Galera preciso de opnições sobre estes meus tracks

    Autor Mensagem
    MtPrimo
    Veterano
    # out/12


    Fala galera td bem?

    Então, primeiramente eu to estudando blues há uns dois meses, preciso de opniões sobre estes três "solos" (se é que podem ser intitulados assim)

    http://soundcloud.com/mtprimo/sad-blues-solo

    http://soundcloud.com/mtprimo/entediados-blues

    http://soundcloud.com/mtprimo/reggae-blues-solo

    Preciso de opniões sinceras, preciso muito melhorar minha técnica, sei que estão fora do tom(ainda preciso cosneguri identificar o tom), sei que está mal gravado, pode me crucificar, preciso de críticas, se possivel de cada track individualmente.

    Agradeço desde já a todos os comentários, pois irão ajudar muito em meu desenvolvimento.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    MtPrimo
    Bom, primeiramente, está uma chiadeira, tente arrumar isso.

    Cara, não adianta "fazer solos" se você não sabe nem o básico. Inicialmente, estude campo harmônico, pentatonica, penta blues. Os solos nem blues estão parecendo, aprenda alguns solos do BB King, Clapton, SRV ou pelo menos ouça muito e veja muito eles tocando, tente na guitarra entender quais licks deles são usados no meio comum, ou seja, que não são deles, e sim, do blues. Esses licks são a base para seus solos, você tem que juntá-los com o seu jeito de tocar, modifica-los e criar a sua identidade blueseira. Estude vários tipos de blues, como o estilo do próprio Clapton, que é mais limpo e mais correto teoricamente e o blues do SRV, BB KIng, que é mais sujo, "errado".

    Muitas pessoas falam que o blues é simples e de certa forma ele o é. Ele é bem básico, e mudou pouco nos últimos 40 anos, mas algo que poucas pessoas conseguem e é o que realmente importa em um estilo como esse é a ALMA. Toque o que você define como sendo teu, sua personalidade, deixe sua mente e coração influenciarem os dedos, é o que eu já li aqui no fórum:
    "Música é de dentro para fora e não de fora para dentro".

    Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aí, abraço.

    MtPrimo
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Amigo agradeço suas dicas, usei três ou quatro licks e por mais que eu escute BB King, Clapton ,SRV, Albert King eu não sou eles. Não chego nem perto de Charley Patton!

    Denovo, agradeço suas dicas, mas estou estudando pentatonica e pentablues e sua crítica certamente não me ajudou em nada, apesar de me dizer quase que explicitamente "não, você não é nenhum deles". O que preciso mudar?

    agradeço desde já

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    MtPrimo
    Cara, o lance é você saber o que você ta fazendo. Se você não consegue ver que tom que está, como você vai improvisar em cima? Não funciona isso. Cada penta está dentro de um campo harmônico maior(ou menor natural, é a mesma coisa), você tem que saber que uma penta de Am7 pode ser usada em 3 tons, tratando ela como eólio, dórico ou frígio, sendo os dois primeiros MODOS usados mais constantemente. As críticas são úteis sim, saiba onde você pisa, não é colocar qualquer nota que funciona. A questão do chiado é importante siim, uma boa gravação é essencial para que curtam o seu som, mal dava para ouvir o playback.

    Felizmente, você não é um deles, pois senão você seria uma mera copia. Um grande problema são os "tocadores". Eles tocam bem para cacete, imitam divinamente, mas na hora de um improviso eles não sabem nada. É isso que eu quero dizer, você tem que saber o que vai lhe ajudar, saber que licks vão ser úteis para o seu som, você tem que criar licks, riffs, músicas e etc. Contudo, em um estilo vasto como o blues, mas que a base é a mesma e um grande leque de licks se repetem constantemente, sem ter alguém conhecido que os tenha criado, mas que ao mesmo tempo fazem uma diferença imensa, não adianta fugir deles, saiba o que vai te ajudar. Pegue solos desses caras e veja os licks que vão te ajudar, principalmente, entenda o que ele pensou em determinado momento, veja que nota que ele repousou, se ele usou algum arpejo e se usou foi em cima de que acorde. Essas coisas fazem diferença para o teu som.

    Desculpa parecer rude, mas é preciso entender principalmente onde você está pisando e que artifícios existem para incrementar seu som.

    Abraço

    MtPrimo
    Veterano
    # out/12 · Editado por: MtPrimo
    · votar


    Agradeço as críticas, Filippo14, foi isso que pedi.

    Desculpe pelo chiado pois não recebo dinheiro, não trabalho(sou menor) e mal pude comprar minha guitarra e o amplificador sem grandes quatro anos guardando dinheiro da merenda para isso. Não tenho renda suficiente para realizar uma gravação de boa qualidade, apesar de tentar o melhor que posso.

    Enfim,vejo que aprendi errado. Usei licks que supostamente eram pra Am e para mim em alguns momentos pareciam estar no tom correto. Estudei emcima de algum conteudo aqui na internet, escuto música a todo o momento e ainda assim não consigo identificar o som que os músicos reproduzem. Identifico bastante BB King, só não me peça para repetí-lo, e acho que isso me incomoda bastante, o fato de eu não identificar o que o músico toca, apesar de ser bem simples e não precisar necessariamente de um pedal para soar semelhante.

    Pesquisarei mais sobre esses modos eólio, dórico ( que já tenho um pouco de conhecimento) e frígio, procurarei qual me agrada mais e procurarei adicionar estes sons novos. Novamente digo, estou aprendfendo há dois meses, sendo que este é meu primeiro instrumento! E não tenho pressa, tenho 13 hroas livres para estudo.

    Estou aberto a mais críticas. Agradeço desde já!

    Fuketero
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Concordo com o Filippo, se ele te elogiasse talvez vc ficaria animado e estudasse mais, mas estaria sendo enganado, eu prefiro a auto-critica, vc não fica magoado com ninguém, e o seu parâmetro pra julgar se esta bom ou não é o seu ídolo, ou algum som que vc julga foda, ou seja, vc estará focado no que vc julga melhor e não precisará se expor, pois vc mesmo irá se julgar.

    Abraço

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    MtPrimo
    Cara, já que você tem bastante tempo para estudar, vou te dar umas dicas.
    Para mim não adianta começar por pentas. Esqueça o estilo, esqueça tudo, trate de estudar MÚSICA. Comece com campo harmônico, entenda como ele funciona, intervalos, quais os acordes que são formados no campo, preste atenção no relativor menor, no dominante e no primeiro grau do campo, são os mais importantes. Contudo é obrigatório estudar bem todos, muito bem, com menos ênfase para o frígio pois sua nota característica é ruim (2b).

    Após isso, entenda a origem da penta, as notas que a formam, como aplicá-la e o que é a blue note.

    Aqui no fórum tem bastante coisa, peça ajuda para os outros, reviva tópicos, procure na net, se puder guardar uma grana tenha um professor, se você conhecer alguém mais entendido que você encha o saco dele, mas tire suas dúvidas, pergunta para o pessoal aqui que eles ajudam, mas estude, muitos caras não estudam, não se interessam por como a música funciona, a teria por trás e no final se tornam meros tocadores sem identidade e que não conseguem brincar em uma penta decentemente.

    Espero ter ajudado mais ahhaha, abração boa sorte, qualquer coisa estamos aí.

    PS: Quanto a gravação, tenta isolar o som, compre um microfone melhor, ou ligue a guitarra direto no pc. É caro, eu sei, mas já é dificil o pessoal ouvir improvisos, solos e afins com uma gravação boa (como é meu caso, gravo a guitarra através do eband que liga-se direto a guitarra nele e assim sofre interferências ínfimas) se você gravar mal, o pessoal ouve 10 segs, enche o saco e já fecha.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Galera preciso de opnições sobre estes meus tracks