Como conservar cases e afins?

    Autor Mensagem
    Jerrão
    Veterano
    # set/12


    Galera, começarei meu tópico com um chavão sempre usado aqui no fórum, mas vai lá...
    Já procurei na busca e não achei nada a respeito... Gostaria de saber como fazer a conservação de cases pois li aqui no fórum que é bom deixá-lo aberto no sol para não criar umidade e tal e gostaria de saber se isso é verdade e por qto tempo devo deixá-lo (1 hora, meia hora, etc) e se faço todo dia ou por um período de tempo ( 1 vez por mês, 1 vez por semana, etc) e como fazer isso morando em apartamento e no 4º andar. Um abraço a todos que puderem ajudar!!!!!

    gucrispim
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cara, desencana e usa o case.
    Se tomar chuva ou molhar, deixe no sol. Caso contrário, está ótimo.
    Tem guita que fica fechado aí por mais de 50 anos em um case esquecido e sai de dentro uma melhor guitarra do que quando entrou.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Jerrão

    Tenho um Turtle Case térmico. Ele é grande e pesado, mas muito bem construído, garante impacto de queda de até 5 metros.

    Pode parecer exagero, mas não me pareceu quando o comprei. Afinal eu tinha tido um violão Ovation destruído no porta malas do carro, após uma colisão.

    Fiquei sem tocar mais de 12 anos. Sem abri-lo. Abri a poucos dias, a galera do FCC sabe a estória, comentei num tópico.
    Minha guitarra estava lá dentro.. brilhando, intacta e afinada.

    Resumindo... em condições normais, apenas pano úmido por fora e as vezes aspirar algum pó dentro. Se pegar chuva ou algo assim, aí deixa secar ao sol em local arejado, mas não "esturricando" sob sol forte e direto.

    O Meu é parecido com este: (só que este é para Rickenbacker Bass), mas não são mais fabricados:

    null

    null

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Jerrão: li aqui no fórum que é bom deixá-lo aberto no sol para não criar umidade e tal e gostaria de saber se isso é verdade e por qto tempo devo deixá-lo (1 hora, meia hora, etc) e se faço todo dia ou por um período de tempo ( 1 vez por mês, 1 vez por semana, etc) e como fazer isso morando em apartamento e no 4º andar.

    Cara, se o case tá bem fechado, o que tá dentro está protegido. O mesmo vale pros bags/capas. É simples assim. Óbvio que, como tudo, é bom as vezes dar uma arejada e tal pois fungos adoram um lugar fechado e úmido para se proliferarem. Deixar sob o sol forte, nem pensar pois pode até empenar o case!

    Eu guardo meus instrumentos em bags e cases, dentro de um armário. Quase todo mês tiro cada um deles pra dar uma tocadinha e tal. Acho que isso já basta pra "tirar o mofo".

    Enfim, não vejo motivo pra se preocupar com cases ou bags.

    gucrispim
    Veterano
    # set/12
    · votar


    MauricioBahia
    Enfim, não vejo motivo pra se preocupar com cases ou bags.
    É justamente o contrário. É ter case para não se preocupar.

    Mensonstratosx
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Minha guitarra estava lá dentro.. brilhando, intacta e afinada.

    D:

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/12
    · votar


    gucrispim: É justamente o contrário. É ter case para não se preocupar.

    Exatamente!

    :)

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Tem alguns cases que vem com higrômetro. Se a preocupação é tanta assim, compre um dispositivo desse para medir a umidade e temperatura.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437614603-termo-higrmetro-termm etro-interno-e-externo-digital-nf-_JM

    No mais, basta passar um paninho seco pra tirar a poeira, como vc faz em qualquer móvel, eletrônico, mobílias em geral, etc.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    renatocaster

    Esta do case com higrômetro eu não conhecia, mas esta minha experiência de 12 anos da guitarra fechada num case dentro de um sotão, sair intacta, me são suficientes para dizer que eles são dispensáveis.

    A não ser que o cara more num "pinico" igual Joinville....

    Me desculpem os moradores de Joinville, a cidade é ótima, mas que é o pinico do mundo, vcs têm que aceitar...eita lugarzinho prá chover e ser abafado!!

    renatocaster
    Moderador
    # set/12 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Lelo Mig

    Esta do case com higrômetro eu não conhecia

    No ML eu só achei esse de violino, mas tem de guitarra também.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436431530-case-violino-com-higr metro-estojo-capa-bag-gota-dinhos-_JM

    A Phil tinha um modelo de guitarra signature do Wander Taffo que tbm já vinha com esse case com higrômetro.

    Eu também acho meio exagerado o cara se preocupar com a conservação do case, a não ser que o cara more num lugar extremamente úmido ou com variações extremas de temperatura. Sei lá, o case está ali pra proteger o instrumento, aguentar o tranco, variações de temperatura, porrada, etc. Ele tá ali é mais pra se fuder mesmo e proteger a guitarra, hehehehe.

    Jerrão
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Valeu galera pelos comentários para tirarem minhas dúvidas!!!!!! Mas não era tanta preocupação assim, era só dúvida mesmo já que deixo minha 1ª guitarra "esquecida" dentro do case (tadinha)... :) :) :) :)

    renatocaster
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Jerrão

    Mas não era tanta preocupação assim, era só dúvida mesmo já que deixo minha 1ª guitarra "esquecida" dentro do case (tadinha)...

    Se está esquecida dentro do case, tá tranquilo. Tadinha dela se estivesse esquecida fora do case, aí sim, hehehehe :)

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como conservar cases e afins?