stevebecker Veterano |
# out/12 · Editado por: stevebecker
Vou aqui compartilhar com vocês mais um de meus estudos, dessa vez sobre rearmonização. Como o próprio nome diz, esse método consiste em substituir acordes por outros que possuem a mesma função. Isso faz com que a harmonia se torne mais interessante e abre novas possibilidades melódicas. Na analise dos graus I, V e VI, vou dividir entre acordes que mesmo com novas estruturas intervalares, continuam pertencendo ao mesmo campo harmônico e aqueles que alterados que passam a não pertencer ao campo harmônico, mas possuem boa sonoridade.
Possibilidades de substituição no grau I( exemplo no c. harmônico de C)
C : C9, C9add, C7M, C7M/9, C6, C6/9, C/E, C/G, C5. Alterados: C5+, C7M/5+.
Possibilidades grau V
G: G7, G7/4, G7/9, G7/13, G7/4/9=F/G( acordes enarmônicos), G/F Alterados: G7/b9, G7/9+, G7/5+=E7/b13, G7/b5/9
Possibilidades grau VI
Am: Am7, Am9, Am7/9, Am/C, Am/E, Am7/G Alterados: Am7M, Am7M/9, Am5+, Am5+/7M, Am6, Am6/7M
Vou mostrar agora as possibilidades harmônicas para os graus II e IV do campo harmônico.
Grau II Dm: Dm7M, Dm7, Dm6, D7/13, D7/b13, D7, D#º
Grau IV F: Fm, F#º, F#m7/b5, G/F, G7, E7
Num próximo tópico vou falar sobre as possibilidades melódicas em relação a essas substituições.
Vamos entrar em mais uma parte desse assunto, agora em relação ao acorde mixolídio.
Veja esta progressão no tom de C maior: C7 G7 C7. Simples não? Vamos tornar essa progressão mais atraente. Em primeiro lugar pode adicionar uma passagem com uma cadência II-V ao final da progressão. Ficaria assim: C7 G7 C7 Dm7 G7 C7. Agora vem uma técnica de rearmonização muito utilizada no blues e no jazz, que consiste em substituir o acorde V7 por um situado um Trítono(dominante substituto) pelo fato de ambos compartilharem os mesmo trítono. Ficaria assim: C7 G7 C7 Dm7 Db7 C7. Isso abre a possibilidade de uma linha cromática no baixo ( Dm7 Db7 C7).
Podemos ir além e substituir praticamente todos os dominantes. Veja esse exemplo em G: G7 E7 Am7 D7 G7 E7 Am7 D7. Ficaria assim: G7 Bb7 Am7 Ab7 G7 Bb7 Am7 Ab7. Uma ideia melódica interessante nessa situação é criar frases sobre a cadência rearmonizada e tocá-las sobre harmonia original, criando efeitos outsides bem interessantes.
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