Autor |
Mensagem |
Kachimbo Veterano |
# out/12
Em solos sem base, como por exemplo no solo da walk do pantera, pode-se usar quais escalas quiser, sem se preocupar com mais nada? Pergunto isso porque (talvez esteja errado) em uma música se faz o solo (se escolhe suas escalas) de acordo com a base.. Então como é que é isso?? Já li alguns tópicos sobre campo harmônico e escalas mas to "boiando" bastante ainda.Quem souber me dá uma força aí =D! Valeu!
|
Roger Pagge Veterano |
# out/12
· votar
Kachimbo O baixo não conta como base ?
|
kiki Moderador |
# out/12
· votar
Kachimbo não conheço a musica de cor, mas pelo que ouvi a musica do pantera tem base sim, de baixo, como apontou nosso amigo acima. aprenda a ouvir o baixo antes de tudo.
caso fosse um trecho em que tivesse solo só de guitarra e talvez bateria, sem base harmonica nenhuma, voce pode fazer o que quiser sim, o que nao quer dizer que voce pode simplesmente ignorar harmonia e escalas.
|
Filippo14 Veterano |
# out/12
· votar
Kachimbo Se tiver o baixo vc vai atras dele, senão vc faz o que voce quiser, segue a ESCALA que voce quiser, ao inves de fazer tudo cromatico, isso para manter uma ideia central e não ficar feio, podendo modular ou o solo ser atonal
|
Kachimbo Veterano |
# out/12
· votar
Ok, obrigado aos que responderam..
.Disse sem base porque na hora do solo o baixista só repete as 4 notas que são feitas pela guitarra praticamente a música toda, então conclui que seria complicado solar por cima de uma base de 4 notas (ou não?!) Não sei se estou falando uma besteira, enfim..
|
Filippo14 Veterano |
# out/12
· votar
Kachimbo mais ou menos hehe, você tem que ver as notas que ele ta tocando, por exemplo A-B-C#-E
Imagina que ele faz essas 4 notas. Tente descobrir que tom que essas 4 notas aparecem juntas. Poderia ser o tom de E maior ou até mesmo de A maior, então você pode criar um solo em uma dessas duas tonalidades, podendo criar partes em um dos tons e outras partes no outro tom. O que você pode fazer em um caso desses é ver se essas notas se encaixam em algo mais exótico, como uma menor harmônica, melódica, alterada, escalas com uma sonoridade diferente e usa-las também, o teu solo terá ideias diferentes assim.
Um grande exemplo de solos assim foi um concurso que o De Ros fez. Ele simplesmente fez uma base com batera e baixo, como o baixo tocando apenas a nota E. Já parou para pensar em quantas escalas e afins se pode usar em um caso desse? Quase que se torna irrelevante a base, pois a gama de opções que você tem é muito grande, ela restringe apenas um pouco e dá a temática por trás do solo.
Abraço
|
Kachimbo Veterano |
# out/12
· votar
Filippo14
Pô cara, valeu pela explicação! Mas como eu acho o tom que essa 4 notas aparecem juntas (acho que deve ter essa explicação no tópico sobre campo harmônico mas como não diz exatamente isso não achei)? E na construção de uma música é mais comum se fazer a base da guitarra e baixo e somente depois o solo ou não é possível fazer o contrário?
|
Filippo14 Veterano |
# out/12
· votar
Kachimbo É possível fazer o contrário sim, pegar um solo e criar uma base por trás dele. Contudo, pense na dificuldade que seria, você teria que pensar em uma harmonia que encaixasse totalmente com o solo e que desse a intenção do mesmo. Se eu colocar uma base em G com um ritmo de balada e um de heavy metal, seu solo não soaria nem parecido, as ideias seriam outras, até a velocidade seria alterada, portanto é muito mais fácil criar uma harmonia e solar em cima, entrar no clima da mesma.
Vale lembrar também que o problema também seria gravar os demais instrumentos em cima do solo, só para determinar um tempo já seria difícil.
Fiquei curioso agora, quais as notas que o baixista toca?
|
Kachimbo Veterano |
# out/12 · Editado por: Kachimbo
· votar
Filippo14
Na verdade não são quatro notas não, eu olhei a tab errado, olhei em alguma parte fora do solo (nem eu sei o que eu fiz na verdade eaueh).
0 - 1 - 2 -3- 5- 7-8 essas são as digitações que o baixo faz, só muda a corda em alguns momentos
E eu não sei nada de teoria mesmo, achava que dava no mesmo fazer o solo antes,obrigado pelo esclarecimento =P
|
Filippo14 Veterano |
# out/12
· votar
Kachimbo HAHAHAH ai fode, tinha que ver as notas mesmo, sem saber a corda fica difícil
|
kiki Moderador |
# out/12
· votar
Kachimbo Disse sem base porque na hora do solo o baixista só repete as 4 notas que são feitas pela guitarra praticamente a música toda, então conclui que seria complicado solar por cima de uma base de 4 notas (ou não?!) Não sei se estou falando uma besteira, enfim.. sim, está falando uma besteira bem grande.
o baixo poderia estar tocando uma nota só que ainda teria base, e em cima dela voce deveria encaixar seu solo.
se o baixo toca as mesmas notas que a guitarra, então está fazendo a mesma base que a guitarra estava fazendo antes.
estude mais teoria e vai entender.
|
Kachimbo Veterano |
# out/12
· votar
Filippo14
Não consegui postar a tab no ctrl c ctrl v direto aqui, fica tudo errado.. Dá pra vc olhar por aqui http://www.cifraclub.com.br/pantera/walk/tabs-baixo/ onde diz guitar solo.
kiki
Pois é, eu não sei muita coisa sobre teoria, vou procurar estudar mais.Valeu pelo post..
|