Autor |
Mensagem |
krixzy Veterano |
# set/12
Andei procurando muito por isso e como não encontrei, descobri na prática e venho compartilhar com vocês.
Comprei uma guitarra com Floyd Rose com cordas 0.09 para afinação padrão "E" e como eu gosto de tocar em C quebrei a cabeça pra saber qual calibre de corda ficaria com uma tensão semelhante a cordas 0.09 em "E", para não foçar muito nem o braço nem a ponte, e cheguei a conclusão depois de gastar dinheiro com 3 jogos de corda e testa-los:
Cordas 0.09 >>>> (E e Drop D) Cordas 0.10 >>>> (D e Drop C) Cordas 0.11 >>>> (C e Drop B) Cordas 0.12 >>>> (B e Drop A)
Como fiz pra medir a tensão? Simples, para quem não conhece ponte flutuante, ela inclina pra traz e pra frente dependendo da tensão, e como minha ponte tava regulada pra cordas 0.09 com afinação em "E", fazendo como na tabela a ponte se manteve equilibrada com uma variação em cerca de 1 a 2 mm, como eu disse a tensão é semelhante, e não exata, apesar da diferença que acho insignificante.
Para os que colocam 0.12 e afina em "C" não vejo problema com tanto que a guitarra esteja regulada para a tensão maior, mas acho que não compensa já que 0.12 em "C" por exemplo, vai ficar bem mais apertada que uma 0.11, consequentemente deixando o som mais agudo, então acho que 0.11 para afinar em "C" as cordas vão soar melhor, mas isso é questão de gosto.
Obs: Cordas usadas foram D'addario.
|
AlefxD Veterano |
# set/12
· votar
consequentemente deixando o som mais agudo
se ta com 012 em C vai ficar mais grave nao? kk 011 que seria mais agudo, eu uso 010 hibrida em drop C, mais ja usei 013 em B e uma regula no tensor e a guitarra continuo macia, como se tivesse uma 10 em E
|
krixzy Veterano |
# set/12
· votar
AlefxD
se ta com 012 em C vai ficar mais grave nao? kk 011 que seria mais agudo[b][/b]
quanto mais apertada a corda fica mais agudo o som fica, foi isso que eu quis dizer, eu não disse que 0.12 ficava mais agudo que 0.11
uso 0.11 em C pq axo que as cordas soam melhor q 0.12 em C alem de ficar mais macio pra dar alavancadas, e é como eu disse, isso é questão de gosto
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar
krixzy
Essa sua tabela pode dar uma "sensação" de tensão mais ou menos equivalente, mas de forma alguma serve de comparativo entre calibre x tensão.
Isso porque ao tensionar o encordoamento ele aplica uma tensão X no cavalete e as molas oferecem uma resistência Y à esta força. A tendência das molas é trazer o bloco para trás, quanto maior a força aplicada no sentido contrário, maior a "contra força das molas"
Tanto as cordas como as molas não oferecem uma força de tracionamento fixa. As cordas são "elásticas" e molas são molas, ou seja, foram projetadas para oferecer tração variável.
A única forma de você saber a força de tração e contabilizarr um comparativo entre bitolas diferentes, seria tirando as molas e colocando um medidor de tensão mecânica no lugar, anotar as forças e estabelecer um fator de parâmetro.
|
krixzy Veterano |
# set/12
· votar
Lelo Mig
a tabela que postei não foi pra dizer qual tensão cada calibre tem, e sim pra mostrar qual calibre em qual afinação vai exercer uma força semelhante de ambos os lados em relação a cordas 0.09 em afinação "E"
assim como na sua explicação, se a força das cordas X esta em equilíbrio com a resistência Y das molas da Floyd Rose, e trocando a força X por uma foça Z, e a diferença no equilíbrio ser = 1mm, não podemos dizer que X é um valor muito próximo de Z?
|
Calime Veterano |
# set/12
· votar
Outra coisa que conta em relação a isso é o tamanho da escala. Uma Les Paul tem uma escala mais curta que uma strato, dessa forma uma 010 fica legal na strato, e na LP fica bem mais macia.
|
krixzy Veterano |
# set/12
· votar
Calime
bem lembrado, o teste foi feito numa jackson, escala 25.5
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Para dar uma relativa "ideia" de força semelhante...ok. Mas é um equilíbrio bem relativo... (veja bem, não estou criticando seu post ou ideia, só "alertando" para que alguém não confunda com medidas matemáticas e físicas corretas)
" trocando a força X por uma foça Z, e a diferença no equilíbrio ser = 1mm, não podemos dizer que X é um valor muito próximo de Z?"
Matematicamente não... Ao trocar a força X pela força Z, a "contra força" das molas será alterada também, para mais ou para menos. A posição medida em mm não tem nada a ver com a força aplicada.
Exemplo, você coloca dois automóveis iguais amarrados com 2 mts de corda e marca o meio da corda como ponto zero e liga os dois para moverem-se em sentido contrário.
Depois você troca os 2 automóveis por 2 tratores iguais e os liga para deslocar-se em sentido contrário. A força de tensão sobre a corda será muito maior, mas o Ponto zero da corda estará no mesmo lugar.
É isso que ocorre quando você coloca cordas de calibre maior em relação a menores.
|