Como deixar os trastes redondinhos?

    Autor Mensagem
    slash_web
    Veterano
    # set/12


    minha guitarra esta com os trastes quadrados, a curvatura está boa , mas os trastes estao quadrados. Ja tentei usar a lixa para arredonda-los, mas mesmo passando fita na escala , a lixa acabando rasgando a fita e riscando a escala.

    Tem alguma ferramenta especifica para isso ? Ja tentei com a lima , mas acaba por riscar a escala tb..

    obrigado,

    brunolegionario
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Trocando-os por novos, acho que não tem jeito de arredondar nao viu.

    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    entao , sao novos...eu mesmo estou trocando fazendo o serviço.

    Famoso DIY

    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    entao , sao novos...eu mesmo estou trocando fazendo o serviço.

    Famoso DIY

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    slash_web

    Voce tem que pegar uma madeira de uns 25 cm, de preferência quadrada, grossa (tipo um caibro de 8 x 5) absolutamente aparelhada e lisa.

    Grampear a lixa bem esticada na madeira e ir trocando as lixas....200/300/400/500/600

    Obs: Não grampeie na parte da lixa que vai ficar para baixo e lixar, e sim nas laterais.

    Passe no sentido das cordas [corpo<<<>>>>headstock, não passe assim ^ nem V....(não pega na escala, já cansei de lixar trastes assim e garanto), por ultimo, aí sim, proteja as casas com fita e de o ultimo polimento com bombril.

    Passe um pano úmido para tirar o pó (quase sêco) e depois de um trato com óleo de peroba.

    Faça com prudência, devagar, observando para não ferrar e abaixar os trastes.

    Tem de tirar o braço para fazer isso e deixa-lo apoiado nivelado.

    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    mas e o acabamento arredontado nos trastes???

    obrigado por enquanto , abraço

    brunolegionario
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig


    nu que trabalheira ahhahaha

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    slash_web

    Desculpe, a descrição que dei é para lixar/polir os trastes todos por igual ao decorrer da escala, quanto a "arredonda-los" não sei não.

    Coloque sua pergunta no tópico "Perguntas para os Luthiers Seigi e Bertola"

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12 · Editado por: AndreMagoo
    · votar


    Tem uma lima própria pra isso:

    http://3.bp.blogspot.com/_NtIcWFrZXrE/TGPqpbLYlCI/AAAAAAAAAGs/-sdZ8dPH DX4/s1600/lima+de+trastes.jpg

    Eu faço com lixas dá uma olhada nesse vídeo:



    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AndreMagoo
    Nossa cara , ai sim!... entao , eu tentei fazer como no video.. mas meus trastes estao baixos demais para dar certo, enfim , nao consegui com a lixa.

    Tentei entrar neste site da lima , mas nao consegui , voce sabe se essa lima tem um nome em especifico ?

    abraçoo!

    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tipo essa?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-433076882-lima-agulha-ourives-c abo-emborrachado-6-pecas-profissional-_JM

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12 · Editado por: AndreMagoo
    · votar


    Eu consigo fazer com lixas. Dá muito trabalho mas fica legal.

    Tá ai o link pra lima:

    http://luthierexpress.blogspot.com.br/p/ferramentas-para-fretwork.html

    Edit: No site tem um catalogo pra baixar, nele tem um telefone de contato.

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Tem como fazer isso com uma lima triangular comum também. Proteja a escala e use a lima para desbastar a lateral dos trastes.

    O "problema" desses métodos alternativos é que você depois vai ter bastante trabalho no polimento. A lima diamantada dá uma acabamento bem melhor o que facilita e muito o polimento dos trastes.

    AndreMagoo
    Veterano
    # set/12 · Editado por: AndreMagoo
    · votar


    Ops! Post duplicado!

    slash_web
    Veterano
    # set/12
    · votar


    AAAAAAAAAAAA , quebeleza velho! já fecho minha duvida , muito bom!

    Obrigado mesmo! Eu acho que fiz merda ... pois deixei os trastes mto baixos entende ? eu fui lixando , até que ficaram baixos demais sendo jumbo. Eu vi no video e nos tutoriais, deve-se apenas nivelar , e nao desgastar tanto ahaha

    obrigado velho!!!!

    Vzart
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Com um pouco de atraso, aí vai uma ajuda, ou ao menos o compartilhamento da experiência pra quem quiser arriscar:

    Eu fiz o arredondamento dos trastes dessa forma, e achei bem melhor e mais rápido do que apenas com lixas:

    Vais precisar de 2 limas pequenas (de 100 mm está bom), uma bastarda e outra murça (eu prefiro usar lima chata, pois é mais fácil a visualização do ângulo de ataque, mas a triangular também é adequada), e uma caneta permanente ou qualquer outra que consiga fazer um traço consistente ao longo do comprimento de cada traste.

    - É essencial preparar as limas para o trabalho. Os cantos são afiados, portanto é importante arredondar levemente essas bordas pra que no processo a lima não rasque a fita protetora e arranhe a escala. Eu preparei as minhas eu preparei usando uma pedra de afiar. E use limas de qualidade, não economize.
    - Então, proteja a escala com fita. Podes usar protetores de metal ou plástico específicos também.
    - Faça uma linha no topo dos trastes com a caneta permanente.
    - Use a lima bastarda e lime sem fazer força, alterando o ângulo da lima para moldar o perfil redondo do traste, até que o traço da caneta fique bem fiino, bem no meio do traste. Não faça força, deixe que a lima faça a maior parte do trabalho. Por isso a lima tem que ser boa. E cuide para, ao limar, acompanhar a curvatura da escala para que o desgaste seja uniforme. Muito cuidado pra não limar o topo do traste.
    - Posteriormente use a lima murça para afinar um pouco a superficie do traste bastante arranhada pela lima bastarda e assim reduzir o trabalho para o polimento. Se quiser podes dispensar a lima bastarda desde o início, mas o uso dela pode ser muito útil principalmente se for necessário remover bastante material do traste. Podes usar também uma lima diamantada de grão fino, mas se a lima murça for realmente boa, já será suficiente.
    - Após o trabalho, proceda com a suavização das extremidades dos trastes, lixamento e polimento.

    É bom usar uma lente durante o trabalho para visualizar melhor o resultado e verificar o resultado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como deixar os trastes redondinhos?