc tem uma boa tecnica, so precisa ser direcionado

    eh nois velinhooo

    Crossqb
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    cara, antes de ir pra festa não rola gravar blues, ainda mais lento.....tem que ser aquele dia que vc ta tristão, absurdamente pra baixo...quando vc brigou com seu cachorro, quebrou seu copo preferido, essas coisas manja HUAIhAIUhiuHAiuAhIUA. Brincadeiras a parte, mas faltou um feeling ae. Mas segue a dica dos caras ae que eles manjam da arte. Tbm não sou muito bluesero não!! Mas a ideia de gravar um improviso por semana é legal!! Tenta gravar outro com a mesma base depois de fazer oq os caras falaram ae....vc vai ver que vai ficar outra coisa!

    Abraço cara!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Filippo14
    · votar


    Crossqb
    É exatamente, fiz cagada ahahahah.fecho, em uma semana eu arranjo uma treta , termino com a namorada e pá e aí meu blues ta feito.

    Abraço


    elchapa
    Conheço todos eles ahahha, o foda é que eu me empolgo, 4 min de um solo lentão não dá, acabo me inspirando e saio correndo no braço da gutiarra. Hoje eu gravo uma segunda versão desse solo e coloco nesse mesmo tópico.

    Abração


    COLOQUEI A SEGUNDA VERSÃO LÁ EM CIMA!!!!!!!!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    O cara posta o som do jeito dele e já aprecem mil dicas pra como ele deve se uniformizar. E depois reclamam que não aparece nada de novo e da mesmice.

    elciosouza
    Veterano
    # nov/12
    · votar




    dá uma ouvida...blues lento não tem que ter solo lento. é tudo uma questão de conhecer os temas que são comunmente tocados no blues e aplicá-los da sua maneira...com o seu tempero. descasca num momento, toque poucas notas em outro. pense na múscia como juiz de desfile de escola de samba....TEM QUE TER EVOLUÇÃO, e também tem que fazer o solo ter sentido. tente sentir o que cada nota te transmite, que sentimentos te trazem...tipo, pra mim as quintas são nervosas, as terças menores são tristes e assim por diante. boa sorte aew!!!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ninguém mais quer dar uma ajuda não?

    Abraço

    chimbinhagovan
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Filippo14
    Cara pra tocar blues tem que começa simples e quando tu for criando intimidade com o estilo tu manda os lances mais virtuosos com Joe Bona Bonamassa,saca "Blues deluxe" dele vê como ele desse as pentatônicas em padrões bem rápidos, porem quem escuta sente que é blues.Mas não que dizer que se você so tocar duas notas não vai sair legal (saca bb king ele toca uma nota, ai para,ai toca mais duas, ai para e assim vai indo e o cara é o rei do blues)Blues tem mais haver com Um cara que foi abandona pela garota e pensa que nunca vai achar uma igual (como se fala no filme "crossroads") e pra finalizar vou te indicar um cara ,que é um dos mais importante e ninguém indicou...robert jonhson (dica: sweet home chicago)
    espero der contribuído ai!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    chimbinhagovan
    Sim, concordo em partes. A primeira versão ficou mais rock n' roll mas muitas frases eram meio blues. o timbre realmente estava mais forte, mas não acredito que eu tenha saído tanto assim do tema. Creio que eu poderia ter seguido mais a risca o estilo. Outro lance é que eu não acho que o blues tenha que ser tão triste. "Minha mãe morreu, meu pai me largou....". Acho que ficar preso a uma temática e definir um estilo inteiro nela também cansa. Se formos pensar desse jeito, depois do SRV(que já mudou a temática bastante), Clapton, B.B.King, Robert Johnson e Gary Moore, o que mais temos para explorar nesse estilo?

    Realmente o solo poderia ter saído mais na ideia do blues, menos rápido e da ndo mais espaço ao silencio, mas também ficar preso a estéticas assim acaba afunilando muito as variáveis que podem ser usadas em solo.

    Abraço a todos

    Leomju
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Leomju
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    O cara posta o som do jeito dele e já aprecem mil dicas pra como ele deve se uniformizar. E depois reclamam que não aparece nada de novo e da mesmice.
    Concordo que precisamos de originalidade, mas foi o próprio cara que disse que queria tocar Blues...
    Então, o som que ele fez, pode ser bem tocado, pode ser expontâneo, pode ser original e tudo...
    Mas não é Blues!

    É isso que a galera disse!

    Filippo14
    Suas frases realmente não são características de Blues, então te recomendo a decidir seu estilo, não precisa ser necessariamente Blues né?
    Mas se tiver que ser, realmente vai ter que buscar alguma característica do estilo!

    Tenho medo de que um dia o Blues genuíno morra...

    Gosto muito de novidades, mas deixemos o Blues quietinho como está!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues lento- Improviso com a lespa