Unha para palhetar (Vantagens e Desvantagens técnicas)

    Autor Mensagem
    maxalves77
    Veterano
    # out/12


    Eu uso a lixa de unha para deixar as unha em formato triangular (como dos violonistas flamencos) e esse formato também faz com que a unha funcione como palheta (mesmo formato triangular da palheta).
    Deixo claro que eu não estou usando fingerstyle na guitarra.
    Uso palhetadas alternadas, sweep etc com a unha.
    Apoio meu dedão no dedo indicador e a unha do indicador se transforma em palheta.


    Tive resultados mais rápidos assim já que a unha é parte do corpo, além do que uso as unhas curtas o que pra solar mais rápido é bom já que não ficam excessos da palheta, mas somente a ponta da unha (como se fosse a pontinha da palheta).
    Toda a técnica de palheta (palhetada alternada, sweep, etc...) eu estudo normalmente com a unha.

    O timbre da unha é mais aveludado que da palheta. Isso eu acho que combina comigo também.

    Como desvantagem vejo a espessura da unha. Para maior variedade de dinâmicas acho melhor palhetas mais grossas. Com palhetas também se pode variar a espessura da palheta em cada caso, mas com a unha não.

    Eis a dúvida. Vocês visualizam algum problema limitador nessa abordagem de usar unha como palheta?

    Algo por exemplo que só poderia ser feito com a palheta ou algum problema grave?

    renatoff
    Veterano
    # out/12
    · votar


    tenta fazer tapping...

    Voltzinho
    Veterano
    # out/12
    · votar


    renatoff

    e se palheta durante o tapping? nao vejo problemas quanto a isso

    Felippe Rosa
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Acho que isso é de cada um, Jeff Beck sempre toca assim, dificil ver ele usar palhetas, e ele faz muita coisa....
    Abçs

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # out/12
    · votar


    maxalves77
    Você consegue usar harmônicos artificiais?

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    maxalves77
    Não vejo grandes problemas, cada um com a sua técnica, o que for mais natural.

    O único ponto negativo que consigo pensar diz respeito a manutenção dessa sua "palheta unha". Quando usamos uma palheta convencional, assim que ela começa a gastar, criar pequenas entradas, etc... jogamos fora e pegamos uma novinha. Não acredito que consigas fazer isso com a unha, a não ser que uses as unhas postiças. E se acontecer de quebrar a unha logo antes de um show? É como ter uma única palheta, frágil, e que fica crescendo, quebrando...

    maxalves77
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sim, essa questão de quebrar é uma desvantagem. Para minimiza-la uso produtos para a unha ficar mais resistente. Em último caso ainda é possível usar a unha do dedo médio (que não é a mesma coisa mais já salvaria um pouco e seria somente em último caso).

    De toda forma quando a unha quebra ela não quebra por inteiro desde a raiz, a não ser que seja um impacto tremendo (o que nunca aconteceu comigo).

    Vocês acham que o formato da unha que é mais curvo que o da palheta, que é retinha, ajuda na execução de técnicas como sweep picking?

    ALF is back
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Depende da pegada tbm cara...se vc toca estilo zakk wylde, imagina que no primeiro bend vc ranca a unha fora =p

    Denis Guitar
    Veterano
    # out/12
    · votar


    maxalves77
    "Vocês acham que o formato da unha que é mais curvo que o da palheta, que é retinha, ajuda na execução de técnicas como sweep picking?"

    Depende do ângulo que você usa pra executar o sweep. Eu constumo usar a palheta parelela as cordas, dessa forma tenho bastante ataque pois tenho um único ponto de contato com a corda. Isso força a sincronia entre a palhetada e a mão esquerda fazendo o som sair limpo e definido.

    carlcarl
    Veterano
    # out/12
    · votar


    maxalves77
    eu não toco com palheta e não sinto falta dela nem limitações na minha maneira de tocar.
    abç
    Carl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Unha para palhetar (Vantagens e Desvantagens técnicas)