Dúvida sobre campo harmônico

    Autor Mensagem
    LGMartinelli
    Veterano
    # set/12


    A estrutura do campo harmônico varia do tipo de escala?
    Por exemplo:
    O campo harmônico, de Dó, por exemplo, da escala maior natural é:
    C - Dm - Em - F - G - Am - Bm5-;
    Queria saber se essa estrutura é usada em outros tipos de escala, como a pentatônica, mas especificamente. Se não, como é? Agradeço desde já pela resposta.

    -----------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.


    Por favor, leia as regras do fórum antes de participar:
    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    LGMartinelli
    Todas os campos harmonicos MAIORES (como esse que voce apresentou) vão seguir essa linha de acordes, tons diferentes, mas o primeiro Maior com 7M segundo menor com 7 e por ai vai. A penta é uma escala baseada nessa, na qual eles pegam apenas cinco notas dessa escala, dai o nome de pentatonica. Olhando do ponto de vista da nota C desse caso (Tonica do tom maior), as notas que entrariam na penta menor seriam a T-II-III-V-VI, no caso seriam as notas C-D-E-G-A. Elas formariam a escala pentatonica de Am. Contudo existem muitas pentatonicas baseadas em diversas escalas. Essa que eu falei sairia do Am7, o eolio dos modos gregos, existe pentas de todos os modos gregos, sendo o frigio de certa forma é uma exceção pois a nota caracteristica dele é muito ruim. Falando de outras escalas como a menor harmonica por exemplo, é necessario pegar o campo harmonico dela, como se faz em qualquer outra escala e montar as tétrades. Os acordes por ser uma escala diferentes, mudaram, e mudaram bastante na verdade, como mudando na melodica e afins. Para se descobrir os acordes que fazem parte de determinado tom ou campo harmonico de outra escala, basta montar as tétrades de todos os acordes. Espero ter ajudado, por favor da próxima vez tente usar a busca, garanto que existem milhares de tópicos como esse, muitos mesmo com pessoas melhores que eu para responder essa pergunta e que poderiam ter sanado-a de uma forma mais simples e didática, bom qualquer coisa estamos aí, abração.

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Bom dia!!!

    LGMartinelli
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/294523/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre campo harmônico